Efeitos da educação formal, categorias ocupacionais e posição social
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/112215 |
Resumo: | Este artigo apresenta resultados de um estudo sobre as relações entre o montante de rendimentos, a quantidade de escolarização e outros indicadores de posição social no Brasil. Em geral, as relações não lineares entre a quantidade de anos de estudo e o montante de rendimentos são atribuídos ao efeito do diploma, mas este estudo sustenta a hipótese de que, embora o efeito do diploma esteja quase sempre presente em algum grau, tem um peso mínimo nas diferenças de rendimentos. O aumento da rendimentos é negativo para diversas categorias do número de anos de estudo e o efeito positivo só é significativo nas faixas mais altas, sobretudo para aquelas com o maior número de anos. Conjuntamente com a quantidade de anos de estudo ou o grau de titulação escolar, são apresentados resultados da análise de outros indicadores de posição social, particularmente aqueles ligados à ocupação e suas relações com o montante de rendimentos. |
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Coradini, Odaci Luiz2015-03-19T01:58:03Z20140102-6992http://hdl.handle.net/10183/112215000954966Este artigo apresenta resultados de um estudo sobre as relações entre o montante de rendimentos, a quantidade de escolarização e outros indicadores de posição social no Brasil. Em geral, as relações não lineares entre a quantidade de anos de estudo e o montante de rendimentos são atribuídos ao efeito do diploma, mas este estudo sustenta a hipótese de que, embora o efeito do diploma esteja quase sempre presente em algum grau, tem um peso mínimo nas diferenças de rendimentos. O aumento da rendimentos é negativo para diversas categorias do número de anos de estudo e o efeito positivo só é significativo nas faixas mais altas, sobretudo para aquelas com o maior número de anos. Conjuntamente com a quantidade de anos de estudo ou o grau de titulação escolar, são apresentados resultados da análise de outros indicadores de posição social, particularmente aqueles ligados à ocupação e suas relações com o montante de rendimentos.This article presents the results of a study on the relationship between income level, education and other indicators of social position in Brazil. Research has attributed the non-linear relationship between the number of years of education and income level to the effect of a diploma alone, but this study hypothesizes that, although the diploma effect is almost always present to some degree, it has a minimal effect on differences in incomes. The increase in income is negative for several categories of the number of years of education, and the positive effect is only significant at the higher ranges, particularly the group with the highest number of years. Along with education, other indicators, such as those linked to occupation, have similar degrees of association with income level.application/pdfporSociedade e estado. Brasília, DF. Vol. 29, n. 2 (maio/ago. 2014), f. 511-538EducaçãoRetorno de investimentosOcupaçãoPosição socialReturn on educational investmentsIndividual effects of educationOccupacional categories and social positionEducationOccupation and incomeEfeitos da educação formal, categorias ocupacionais e posição socialinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000954966.pdf000954966.pdfTexto completoapplication/pdf735760http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/112215/1/000954966.pdf9df009ee10e4d149eaf6e4810d0df939MD51TEXT000954966.pdf.txt000954966.pdf.txtExtracted Texttext/plain86458http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/112215/2/000954966.pdf.txt69a134b4344cef72fedadefce97bd6a1MD52THUMBNAIL000954966.pdf.jpg000954966.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1699http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/112215/3/000954966.pdf.jpgfb0a08d9ae071695b13bc5ebb22741d4MD5310183/1122152018-10-08 08:42:11.144oai:www.lume.ufrgs.br:10183/112215Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:42:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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