A insustentabilidade da proposta indutivista de "descobrir a lei a partir de resultados experimentais"
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Data de Publicação: | 2002 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/85028 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é apresentar argumentos que ilustrem a insustentabilidade da lógica indutiva como método de produção de conhecimento, a partir de um exemplo de prática de laboratório usualmente realizada nas aulas de Física – a "descoberta da Lei do Pêndulo Simples". Apesar do empirismo-indutivismo constituirse atualmente em uma teoria do conhecimento ultrapassada entre os epistemólogos, filósofos e historiadores da ciência, ela ainda sobrevive no ensino da Física. Pode-se constatar o predomínio dessa visão através, por exemplo, de pesquisas sobre concepções de professores, de análises de livros didáticos de Ciências e/ou de Física, de manuais de laboratório e de documentos oficiais. |
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Silveira, Fernando Lang daOstermann, Fernanda2013-12-21T01:51:06Z20021677-2334http://hdl.handle.net/10183/85028000336298O objetivo deste trabalho é apresentar argumentos que ilustrem a insustentabilidade da lógica indutiva como método de produção de conhecimento, a partir de um exemplo de prática de laboratório usualmente realizada nas aulas de Física – a "descoberta da Lei do Pêndulo Simples". Apesar do empirismo-indutivismo constituirse atualmente em uma teoria do conhecimento ultrapassada entre os epistemólogos, filósofos e historiadores da ciência, ela ainda sobrevive no ensino da Física. Pode-se constatar o predomínio dessa visão através, por exemplo, de pesquisas sobre concepções de professores, de análises de livros didáticos de Ciências e/ou de Física, de manuais de laboratório e de documentos oficiais.The aim of this piece of work is to present arguments that illustrate the unsustainability of inductive logic as a method for the production of knowledge, through an example of laboratory practice commonly used in Physics classes – the “discovery of the simple pendulum law”. Despite empiricism-inductivism being currently regarded amongst epistemologists, philosophers and historians of science as an outdated theory of knowledge, it continues to survive in Physics teaching. One can demonstrate predominance of this view through, for example, studies on teachers’conceptions, analyses of Science and/or Physics textbooks, and of laboratory manuals and official documents.application/pdfporCaderno brasileiro de ensino de física. Florianópolis. Vol. 19, nesp. (jun. 2002), p. 7-27Ensino de físicaFilosofia da ciênciaIndutivismoA insustentabilidade da proposta indutivista de "descobrir a lei a partir de resultados experimentais"The insustainability of the inductivist proposal of "discovering the law from experimental results" info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000336298.pdf000336298.pdfTexto completoapplication/pdf264823http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85028/1/000336298.pdfc9965f500df58834786b877643af8d7dMD51TEXT000336298.pdf.txt000336298.pdf.txtExtracted Texttext/plain45363http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85028/2/000336298.pdf.txt24527528725c1d7233011b30032250e1MD52THUMBNAIL000336298.pdf.jpg000336298.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1246http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85028/3/000336298.pdf.jpg1b9ee7a87e60e64b2b661b976b01a3d9MD5310183/850282023-09-14 03:25:33.702751oai:www.lume.ufrgs.br:10183/85028Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-14T06:25:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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