O uso de livro-imagem e a produção textual: uma experiência com alunos de 5º ano em uma escola no campo.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7238 |
Resumo: | Este artigo analisa o trabalho com o livro-imagem “Lá vem o homem do saco”, de autoria de Regina Rennó, realizado com crianças de um 5º ano de uma escola no campo do município de Canguçu, no Estado do Rio Grande do Sul. Os dados aqui problematizados foram coletados em uma pesquisa mais ampla sobre práticas de leitura literária e permitem questionar e refletir sobre os possíveis efeitos das atividades com esse tipo de livro em sala de aula. Os resultados indicam que essas práticas proporcionam variadas leituras a partir de uma mesma obra literária, quando esta não é conduzida por textos e é constituída apenas por imagens.Além disso, a narrativa do livro mobilizou nos alunos seus conhecimentos sociais, culturais e familiares no ato de interpretação da história, refletindo, assim, na produção de seus textos. O estudo indica, ainda, a importância da imagem na formação das crianças e a necessidade de estimular o contato com livros-imagem na escola, proporcionando, assim, novas e diferenciadas experiências estéticas. |
id |
UFPL_cd27797f7e3dc988dacf08552b15fd7b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/7238 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
2021-03-09T15:46:54Z2021-03-09T15:46:54Z2017RAMIL, C. A.; SOARES, L. G. ; PERES, E. T. . O uso de livro-imagem e a produção textual: uma experiência com alunos de 5º em uma escola no campo. Revista @mbienteeducação, v. 10, p. 197-216, 2017. Disponível em: http://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/53. Acesso em: 8 de março de 2021.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7238Este artigo analisa o trabalho com o livro-imagem “Lá vem o homem do saco”, de autoria de Regina Rennó, realizado com crianças de um 5º ano de uma escola no campo do município de Canguçu, no Estado do Rio Grande do Sul. Os dados aqui problematizados foram coletados em uma pesquisa mais ampla sobre práticas de leitura literária e permitem questionar e refletir sobre os possíveis efeitos das atividades com esse tipo de livro em sala de aula. Os resultados indicam que essas práticas proporcionam variadas leituras a partir de uma mesma obra literária, quando esta não é conduzida por textos e é constituída apenas por imagens.Além disso, a narrativa do livro mobilizou nos alunos seus conhecimentos sociais, culturais e familiares no ato de interpretação da história, refletindo, assim, na produção de seus textos. O estudo indica, ainda, a importância da imagem na formação das crianças e a necessidade de estimular o contato com livros-imagem na escola, proporcionando, assim, novas e diferenciadas experiências estéticas.porUNICIDLivro-imagemPrática de leitura literáriaProdução textualLeitura de imagemImage-bookPractice of literary readingText productionImage readingO uso de livro-imagem e a produção textual: uma experiência com alunos de 5º ano em uma escola no campo.The use of image-book and text production: an experience with 5th grade students from a rural school.El uso de “libro-imagen” y la producción textual: una experiencia con alumnos del 5º año en una escuela rural.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRamil, Chris de AzevedoSoares, Lucas GonçalvesPeres, Eliane Teresinhainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTO_uso_de_livro_imagem_e_a_produca_ textual.pdf.txtO_uso_de_livro_imagem_e_a_produca_ textual.pdf.txtExtracted texttext/plain47555http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7238/6/O_uso_de_livro_imagem_e_a_produca_%20textual.pdf.txt3323ba8792cf649f4b8d2f9428c610c2MD56open accessTHUMBNAILO_uso_de_livro_imagem_e_a_produca_ textual.pdf.jpgO_uso_de_livro_imagem_e_a_produca_ textual.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1599http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7238/7/O_uso_de_livro_imagem_e_a_produca_%20textual.pdf.jpg53e8816be691662f5b6ae4adb256889cMD57open accessORIGINALO_uso_de_livro_imagem_e_a_produca_ textual.pdfO_uso_de_livro_imagem_e_a_produca_ textual.pdfapplication/pdf1385699http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7238/1/O_uso_de_livro_imagem_e_a_produca_%20textual.pdfeaac4d1581f67a725b86ac79c84a7846MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7238/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7238/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7238/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7238/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/72382023-07-13 07:14:26.729open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/7238VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T10:14:26Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O uso de livro-imagem e a produção textual: uma experiência com alunos de 5º ano em uma escola no campo. |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
