Reorientação estratégica da empresa Suprisul Ltda : aplicação do Business Model Canvas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/195029 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo reorientar estrategicamente uma empresa do comércio varejista de suprimentos para escritórios, a partir da metodologia Business Model Canvas. A empresa atua no mercado desde 1995 e nunca desenvolveu algum tipo de planejamento estratégico, passando, atualmente, por dificuldades de crescimento. Utilizou-se, como procedimento metodológico, uma entrevista com roteiro semiestruturado com o sócio fundador da empresa para a construção do Quadro Canvas, e posteriormente, aplicou-se um questionário com questões, abertas, fechadas, e do tipo Likert aos clientes da empresa de modo a analisar suas percepções sobre o modelo. Os resultados demonstraram, entre algumas necessidades de melhorias, as poucas promoções, a qualidade dos produtos, a composição das entregas e a grande dependência de fornecedores, e como principais pontos fortes o atendimento e a confiança. Propuseram-se, como resultado, estratégias para cada uma das nove dimensões do Canvas, como por exemplo, o investimento em iniciativas para estimular o aumento de vendas com a criação de alguns tipos de promoções, construção de estoque para redução de erros de composição de entregas, e a busca de novos fornecedores para a redução de dependência e melhoria de qualidade dos produtos. |
id |
UFRGS-2_eccda1396adce2015958e6b8bd8a885d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/195029 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Carvalho, Mariana Fernandes deReichert, Fernanda Maciel2019-06-04T02:36:55Z2018http://hdl.handle.net/10183/195029001094076O presente trabalho tem como objetivo reorientar estrategicamente uma empresa do comércio varejista de suprimentos para escritórios, a partir da metodologia Business Model Canvas. A empresa atua no mercado desde 1995 e nunca desenvolveu algum tipo de planejamento estratégico, passando, atualmente, por dificuldades de crescimento. Utilizou-se, como procedimento metodológico, uma entrevista com roteiro semiestruturado com o sócio fundador da empresa para a construção do Quadro Canvas, e posteriormente, aplicou-se um questionário com questões, abertas, fechadas, e do tipo Likert aos clientes da empresa de modo a analisar suas percepções sobre o modelo. Os resultados demonstraram, entre algumas necessidades de melhorias, as poucas promoções, a qualidade dos produtos, a composição das entregas e a grande dependência de fornecedores, e como principais pontos fortes o atendimento e a confiança. Propuseram-se, como resultado, estratégias para cada uma das nove dimensões do Canvas, como por exemplo, o investimento em iniciativas para estimular o aumento de vendas com a criação de alguns tipos de promoções, construção de estoque para redução de erros de composição de entregas, e a busca de novos fornecedores para a redução de dependência e melhoria de qualidade dos produtos.El presente trabajo tiene como objetivo reorientar estratégicamente una empresa del comercio al por menor de suministros para oficinas, a partir de la metodología Business Model Canvas. La empresa actúa en el mercado desde 1995 y nunca ha desarrollado algún tipo de planificación estratégica, pasando, actualmente, por dificultades de crecimiento. Se utilizó, como procedimiento metodológico, una entrevista con guión semiestructurado con el socio fundador de la empresa para la construcción del Cuadro Canvas, y posteriormente, se aplicó un cuestionario con cuestiones abiertas, cerradas, y del tipo Likert a los clientes de la empresa con el objetivo de analizar sus percepciones sobre el modelo. Los resultados demostraron, entre algunas necesidades de mejoras, las pocas promociones, la calidad de los productos, la composición de las entregas y la gran dependencia de proveedores, y como principales puntos fuertes la atención y la confianza. Se propusieron, como resultado, estrategias para cada una de las nueve dimensiones del Canvas, como por ejemplo, la inversión en iniciativas para estimular el aumento de ventas con la creación de algunos tipos de promociones, construcción de inventario para reducción de errores de composición de entregas, y la búsqueda de nuevos proveedores para la reducción de dependencia y mejora de calidad de los productos.application/pdfporPlanejamento