Práticas da cozinha de merendeiras escolares: textos e contextos etnomatemáticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/173626 |
Resumo: | O presente artigo problematiza as práticas de cozinheiras sob uma perspectiva analítica da linguagem, através dos estudos de Wittgenstein e suas contribuições para a compreensão dos jogos de linguagem. Por meio de uma reflexão gramatical sobre a produção simbólica acerca de elementos relacionados à matemática na prática de profissionais da cozinha, colocamos sob suspeita as ações pedagógicas quando entrelaçadas aos estudos etnomatemáticos e à produção de situações-problema que visam aproximar as práticas matemáticas de diferentes grupos culturais da matemática escolar. Tendências como esta “revestem” os conhecimentos matemáticos com o intuito de dar sentido ao conhecimento através destas práticas. A partir de relatos de cozinheiras escolares, extraídos de uma pesquisa de campo, discorremos sobre a natureza do conhecimento matemático na perspectiva wittgensteiniana, ressaltando as transformações de proporções e medidas recorrentes da prática cotidiana das profissionais. Com base em uma análise gramatical, tecemos argumentos que se contrapõem ao entendimento de que é possível traduzir determinados procedimentos das práticas matemáticas de distintos grupos culturais para o entendimento da prática escolar. Apontamos, ao final, novos caminhos para as ações pedagógicas que envolvem o ensino de matemática e os estudos de etnomatemática, com vistas às problematizações indisciplinares. |
id |
UFRGS-2_eda9e65dd46f8bb7f03235636f385e46 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/173626 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ogliari, Lucas NunesLópez Bello, Samuel Edmundo2018-03-20T02:27:00Z20172011-5474http://hdl.handle.net/10183/173626001058946O presente artigo problematiza as práticas de cozinheiras sob uma perspectiva analítica da linguagem, através dos estudos de Wittgenstein e suas contribuições para a compreensão dos jogos de linguagem. Por meio de uma reflexão gramatical sobre a produção simbólica acerca de elementos relacionados à matemática na prática de profissionais da cozinha, colocamos sob suspeita as ações pedagógicas quando entrelaçadas aos estudos etnomatemáticos e à produção de situações-problema que visam aproximar as práticas matemáticas de diferentes grupos culturais da matemática escolar. Tendências como esta “revestem” os conhecimentos matemáticos com o intuito de dar sentido ao conhecimento através destas práticas. A partir de relatos de cozinheiras escolares, extraídos de uma pesquisa de campo, discorremos sobre a natureza do conhecimento matemático na perspectiva wittgensteiniana, ressaltando as transformações de proporções e medidas recorrentes da prática cotidiana das profissionais. Com base em uma análise gramatical, tecemos argumentos que se contrapõem ao entendimento de que é possível traduzir determinados procedimentos das práticas matemáticas de distintos grupos culturais para o entendimento da prática escolar. Apontamos, ao final, novos caminhos para as ações pedagógicas que envolvem o ensino de matemática e os estudos de etnomatemática, com vistas às problematizações indisciplinares.This article problematizes cooking practices on an analytical language perspective according to Wittgenstein studies and his contributions to the comprehension of language-games. Through a grammatical reflection involving the symbolic production about elements related to mathematics in the practice of kitchen professionals, the pedagogical actions were questioned when intertwined to ethnomathematical studies and to the problem situation production that aim to join the mathematical practices of different cultural groups to the school mathematics. These tendencies “vesture” the mathematical knowledges on order to conceive meaning to knowledge through these practices. From the reports of kitchen professionals, extracted from a descriptive study, we discuss the nature of the mathematical knowledge according to wittgenstein's perspective, we emphasize the proportions e measurements transformations recurrent of cooking practices of lunch ladies. Based on a grammatical analysis, we weave arguments that counterposes the understanding that it is possible to translate determined mathematical practices procedures of diverse cultural groups to the comprehension of school practices. As final consideration, new ways are indicated to pedagogical actions involving mathematical teaching and ethnomathematical studies related to indisciplinary problematizations.application/pdfporRevista Latinoamericana de Etnomatemática: perspectivas socioculturales de la Educación Matemática. San Juan de Pasto, Colombia. Vol. 10, n. 3, (out. 2017/fev. 2018), p. 