Análise da construção de sentidos sobre o feminismo no discurso da revista Elle
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/177685 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo analisar a construção de sentidos sobre o feminismo pela revista de moda Elle Brasil. Para isto, realizamos a análise de duas edições da revista do ano de 2015, dos meses de maio e dezembro, que abordavam como tema principal o feminismo e conceitos próprios do movimento. Escolhemos analisar os textos que tratavam do tema e as imagens das duas edições como um todo para comparar se esses dois discursos possuíam coerência entre si. Utilizamos como aporte teórico principal a Análise de Discurso (AD) da linha francesa. Nos textos, encontramos sete formações discursivas textuais (FDTs), sendo duas ligadas ao eixo de sentido Feminismo e Moda – A conflituosa relação entre moda e feminismo e A Elle como uma revista feminista –, duas ligadas ao eixo de sentido Corpo – Pelo fim do assédio e Liberdade para ser quem se é –, duas ligadas ao eixo de sentido Igualdade de Oportunidades – Paridade de oportunidades para homens e mulheres e Disparidades dentro do movimento – e uma pertencente ao eixo de sentido União feminina – Sororidade feminina. Nas imagens, identificamos seis formações discursivas imagéticas (FDIs) que carregam sentidos da representação da mulher: mulher branca, mulher não branca, mulher jovem, mulher não jovem, mulher magra e mulher não magra. Ao identificar esses sentidos, percebemos que o discurso feminino de Elle Brasil se restringe aos textos e fotos cuja pauta específica é o feminismo, enquanto que, nas imagens das outras páginas das duas edições predominam os sentidos relacionados padrão eurocêntrico da mulher branca, jovem e magra. |
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Barcelos, Thaianny PontesFurtado, Thaís Helena2018-05-09T02:30:41Z2017http://hdl.handle.net/10183/177685001063386Este estudo tem como objetivo analisar a construção de sentidos sobre o feminismo pela revista de moda Elle Brasil. Para isto, realizamos a análise de duas edições da revista do ano de 2015, dos meses de maio e dezembro, que abordavam como tema principal o feminismo e conceitos próprios do movimento. Escolhemos analisar os textos que tratavam do tema e as imagens das duas edições como um todo para comparar se esses dois discursos possuíam coerência entre si. Utilizamos como aporte teórico principal a Análise de Discurso (AD) da linha francesa. Nos textos, encontramos sete formações discursivas textuais (FDTs), sendo duas ligadas ao eixo de sentido Feminismo e Moda – A conflituosa relação entre moda e feminismo e A Elle como uma revista feminista –, duas ligadas ao eixo de sentido Corpo – Pelo fim do assédio e Liberdade para ser quem se é –, duas ligadas ao eixo de sentido Igualdade de Oportunidades – Paridade de oportunidades para homens e mulheres e Disparidades dentro do movimento – e uma pertencente ao eixo de sentido União feminina – Sororidade feminina. Nas imagens, identificamos seis formações discursivas imagéticas (FDIs) que carregam sentidos da representação da mulher: mulher branca, mulher não branca, mulher jovem, mulher não jovem, mulher magra e mulher não magra. Ao identificar esses sentidos, percebemos que o discurso feminino de Elle Brasil se restringe aos textos e fotos cuja pauta específica é o feminismo, enquanto que, nas imagens das outras páginas das duas edições predominam os sentidos relacionados padrão eurocêntrico da mulher branca, jovem e magra.This study aims at analyzing the construction of meanings of feminism on the Elle Brasil fashion magazine. To this end, an analysis was conducted regarding two editions of the magazine from 2015, from May and December, which addressed feminism and its own concepts as the main theme. Our decision was to analyze the texts which addressed the theme and the images in the two editions as a whole in order to compare the coherence between the two different discourses. For main theoretical background, we used the French guidelines for Discourse Analysis (DA). Throughout the texts, seven text discursive formations (TDFs), two of them being tied to the axis of meaning "Feminism and Fashion" - The conflictuous relation between fashion and feminism and Elle as a feminist magazine-, two to the axis of meaning "Body" - For the end of assault and Liberty to be who you are-, two to the axis of meaning "Equality of Opportunity" - Parity of opportunities for men and women and Disparities in the movement-, and one to the axis of meaning "Female Union" - Female Sorority. In the images, we identified six image discursive formations (IDFs) which bore meanings for the representation of women: white woman, non-white woman, young woman, non-young woman, thin woman, and non-thin woman. As these meanings were identified, we concluded that the feminist discourse in Elle Brasil is restricted to the texts and images whose specific topic is feminism itself, while in the images of the other pages from the two editions the meanings that prevail are related to the eurocentric standards of the white young thin woman.application/pdfporAnálise do discursoElle (Revista)FeminismoFeminismDiscourse AnalysisWomanFashion MagazinesAnálise da construção de sentidos sobre o feminismo no discurso da revista Elleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2017Comunicação Social: Habilitação em Jornalismograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001063386.pdf001063386.pdfTexto completoapplication/pdf2345298http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/177685/1/001063386.pdf8bcee4834694ba8faa719e5d71022d35MD51TEXT001063386.pdf.txt001063386.pdf.txtExtracted Texttext/plain198777http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/177685/2/001063386.pdf.txt87eadf06189dd33a2a2ebbf361f1a536MD5210183/1776852018-06-07 02:31:53.387355oai:www.lume.ufrgs.br:10183/177685Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-06-07T05:31:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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Este estudo tem como objetivo analisar a construção de sentidos sobre o feminismo pela revista de moda Elle Brasil. Para isto, realizamos a análise de duas edições da revista do ano de 2015, dos meses de maio e dezembro, que abordavam como tema principal o feminismo e conceitos próprios do movimento. Escolhemos analisar os textos que tratavam do tema e as imagens das duas edições como um todo para comparar se esses dois discursos possuíam coerência entre si. Utilizamos como aporte teórico principal a Análise de Discurso (AD) da linha francesa. Nos textos, encontramos sete formações discursivas textuais (FDTs), sendo duas ligadas ao eixo de sentido Feminismo e Moda – A conflituosa relação entre moda e feminismo e A Elle como uma revista feminista –, duas ligadas ao eixo de sentido Corpo – Pelo fim do assédio e Liberdade para ser quem se é –, duas ligadas ao eixo de sentido Igualdade de Oportunidades – Paridade de oportunidades para homens e mulheres e Disparidades dentro do movimento – e uma pertencente ao eixo de sentido União feminina – Sororidade feminina. Nas imagens, identificamos seis formações discursivas imagéticas (FDIs) que carregam sentidos da representação da mulher: mulher branca, mulher não branca, mulher jovem, mulher não jovem, mulher magra e mulher não magra. Ao identificar esses sentidos, percebemos que o discurso feminino de Elle Brasil se restringe aos textos e fotos cuja pauta específica é o feminismo, enquanto que, nas imagens das outras páginas das duas edições predominam os sentidos relacionados padrão eurocêntrico da mulher branca, jovem e magra. |
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