The use of image-book and text production: an experience with 5th grade students from a rural school. El uso de “libro-imagen” y la producción textual: una experiencia con alumnos del 5º año en una escuela rural. |
title |
O uso de livro-imagem e a produção textual: uma experiência com alunos de 5º ano em uma escola no campo. |
spellingShingle |
O uso de livro-imagem e a produção textual: uma experiência com alunos de 5º ano em uma escola no campo. Ramil, Chris de Azevedo Livro-imagem Prática de leitura literária Produção textual Leitura de imagem Image-book Practice of literary reading Text production Image reading |
title_short |
O uso de livro-imagem e a produção textual: uma experiência com alunos de 5º ano em uma escola no campo. |
title_full |
O uso de livro-imagem e a produção textual: uma experiência com alunos de 5º ano em uma escola no campo. |
title_fullStr |
O uso de livro-imagem e a produção textual: uma experiência com alunos de 5º ano em uma escola no campo. |
title_full_unstemmed |
O uso de livro-imagem e a produção textual: uma experiência com alunos de 5º ano em uma escola no campo. |
title_sort |
O uso de livro-imagem e a produção textual: uma experiência com alunos de 5º ano em uma escola no campo. |
author |
Ramil, Chris de Azevedo |
author_facet |
Ramil, Chris de Azevedo Soares, Lucas Gonçalves Peres, Eliane Teresinha |
author_role |
author |
author2 |
Soares, Lucas Gonçalves Peres, Eliane Teresinha |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramil, Chris de Azevedo Soares, Lucas Gonçalves Peres, Eliane Teresinha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livro-imagem Prática de leitura literária Produção textual Leitura de imagem Image-book Practice of literary reading Text production Image reading |
topic |
Livro-imagem Prática de leitura literária Produção textual Leitura de imagem Image-book Practice of literary reading Text production Image reading |
description |
Este artigo analisa o trabalho com o livro-imagem “Lá vem o homem do saco”, de autoria de Regina Rennó, realizado com crianças de um 5º ano de uma escola no campo do município de Canguçu, no Estado do Rio Grande do Sul. Os dados aqui problematizados foram coletados em uma pesquisa mais ampla sobre práticas de leitura literária e permitem questionar e refletir sobre os possíveis efeitos das atividades com esse tipo de livro em sala de aula. Os resultados indicam que essas práticas proporcionam variadas leituras a partir de uma mesma obra literária, quando esta não é conduzida por textos e é constituída apenas por imagens.Além disso, a narrativa do livro mobilizou nos alunos seus conhecimentos sociais, culturais e familiares no ato de interpretação da história, refletindo, assim, na produção de seus textos. O estudo indica, ainda, a importância da imagem na formação das crianças e a necessidade de estimular o contato com livros-imagem na escola, proporcionando, assim, novas e diferenciadas experiências estéticas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-03-09T15:46:54Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-03-09T15:46:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
RAMIL, C. A.; SOARES, L. G. ; PERES, E. T. . O uso de livro-imagem e a produção textual: uma experiência com alunos de 5º em uma escola no campo. Revista @mbienteeducação, v. 10, p. 197-216, 2017. Disponível em: http://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/53. Acesso em: 8 de março de 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7238 |
identifier_str_mv |
RAMIL, C. A.; SOARES, L. G. ; PERES, E. T. . O uso de livro-imagem e a produção textual: uma experiência com alunos de 5º em uma escola no campo. Revista @mbienteeducação, v. 10, p. 197-216, 2017. Disponível em: http://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/53. Acesso em: 8 de março de 2021. |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7238 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNICID |
publisher.none.fl_str_mv |
UNICID |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7238/6/O_uso_de_livro_imagem_e_a_produca_%20textual.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7238/7/O_uso_de_livro_imagem_e_a_produca_%20textual.pdf.jpg http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7238/1/O_uso_de_livro_imagem_e_a_produca_%20textual.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7238/2/license_url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7238/3/license_text http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7238/4/license_rdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7238/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3323ba8792cf649f4b8d2f9428c610c2 53e8816be691662f5b6ae4adb256889c eaac4d1581f67a725b86ac79c84a7846 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e fbd6c74465857056e3ca572d7586661b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1813710183460765696 |