Atividades aquáticas para bebês : influência no desenvolvimento motor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Keila Ruttnig Guidony
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/18825
Resumo: O objetivo deste estudo foi comparar o desenvolvimento motor de bebês participantes e não participantes de programas de atividades aquáticas, investigando questões de gênero e faixa etária; relacionando o desenvolvimento motor com o tempo de participação no programa. Participaram do estudo 80 bebês (idades entre 1 e 18 meses) distribuídos em grupos: GA - 40 bebês participantes de programas de atividades aquáticas e GC - 40 bebês provenientes de escolas de educação infantil e creches de Porto Alegre, pareados de acordo com idade e renda com o GA. Foi utilizada a Alberta Infant Motor Scale (PIPER, DARRAH, 1994), que avalia o desenvolvimento motor de 0 a 18 meses e é composta por 58 itens, divididos em 4 subescalas: prono (21), supino (9), sentado (12) e em pé (16). Para caracterização da amostra, foi utilizado um questionário com questões relativas ao nascimento da criança. Os resultados quanto ao desenvolvimento motor evidenciam: (1) melhor desempenho do GA; (2) semelhança de desempenho entre os gêneros; (3) desempenho superior no do GA no 2º, 3º e 4º trimestres de vida; (4) crianças mais velhas com desempenho superior as mais jovens; e, (5) correlação moderada entre o desenvolvimento motor e o tempo de prática no programa aquático. O programa de atividades aquáticas influenciou positivamente o desenvolvimento motor dos seus participantes, de forma semelhante entre os gêneros e mais acentuadamente entre 4 e 12 meses de vida. Além disso, quanto maior o tempo de participação no programa, melhor foi desenvolvimento motor do bebê.
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