19-38EtnomatemáticaMerenda escolarEthnomathematicalLanguage-gamesPracticeProblem SituationMathematicsPráticas da cozinha de merendeiras escolares: textos e contextos etnomatemáticosCooking practices of lunch ladies: Ethnomathematical texts and contexts info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001058946.pdf001058946.pdfTexto completoapplication/pdf709369http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173626/1/001058946.pdf865e24f5d0a4b90ad665126668cc9ecaMD51TEXT001058946.pdf.txt001058946.pdf.txtExtracted Texttext/plain46669http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173626/2/001058946.pdf.txte7262ac2535bd06bb23040af330250e2MD5210183/1736262018-03-21 02:29:33.730406oai:www.lume.ufrgs.br:10183/173626Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-03-21T05:29:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Práticas da cozinha de merendeiras escolares: textos e contextos etnomatemáticos |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Cooking practices of lunch ladies: Ethnomathematical texts and contexts |
title |
Práticas da cozinha de merendeiras escolares: textos e contextos etnomatemáticos |
spellingShingle |
Práticas da cozinha de merendeiras escolares: textos e contextos etnomatemáticos Ogliari, Lucas Nunes Etnomatemática Merenda escolar Ethnomathematical Language-games Practice Problem Situation Mathematics |
title_short |
Práticas da cozinha de merendeiras escolares: textos e contextos etnomatemáticos |
title_full |
Práticas da cozinha de merendeiras escolares: textos e contextos etnomatemáticos |
title_fullStr |
Práticas da cozinha de merendeiras escolares: textos e contextos etnomatemáticos |
title_full_unstemmed |
Práticas da cozinha de merendeiras escolares: textos e contextos etnomatemáticos |
title_sort |
Práticas da cozinha de merendeiras escolares: textos e contextos etnomatemáticos |
author |
Ogliari, Lucas Nunes |
author_facet |
Ogliari, Lucas Nunes López Bello, Samuel Edmundo |
author_role |
author |
author2 |
López Bello, Samuel Edmundo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ogliari, Lucas Nunes López Bello, Samuel Edmundo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Etnomatemática Merenda escolar |
topic |
Etnomatemática Merenda escolar Ethnomathematical Language-games Practice Problem Situation Mathematics |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Ethnomathematical Language-games Practice Problem Situation Mathematics |
description |
O presente artigo problematiza as práticas de cozinheiras sob uma perspectiva analítica da linguagem, através dos estudos de Wittgenstein e suas contribuições para a compreensão dos jogos de linguagem. Por meio de uma reflexão gramatical sobre a produção simbólica acerca de elementos relacionados à matemática na prática de profissionais da cozinha, colocamos sob suspeita as ações pedagógicas quando entrelaçadas aos estudos etnomatemáticos e à produção de situações-problema que visam aproximar as práticas matemáticas de diferentes grupos culturais da matemática escolar. Tendências como esta “revestem” os conhecimentos matemáticos com o intuito de dar sentido ao conhecimento através destas práticas. A partir de relatos de cozinheiras escolares, extraídos de uma pesquisa de campo, discorremos sobre a natureza do conhecimento matemático na perspectiva wittgensteiniana, ressaltando as transformações de proporções e medidas recorrentes da prática cotidiana das profissionais. Com base em uma análise gramatical, tecemos argumentos que se contrapõem ao entendimento de que é possível traduzir determinados procedimentos das práticas matemáticas de distintos grupos culturais para o entendimento da prática escolar. Apontamos, ao final, novos caminhos para as ações pedagógicas que envolvem o ensino de matemática e os estudos de etnomatemática, com vistas às problematizações indisciplinares. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-03-20T02:27:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/173626 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2011-5474 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001058946 |
identifier_str_mv |
2011-5474 001058946 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/173626 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Latinoamericana de Etnomatemática: perspectivas socioculturales de la Educación Matemática. San Juan de Pasto, Colombia. Vol. 10, n. 3, (out. 2017/fev. 2018), p. 19-38 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173626/1/001058946.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173626/2/001058946.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
865e24f5d0a4b90ad665126668cc9eca e7262ac2535bd06bb23040af330250e2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224939723816960 |