Atividades aquáticas para bebês : influência no desenvolvimento motor
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/18825 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi comparar o desenvolvimento motor de bebês participantes e não participantes de programas de atividades aquáticas, investigando questões de gênero e faixa etária; relacionando o desenvolvimento motor com o tempo de participação no programa. Participaram do estudo 80 bebês (idades entre 1 e 18 meses) distribuídos em grupos: GA - 40 bebês participantes de programas de atividades aquáticas e GC - 40 bebês provenientes de escolas de educação infantil e creches de Porto Alegre, pareados de acordo com idade e renda com o GA. Foi utilizada a Alberta Infant Motor Scale (PIPER, DARRAH, 1994), que avalia o desenvolvimento motor de 0 a 18 meses e é composta por 58 itens, divididos em 4 subescalas: prono (21), supino (9), sentado (12) e em pé (16). Para caracterização da amostra, foi utilizado um questionário com questões relativas ao nascimento da criança. Os resultados quanto ao desenvolvimento motor evidenciam: (1) melhor desempenho do GA; (2) semelhança de desempenho entre os gêneros; (3) desempenho superior no do GA no 2º, 3º e 4º trimestres de vida; (4) crianças mais velhas com desempenho superior as mais jovens; e, (5) correlação moderada entre o desenvolvimento motor e o tempo de prática no programa aquático. O programa de atividades aquáticas influenciou positivamente o desenvolvimento motor dos seus participantes, de forma semelhante entre os gêneros e mais acentuadamente entre 4 e 12 meses de vida. Além disso, quanto maior o tempo de participação no programa, melhor foi desenvolvimento motor do bebê. |
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Pereira, Keila Ruttnig GuidonyValentini, Nadia Cristina2010-03-24T04:15:53Z2009http://hdl.handle.net/10183/18825000732927O objetivo deste estudo foi comparar o desenvolvimento motor de bebês participantes e não participantes de programas de atividades aquáticas, investigando questões de gênero e faixa etária; relacionando o desenvolvimento motor com o tempo de participação no programa. Participaram do estudo 80 bebês (idades entre 1 e 18 meses) distribuídos em grupos: GA - 40 bebês participantes de programas de atividades aquáticas e GC - 40 bebês provenientes de escolas de educação infantil e creches de Porto Alegre, pareados de acordo com idade e renda com o GA. Foi utilizada a Alberta Infant Motor Scale (PIPER, DARRAH, 1994), que avalia o desenvolvimento motor de 0 a 18 meses e é composta por 58 itens, divididos em 4 subescalas: prono (21), supino (9), sentado (12) e em pé (16). Para caracterização da amostra, foi utilizado um questionário com questões relativas ao nascimento da criança. Os resultados quanto ao desenvolvimento motor evidenciam: (1) melhor desempenho do GA; (2) semelhança de desempenho entre os gêneros; (3) desempenho superior no do GA no 2º, 3º e 4º trimestres de vida; (4) crianças mais velhas com desempenho superior as mais jovens; e, (5) correlação moderada entre o desenvolvimento motor e o tempo de prática no programa aquático. O programa de atividades aquáticas influenciou positivamente o desenvolvimento motor dos seus participantes, de forma semelhante entre os gêneros e mais acentuadamente entre 4 e 12 meses de vida. Além disso, quanto maior o tempo de participação no programa, melhor foi desenvolvimento motor do bebê.The objective of this study was to compare motor development of infants participating and non-program participants of water activities, exploring issues of gender and age; linking motor development over time for the program. The study included 80 infants (aged 1 to 18 months) divided into groups: GA - 40 babies program participants of water activities and GC - 40 babies from preschools and day care centers in Porto Alegre, matched for age and income with the GA. We used the Alberta Infant Motor Scale (PIPER, DARRAH, 1994), which assesses the motor development of 0 to 18 months and it consists of 58 items, divided into 4 subscales: prone (21), supine (9), sitting (12) and standing (16). To characterize the sample, we used a questionnaire concerning the child's birth. The results for the development motor show: (1) better performance of GA, (2) similarities between the genders, (3) the better performance of the GA on the 2nd, 3rd and 4th quarters of life, (4) older children with better performance than younger, and (5) moderate correlation between motor development and practice time in the aquatic program. The program of aquatic activities positively influenced the motor development of its participants, similar between genders and more sharply between 4 and 12 months of life. Moreover, the longer the duration of participation in the program, better motor development was the baby.application/pdfporDesenvolvimento motorBebêsEsportes aquáticosAtividades aquáticas para bebês : influência no desenvolvimento motorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RSEducação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000732927.pdf000732927.pdfTexto completoapplication/pdf357410http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18825/1/000732927.pdf9f86537123eb35d6e9931dd48b26bd90MD51TEXT000732927.pdf.txt000732927.pdf.txtExtracted Texttext/plain135709http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18825/2/000732927.pdf.txt935733f18db60eaed2c0852a4be08f4cMD52THUMBNAIL000732927.pdf.jpg000732927.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1122http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18825/3/000732927.pdf.jpgbd29326b241f6e783e418437da2b6660MD5310183/188252022-06-16 04:44:19.023825oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18825Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2022-06-16T07:44:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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