estratégicoModelo de negócioMateriales de oficinaPlanificación estratégicaEstrategiaBusiness Model CanvasReorientação estratégica da empresa Suprisul Ltda : aplicação do Business Model Canvasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2018/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001094076.pdf.txt001094076.pdf.txtExtracted Texttext/plain164093http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195029/2/001094076.pdf.txtb8a0725cc77d2a7fa84b3e95e7181ef3MD52ORIGINAL001094076.pdfTexto completoapplication/pdf1545659http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195029/1/001094076.pdf1ea05c433eac5564c9b03c8a412bd59dMD5110183/1950292019-06-05 02:33:31.547397oai:www.lume.ufrgs.br:10183/195029Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-06-05T05:33:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Reorientação estratégica da empresa Suprisul Ltda : aplicação do Business Model Canvas |
title |
Reorientação estratégica da empresa Suprisul Ltda : aplicação do Business Model Canvas |
spellingShingle |
Reorientação estratégica da empresa Suprisul Ltda : aplicação do Business Model Canvas Carvalho, Mariana Fernandes de Planejamento estratégico Modelo de negócio Materiales de oficina Planificación estratégica Estrategia Business Model Canvas |
title_short |
Reorientação estratégica da empresa Suprisul Ltda : aplicação do Business Model Canvas |
title_full |
Reorientação estratégica da empresa Suprisul Ltda : aplicação do Business Model Canvas |
title_fullStr |
Reorientação estratégica da empresa Suprisul Ltda : aplicação do Business Model Canvas |
title_full_unstemmed |
Reorientação estratégica da empresa Suprisul Ltda : aplicação do Business Model Canvas |
title_sort |
Reorientação estratégica da empresa Suprisul Ltda : aplicação do Business Model Canvas |
author |
Carvalho, Mariana Fernandes de |
author_facet |
Carvalho, Mariana Fernandes de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Mariana Fernandes de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Reichert, Fernanda Maciel |
contributor_str_mv |
Reichert, Fernanda Maciel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Planejamento estratégico Modelo de negócio |
topic |
Planejamento estratégico Modelo de negócio Materiales de oficina Planificación estratégica Estrategia Business Model Canvas |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Materiales de oficina Planificación estratégica Estrategia Business Model Canvas |
description |
O presente trabalho tem como objetivo reorientar estrategicamente uma empresa do comércio varejista de suprimentos para escritórios, a partir da metodologia Business Model Canvas. A empresa atua no mercado desde 1995 e nunca desenvolveu algum tipo de planejamento estratégico, passando, atualmente, por dificuldades de crescimento. Utilizou-se, como procedimento metodológico, uma entrevista com roteiro semiestruturado com o sócio fundador da empresa para a construção do Quadro Canvas, e posteriormente, aplicou-se um questionário com questões, abertas, fechadas, e do tipo Likert aos clientes da empresa de modo a analisar suas percepções sobre o modelo. Os resultados demonstraram, entre algumas necessidades de melhorias, as poucas promoções, a qualidade dos produtos, a composição das entregas e a grande dependência de fornecedores, e como principais pontos fortes o atendimento e a confiança. Propuseram-se, como resultado, estratégias para cada uma das nove dimensões do Canvas, como por exemplo, o investimento em iniciativas para estimular o aumento de vendas com a criação de alguns tipos de promoções, construção de estoque para redução de erros de composição de entregas, e a busca de novos fornecedores para a redução de dependência e melhoria de qualidade dos produtos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-06-04T02:36:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/195029 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001094076 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/195029 |
identifier_str_mv |
001094076 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195029/2/001094076.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195029/1/001094076.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b8a0725cc77d2a7fa84b3e95e7181ef3 1ea05c433eac5564c9b03c8a412bd59d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447242896572416 |