O uso de livro-imagem e a produção textual: uma experiência com alunos de 5º ano em uma escola no campo.

Bibliographic Details
Main Author: Ramil, Chris de Azevedo
Publication Date: 2017
Other Authors: Soares, Lucas Gonçalves, Peres, Eliane Teresinha
Format: Article
Language: por
Source: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Download full: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7238
Summary: Este artigo analisa o trabalho com o livro-imagem “Lá vem o homem do saco”, de autoria de Regina Rennó, realizado com crianças de um 5º ano de uma escola no campo do município de Canguçu, no Estado do Rio Grande do Sul. Os dados aqui problematizados foram coletados em uma pesquisa mais ampla sobre práticas de leitura literária e permitem questionar e refletir sobre os possíveis efeitos das atividades com esse tipo de livro em sala de aula. Os resultados indicam que essas práticas proporcionam variadas leituras a partir de uma mesma obra literária, quando esta não é conduzida por textos e é constituída apenas por imagens.Além disso, a narrativa do livro mobilizou nos alunos seus conhecimentos sociais, culturais e familiares no ato de interpretação da história, refletindo, assim, na produção de seus textos. O estudo indica, ainda, a importância da imagem na formação das crianças e a necessidade de estimular o contato com livros-imagem na escola, proporcionando, assim, novas e diferenciadas experiências estéticas.
id UFPL_cd27797f7e3dc988dacf08552b15fd7b
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/7238
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2021-03-09T15:46:54Z2021-03-09T15:46:54Z2017RAMIL, C. A.; SOARES, L. G. ; PERES, E. T. . O uso de livro-imagem e a produção textual: uma experiência com alunos de 5º em uma escola no campo. Revista @mbienteeducação, v. 10, p. 197-216, 2017. Disponível em: http://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/53. Acesso em: 8 de março de 2021.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7238Este artigo analisa o trabalho com o livro-imagem “Lá vem o homem do saco”, de autoria de Regina Rennó, realizado com crianças de um 5º ano de uma escola no campo do município de Canguçu, no Estado do Rio Grande do Sul. Os dados aqui problematizados foram coletados em uma pesquisa mais ampla sobre práticas de leitura literária e permitem questionar e refletir sobre os possíveis efeitos das atividades com esse tipo de livro em sala de aula. Os resultados indicam que essas práticas proporcionam variadas leituras a partir de uma mesma obra literária, quando esta não é conduzida por textos e é constituída apenas por imagens.Além disso, a narrativa do livro mobilizou nos alunos seus conhecimentos sociais, culturais e familiares no ato de interpretação da história, refletindo, assim, na produção de seus textos. O estudo indica, ainda, a importância da imagem na formação das crianças e a necessidade de estimular o contato com livros-imagem na escola, proporcionando, assim, novas e diferenciadas experiências estéticas.porUNICIDLivro-imagemPrática de leitura literáriaProdução textualLeitura de imagemImage-bookPractice of literary readingText productionImage readingO uso de livro-imagem e a produção textual: uma experiência com alunos de 5º ano em uma escola no campo.The use of image-book and text production: an experience with 5th grade students from a rural school.El uso de “libro-imagen” y la producción textual: una experiencia con alumnos del 5º año en una escuela rural.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRamil, Chris de AzevedoSoares, Lucas GonçalvesPeres, Eliane Teresinhainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTO_uso_de_livro_imagem_e_a_produca_ textual.pdf.txtO_uso_de_livro_imagem_e_a_produca_ textual.pdf.txtExtracted texttext/plain47555http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7238/6/O_uso_de_livro_imagem_e_a_produca_%20textual.pdf.txt3323ba8792cf649f4b8d2f9428c610c2MD56open accessTHUMBNAILO_uso_de_livro_imagem_e_a_produca_ textual.pdf.jpgO_uso_de_livro_imagem_e_a_produca_ textual.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1599http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7238/7/O_uso_de_livro_imagem_e_a_produca_%20textual.pdf.jpg53e8816be691662f5b6ae4adb256889cMD57open accessORIGINALO_uso_de_livro_imagem_e_a_produca_ textual.pdfO_uso_de_livro_imagem_e_a_produca_ textual.pdfapplication/pdf1385699http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7238/1/O_uso_de_livro_imagem_e_a_produca_%20textual.pdfeaac4d1581f67a725b86ac79c84a7846MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7238/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7238/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7238/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7238/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/72382023-07-13 07:14:26.729open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/7238VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T10:14:26Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso de livro-imagem e a produção textual: uma experiência com alunos de 5º ano em uma escola no campo.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The use of image-book and text production: an experience with 5th grade students from a rural school.
