Reorientação estratégica da empresa Suprisul Ltda : aplicação do Business Model Canvas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Mariana Fernandes de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/195029
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo reorientar estrategicamente uma empresa do comércio varejista de suprimentos para escritórios, a partir da metodologia Business Model Canvas. A empresa atua no mercado desde 1995 e nunca desenvolveu algum tipo de planejamento estratégico, passando, atualmente, por dificuldades de crescimento. Utilizou-se, como procedimento metodológico, uma entrevista com roteiro semiestruturado com o sócio fundador da empresa para a construção do Quadro Canvas, e posteriormente, aplicou-se um questionário com questões, abertas, fechadas, e do tipo Likert aos clientes da empresa de modo a analisar suas percepções sobre o modelo. Os resultados demonstraram, entre algumas necessidades de melhorias, as poucas promoções, a qualidade dos produtos, a composição das entregas e a grande dependência de fornecedores, e como principais pontos fortes o atendimento e a confiança. Propuseram-se, como resultado, estratégias para cada uma das nove dimensões do Canvas, como por exemplo, o investimento em iniciativas para estimular o aumento de vendas com a criação de alguns tipos de promoções, construção de estoque para redução de erros de composição de entregas, e a busca de novos fornecedores para a redução de dependência e melhoria de qualidade dos produtos.
id UFRGS-2_eccda1396adce2015958e6b8bd8a885d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/195029
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Carvalho, Mariana Fernandes deReichert, Fernanda Maciel2019-06-04T02:36:55Z2018http://hdl.handle.net/10183/195029001094076O presente trabalho tem como objetivo reorientar estrategicamente uma empresa do comércio varejista de suprimentos para escritórios, a partir da metodologia Business Model Canvas. A empresa atua no mercado desde 1995 e nunca desenvolveu algum tipo de planejamento estratégico, passando, atualmente, por dificuldades de crescimento. Utilizou-se, como procedimento metodológico, uma entrevista com roteiro semiestruturado com o sócio fundador da empresa para a construção do Quadro Canvas, e posteriormente, aplicou-se um questionário com questões, abertas, fechadas, e do tipo Likert aos clientes da empresa de modo a analisar suas percepções sobre o modelo. Os resultados demonstraram, entre algumas necessidades de melhorias, as poucas promoções, a qualidade dos produtos, a composição das entregas e a grande dependência de fornecedores, e como principais pontos fortes o atendimento e a confiança. Propuseram-se, como resultado, estratégias para cada uma das nove dimensões do Canvas, como por exemplo, o investimento em iniciativas para estimular o aumento de vendas com a criação de alguns tipos de promoções, construção de estoque para redução de erros de composição de entregas, e a busca de novos fornecedores para a redução de dependência e melhoria de qualidade dos produtos.El presente trabajo tiene como objetivo reorientar estratégicamente una empresa del comercio al por menor de suministros para oficinas, a partir de la metodología Business Model Canvas. La empresa actúa en el mercado desde 1995 y nunca ha desarrollado algún tipo de planificación estratégica, pasando, actualmente, por dificultades de crecimiento. Se utilizó, como procedimiento metodológico, una entrevista con guión semiestructurado con el socio fundador de la empresa para la construcción del Cuadro Canvas, y posteriormente, se aplicó un cuestionario con cuestiones abiertas, cerradas, y del tipo Likert a los clientes de la empresa con el objetivo de analizar sus percepciones sobre el modelo. Los resultados demostraron, entre algunas necesidades de mejoras, las pocas promociones, la calidad de los productos, la composición de las entregas y la gran dependencia de proveedores, y como principales puntos fuertes la atención y la confianza. Se propusieron, como resultado, estrategias para cada una de las nueve dimensiones del Canvas, como por ejemplo, la inversión en iniciativas para estimular el aumento de ventas con la creación de algunos tipos de promociones, construcción de inventario para reducción de errores de composición de entregas, y la búsqueda de nuevos proveedores