Práticas da cozinha de merendeiras escolares: textos e contextos etnomatemáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ogliari, Lucas Nunes
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: López Bello, Samuel Edmundo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/173626
Resumo: O presente artigo problematiza as práticas de cozinheiras sob uma perspectiva analítica da linguagem, através dos estudos de Wittgenstein e suas contribuições para a compreensão dos jogos de linguagem. Por meio de uma reflexão gramatical sobre a produção simbólica acerca de elementos relacionados à matemática na prática de profissionais da cozinha, colocamos sob suspeita as ações pedagógicas quando entrelaçadas aos estudos etnomatemáticos e à produção de situações-problema que visam aproximar as práticas matemáticas de diferentes grupos culturais da matemática escolar. Tendências como esta “revestem” os conhecimentos matemáticos com o intuito de dar sentido ao conhecimento através destas práticas. A partir de relatos de cozinheiras escolares, extraídos de uma pesquisa de campo, discorremos sobre a natureza do conhecimento matemático na perspectiva wittgensteiniana, ressaltando as transformações de proporções e medidas recorrentes da prática cotidiana das profissionais. Com base em uma análise gramatical, tecemos argumentos que se contrapõem ao entendimento de que é possível traduzir determinados procedimentos das práticas matemáticas de distintos grupos culturais para o entendimento da prática escolar. Apontamos, ao final, novos caminhos para as ações pedagógicas que envolvem o ensino de matemática e os estudos de etnomatemática, com vistas às problematizações indisciplinares.
id UFRGS-2_eda9e65dd46f8bb7f03235636f385e46
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/173626
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ogliari, Lucas NunesLópez Bello, Samuel Edmundo2018-03-20T02:27:00Z20172011-5474http://hdl.handle.net/10183/173626001058946O presente artigo problematiza as práticas de cozinheiras sob uma perspectiva analítica da linguagem, através dos estudos de Wittgenstein e suas contribuições para a compreensão dos jogos de linguagem. Por meio de uma reflexão gramatical sobre a produção simbólica acerca de elementos relacionados à matemática na prática de profissionais da cozinha, colocamos sob suspeita as ações pedagógicas quando entrelaçadas aos estudos etnomatemáticos e à produção de situações-problema que visam aproximar as práticas matemáticas de diferentes grupos culturais da matemática escolar. Tendências como esta “revestem” os conhecimentos matemáticos com o intuito de dar sentido ao conhecimento através destas práticas. A partir de relatos de cozinheiras escolares, extraídos de uma pesquisa de campo, discorremos sobre a natureza do conhecimento matemático na perspectiva wittgensteiniana, ressaltando as transformações de proporções e medidas recorrentes da prática cotidiana das profissionais. Com base em uma análise gramatical, tecemos argumentos que se contrapõem ao entendimento de que é possível traduzir determinados procedimentos das práticas matemáticas de distintos grupos culturais para o entendimento da prática escolar. Apontamos, ao final, novos caminhos para as ações pedagógicas que envolvem o ensino de matemática e os estudos de etnomatemática, com vistas às problematizações indisciplinares.This article problematizes cooking practices on an analytical language perspective according to Wittgenstein studies and his contributions to the comprehension of language-games. Through a grammatical reflection involving the symbolic production about elements related to mathematics in the practice of kitchen professionals, the pedagogical actions were questioned when intertwined to ethnomathematical studies and to the problem situation production that aim to join the mathematical practices of different cultural groups to the school mathematics. These tendencies “vesture” the mathematical knowledges on order to conceive meaning to knowledge through these practices. From the reports of kitchen professionals, extracted from a descriptive study, we discuss the nature of the mathematical knowledge according to wittgenstein's perspective, we emphasize the proportions e measurements transformations recurrent of cooking practices of lunch ladies. Based on a grammatical analysis, we weave arguments that counterposes the understanding that it is possible to translate determined mathematical practices procedures of diverse cultural groups to the comprehension of school practices. As final consideration, new ways are