El uso de “libro-imagen” y la producción textual: una experiencia con alumnos del 5º año en una escuela rural.
title O uso de livro-imagem e a produção textual: uma experiência com alunos de 5º ano em uma escola no campo.
spellingShingle O uso de livro-imagem e a produção textual: uma experiência com alunos de 5º ano em uma escola no campo.
Ramil, Chris de Azevedo
Livro-imagem
Prática de leitura literária
Produção textual
Leitura de imagem
Image-book
Practice of literary reading
Text production
Image reading
title_short O uso de livro-imagem e a produção textual: uma experiência com alunos de 5º ano em uma escola no campo.
title_full O uso de livro-imagem e a produção textual: uma experiência com alunos de 5º ano em uma escola no campo.
title_fullStr O uso de livro-imagem e a produção textual: uma experiência com alunos de 5º ano em uma escola no campo.
title_full_unstemmed O uso de livro-imagem e a produção textual: uma experiência com alunos de 5º ano em uma escola no campo.
title_sort O uso de livro-imagem e a produção textual: uma experiência com alunos de 5º ano em uma escola no campo.
author Ramil, Chris de Azevedo
author_facet Ramil, Chris de Azevedo
Soares, Lucas Gonçalves
Peres, Eliane Teresinha
author_role author
author2 Soares, Lucas Gonçalves
Peres, Eliane Teresinha
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramil, Chris de Azevedo
Soares, Lucas Gonçalves
Peres, Eliane Teresinha
dc.subject.por.fl_str_mv Livro-imagem
Prática de leitura literária
Produção textual
Leitura de imagem
Image-book
Practice of literary reading
Text production
Image reading
topic Livro-imagem
Prática de leitura literária
Produção textual
Leitura de imagem
Image-book
Practice of literary reading
Text production
Image reading
description Este artigo analisa o trabalho com o livro-imagem “Lá vem o homem do saco”, de autoria de Regina Rennó, realizado com crianças de um 5º ano de uma escola no campo do município de Canguçu, no Estado do Rio Grande do Sul. Os dados aqui problematizados foram coletados em uma pesquisa mais ampla sobre práticas de leitura literária e permitem questionar e refletir sobre os possíveis efeitos das atividades com esse tipo de livro em sala de aula. Os resultados indicam que essas práticas proporcionam variadas leituras a partir de uma mesma obra literária, quando esta não é conduzida por textos e é constituída apenas por imagens.Além disso, a narrativa do livro mobilizou nos alunos seus conhecimentos sociais, culturais e familiares no ato de interpretação da história, refletindo, assim, na produção de seus textos. O estudo indica, ainda, a importância da imagem na formação das crianças e a necessidade de estimular o contato com livros-imagem na escola, proporcionando, assim, novas e diferenciadas experiências estéticas.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-09T15:46:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-03-09T15:46:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RAMIL, C. A.; SOARES, L. G. ; PERES, E. T. . O uso de livro-imagem e a produção textual: uma experiência com alunos de 5º em uma escola no campo. Revista @mbienteeducação, v. 10, p. 197-216, 2017. Disponível em: http://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/53. Acesso em: 8 de março de 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7238
identifier_str_mv RAMIL, C. A.; SOARES, L. G. ; PERES, E. T. . O uso de livro-imagem e a produção textual: uma experiência com alunos de 5º em uma escola no campo. Revista @mbienteeducação, v. 10, p. 197-216, 2017. Disponível em: http://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/53. Acesso em: 8 de março de 2021.
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7238
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv UNICID
publisher.none.fl_str_mv UNICID
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7238/6/O_uso_de_livro_imagem_e_a_produca_%20textual.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7238/7/O_uso_de_livro_imagem_e_a_produca_%20textual.pdf.jpg
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7238/1/O_uso_de_livro_imagem_e_a_produca_%20textual.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7238/2/license_url
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7238/3/license_text
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7238/4/license_rdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7238/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 3323ba8792cf649f4b8d2f9428c610c2
53e8816be691662f5b6ae4adb256889c
eaac4d1581f67a725b86ac79c84a7846
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
fbd6c74465857056e3ca572d7586661b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1797767547723972608