Texto literário infantil : produção de sentido a partir do olhar, do brincar e do ler
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/187935 |
Resumo: | O trabalho discute a interação com o texto literário infantil cuja produção gráfica-editorial privilegia e instiga o olhar, o brincar e o ler. Baseado em estudos sobre leitura visual e em pesquisas que tiveram como objeto o livro-brinquedo (EVALTE, 2014) e o livro de imagem (NUNES, 2013), aborda a construção de sentido a partir da interação com esses objetos, explorando suas possibilidades lúdicas e visuais. Analisa um livro-brinquedo e um livro de imagem evidenciando como um olhar sensível e uma vivência lúdica podem ocorrer associados à leitura. |
id |
UFRGS-2_ec521fd7fd6065a202a2dfb1b709333a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/187935 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Nunes, Marília ForgeariniEvalte, Tatiana TelchPillar, Analice Dutra2019-01-19T02:33:41Z20182357-9854http://hdl.handle.net/10183/187935001082704O trabalho discute a interação com o texto literário infantil cuja produção gráfica-editorial privilegia e instiga o olhar, o brincar e o ler. Baseado em estudos sobre leitura visual e em pesquisas que tiveram como objeto o livro-brinquedo (EVALTE, 2014) e o livro de imagem (NUNES, 2013), aborda a construção de sentido a partir da interação com esses objetos, explorando suas possibilidades lúdicas e visuais. Analisa um livro-brinquedo e um livro de imagem evidenciando como um olhar sensível e uma vivência lúdica podem ocorrer associados à leitura.This study discusses the interaction with children’s literary text, which editorial and graphic production gives privilege and makes possible the actions of reading, playing and looking. We discuss based on researches (NUNES, 2013; EVALTE, 2014) that have as their objects two kinds of editorial and graphic production, the toy book and the wordless book, that investigate the meaning production from the interaction with these objects, exploring their playful and visual possibilities. We present two analyzes, of a toy book and of a wordless book in order to make visible how a more sensible look and the playful experience can take place related to reading.application/pdfporGEARTE : revista do Grupo de Pesquisa em Educação e Arte do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS. Vol. 5, n. 1 (jan/abr. 2018), p. 59-75Literatura infantilTextoImagemMeaning productionImage readingToy bookWordless bookTexto literário infantil : produção de sentido a partir do olhar, do brincar e do lerChildren’s literary text: production of meaning based on looking, playing and readinginfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001082704.pdf.txt001082704.pdf.txtExtracted Texttext/plain47199http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187935/2/001082704.pdf.txt30895f409be26e30cbea771d08471824MD52ORIGINAL001082704.pdfTexto completoapplication/pdf567408http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187935/1/001082704.pdfb7c47e8150d618fd8aa799443b5bd5ddMD5110183/1879352021-10-04 04:23:09.121361oai:www.lume.ufrgs.br:10183/187935Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-10-04T07:23:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Texto literário infantil : produção de sentido a partir do olhar, do brincar e do ler |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Children’s literary text: production of meaning based on looking, playing and reading |
title |
Texto literário infantil : produção de sentido a partir do olhar, do brincar e do ler |
spellingShingle |
Texto literário infantil : produção de sentido a partir do olhar, do brincar e do ler Nunes, Marília Forgearini Literatura infantil Texto Imagem Meaning production Image reading Toy book Wordless book |
title_short |
Texto literário infantil : produção de sentido a partir do olhar, do brincar e do ler |
title_full |
Texto literário infantil : produção de sentido a partir do olhar, do brincar e do ler |
title_fullStr |
Texto literário infantil : produção de sentido a partir do olhar, do brincar e do ler |
title_full_unstemmed |
Texto literário infantil : produção de sentido a partir do olhar, do brincar e do ler |
title_sort |
Texto literário infantil : produção de sentido a partir do olhar, do brincar e do ler |
author |
Nunes, Marília Forgearini |
author_facet |
Nunes, Marília Forgearini Evalte, Tatiana Telch Pillar, Analice Dutra |
author_role |
author |
author2 |
Evalte, Tatiana Telch Pillar, Analice Dutra |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Marília Forgearini Evalte, Tatiana Telch Pillar, Analice Dutra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura infantil Texto Imagem |
topic |
Literatura infantil Texto Imagem Meaning production Image reading Toy book Wordless book |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Meaning production Image reading Toy book Wordless book |
description |
O trabalho discute a interação com o texto literário infantil cuja produção gráfica-editorial privilegia e instiga o olhar, o brincar e o ler. Baseado em estudos sobre leitura visual e em pesquisas que tiveram como objeto o livro-brinquedo (EVALTE, 2014) e o livro de imagem (NUNES, 2013), aborda a construção de sentido a partir da interação com esses objetos, explorando suas possibilidades lúdicas e visuais. Analisa um livro-brinquedo e um livro de imagem evidenciando como um olhar sensível e uma vivência lúdica podem ocorrer associados à leitura. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-01-19T02:33:41Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/187935 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2357-9854 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001082704 |
identifier_str_mv |
2357-9854 001082704 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/187935 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
GEARTE : revista do Grupo de Pesquisa em Educação e Arte do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS. Vol. 5, n. 1 (jan/abr. 2018), p. 59-75 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187935/2/001082704.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187935/1/001082704.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
30895f409be26e30cbea771d08471824 b7c47e8150d618fd8aa799443b5bd5dd |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224960729939968 |