para la reducción de dependencia y mejora de calidad de los productos.application/pdfporPlanejamento estratégicoModelo de negócioMateriales de oficinaPlanificación estratégicaEstrategiaBusiness Model CanvasReorientação estratégica da empresa Suprisul Ltda : aplicação do Business Model Canvasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2018/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001094076.pdf.txt001094076.pdf.txtExtracted Texttext/plain164093http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195029/2/001094076.pdf.txtb8a0725cc77d2a7fa84b3e95e7181ef3MD52ORIGINAL001094076.pdfTexto completoapplication/pdf1545659http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195029/1/001094076.pdf1ea05c433eac5564c9b03c8a412bd59dMD5110183/1950292019-06-05 02:33:31.547397oai:www.lume.ufrgs.br:10183/195029Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-06-05T05:33:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Reorientação estratégica da empresa Suprisul Ltda : aplicação do Business Model Canvas
title Reorientação estratégica da empresa Suprisul Ltda : aplicação do Business Model Canvas
spellingShingle Reorientação estratégica da empresa Suprisul Ltda : aplicação do Business Model Canvas
Carvalho, Mariana Fernandes de
Planejamento estratégico
Modelo de negócio
Materiales de oficina
Planificación estratégica
Estrategia
Business Model Canvas
title_short Reorientação estratégica da empresa Suprisul Ltda : aplicação do Business Model Canvas
title_full Reorientação estratégica da empresa Suprisul Ltda : aplicação do Business Model Canvas
title_fullStr Reorientação estratégica da empresa Suprisul Ltda : aplicação do Business Model Canvas
title_full_unstemmed Reorientação estratégica da empresa Suprisul Ltda : aplicação do Business Model Canvas
title_sort Reorientação estratégica da empresa Suprisul Ltda : aplicação do Business Model Canvas
author Carvalho, Mariana Fernandes de
author_facet Carvalho, Mariana Fernandes de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Mariana Fernandes de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Reichert, Fernanda Maciel
contributor_str_mv Reichert, Fernanda Maciel
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento estratégico
Modelo de negócio
topic Planejamento estratégico
Modelo de negócio
Materiales de oficina
Planificación estratégica
Estrategia
Business Model Canvas
dc.subject.spa.fl_str_mv Materiales de oficina
Planificación estratégica
Estrategia
Business Model Canvas
description O presente trabalho tem como objetivo reorientar estrategicamente uma empresa do comércio varejista de suprimentos para escritórios, a partir da metodologia Business Model Canvas. A empresa atua no mercado desde 1995 e nunca desenvolveu algum tipo de planejamento estratégico, passando, atualmente, por dificuldades de crescimento. Utilizou-se, como procedimento metodológico, uma entrevista com roteiro semiestruturado com o sócio fundador da empresa para a construção do Quadro Canvas, e posteriormente, aplicou-se um questionário com questões, abertas, fechadas, e do tipo Likert aos clientes da empresa de modo a analisar suas percepções sobre o modelo. Os resultados demonstraram, entre algumas necessidades de melhorias, as poucas promoções, a qualidade dos produtos, a composição das entregas e a grande dependência de fornecedores, e como principais pontos fortes o atendimento e a confiança. Propuseram-se, como resultado, estratégias para cada uma das nove dimensões do Canvas, como por exemplo, o investimento em iniciativas para estimular o aumento de vendas com a criação de alguns tipos de promoções, construção de estoque para redução de erros de composição de entregas, e a busca de novos fornecedores para a redução de dependência e melhoria de qualidade dos produtos.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-06-04T02:36:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/195029
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001094076
url http://hdl.handle.net/10183/195029
identifier_str_mv 001094076
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195029/2/001094076.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195029/1/001094076.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b8a0725cc77d2a7fa84b3e95e7181ef3
1ea05c433eac5564c9b03c8a412bd59d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224574841389056