Análise da construção de sentidos sobre o feminismo no discurso da revista Elle

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barcelos, Thaianny Pontes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/177685
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar a construção de sentidos sobre o feminismo pela revista de moda Elle Brasil. Para isto, realizamos a análise de duas edições da revista do ano de 2015, dos meses de maio e dezembro, que abordavam como tema principal o feminismo e conceitos próprios do movimento. Escolhemos analisar os textos que tratavam do tema e as imagens das duas edições como um todo para comparar se esses dois discursos possuíam coerência entre si. Utilizamos como aporte teórico principal a Análise de Discurso (AD) da linha francesa. Nos textos, encontramos sete formações discursivas textuais (FDTs), sendo duas ligadas ao eixo de sentido Feminismo e Moda – A conflituosa relação entre moda e feminismo e A Elle como uma revista feminista –, duas ligadas ao eixo de sentido Corpo – Pelo fim do assédio e Liberdade para ser quem se é –, duas ligadas ao eixo de sentido Igualdade de Oportunidades – Paridade de oportunidades para homens e mulheres e Disparidades dentro do movimento – e uma pertencente ao eixo de sentido União feminina – Sororidade feminina. Nas imagens, identificamos seis formações discursivas imagéticas (FDIs) que carregam sentidos da representação da mulher: mulher branca, mulher não branca, mulher jovem, mulher não jovem, mulher magra e mulher não magra. Ao identificar esses sentidos, percebemos que o discurso feminino de Elle Brasil se restringe aos textos e fotos cuja pauta específica é o feminismo, enquanto que, nas imagens das outras páginas das duas edições predominam os sentidos relacionados padrão eurocêntrico da mulher branca, jovem e magra.
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