indicated to pedagogical actions involving mathematical teaching and ethnomathematical studies related to indisciplinary problematizations.application/pdfporRevista Latinoamericana de Etnomatemática: perspectivas socioculturales de la Educación Matemática. San Juan de Pasto, Colombia. Vol. 10, n. 3, (out. 2017/fev. 2018), p. 19-38EtnomatemáticaMerenda escolarEthnomathematicalLanguage-gamesPracticeProblem SituationMathematicsPráticas da cozinha de merendeiras escolares: textos e contextos etnomatemáticosCooking practices of lunch ladies: Ethnomathematical texts and contexts info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001058946.pdf001058946.pdfTexto completoapplication/pdf709369http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173626/1/001058946.pdf865e24f5d0a4b90ad665126668cc9ecaMD51TEXT001058946.pdf.txt001058946.pdf.txtExtracted Texttext/plain46669http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173626/2/001058946.pdf.txte7262ac2535bd06bb23040af330250e2MD5210183/1736262018-03-21 02:29:33.730406oai:www.lume.ufrgs.br:10183/173626Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-03-21T05:29:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Práticas da cozinha de merendeiras escolares: textos e contextos etnomatemáticos
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Cooking practices of lunch ladies: Ethnomathematical texts and contexts
title Práticas da cozinha de merendeiras escolares: textos e contextos etnomatemáticos
spellingShingle Práticas da cozinha de merendeiras escolares: textos e contextos etnomatemáticos
Ogliari, Lucas Nunes
Etnomatemática
Merenda escolar
Ethnomathematical
Language-games
Practice
Problem Situation
Mathematics
title_short Práticas da cozinha de merendeiras escolares: textos e contextos etnomatemáticos
title_full Práticas da cozinha de merendeiras escolares: textos e contextos etnomatemáticos
title_fullStr Práticas da cozinha de merendeiras escolares: textos e contextos etnomatemáticos
title_full_unstemmed Práticas da cozinha de merendeiras escolares: textos e contextos etnomatemáticos
title_sort Práticas da cozinha de merendeiras escolares: textos e contextos etnomatemáticos
author Ogliari, Lucas Nunes
author_facet Ogliari, Lucas Nunes
López Bello, Samuel Edmundo
author_role author
author2 López Bello, Samuel Edmundo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ogliari, Lucas Nunes
López Bello, Samuel Edmundo
dc.subject.por.fl_str_mv Etnomatemática
Merenda escolar
topic Etnomatemática
Merenda escolar
Ethnomathematical
Language-games
Practice
Problem Situation
Mathematics
dc.subject.eng.fl_str_mv Ethnomathematical
Language-games
Practice
Problem Situation
Mathematics
description O presente artigo problematiza as práticas de cozinheiras sob uma perspectiva analítica da linguagem, através dos estudos de Wittgenstein e suas contribuições para a compreensão dos jogos de linguagem. Por meio de uma reflexão gramatical sobre a produção simbólica acerca de elementos relacionados à matemática na prática de profissionais da cozinha, colocamos sob suspeita as ações pedagógicas quando entrelaçadas aos estudos etnomatemáticos e à produção de situações-problema que visam aproximar as práticas matemáticas de diferentes grupos culturais da matemática escolar. Tendências como esta “revestem” os conhecimentos matemáticos com o intuito de dar sentido ao conhecimento através destas práticas. A partir de relatos de cozinheiras escolares, extraídos de uma pesquisa de campo, discorremos sobre a natureza do conhecimento matemático na perspectiva wittgensteiniana, ressaltando as transformações de proporções e medidas recorrentes da prática cotidiana das profissionais. Com base em uma análise gramatical, tecemos argumentos que se contrapõem ao entendimento de que é possível traduzir determinados procedimentos das práticas matemáticas de distintos grupos culturais para o entendimento da prática escolar. Apontamos, ao final, novos caminhos para as ações pedagógicas que envolvem o ensino de matemática e os estudos de etnomatemática, com vistas às problematizações indisciplinares.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-03-20T02:27:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/173626
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2011-5474
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001058946
identifier_str_mv 2011-5474
001058946
url http://hdl.handle.net/10183/173626
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Latinoamericana de Etnomatemática: perspectivas socioculturales de la Educación Matemática. San Juan de Pasto, Colombia. Vol. 10, n. 3, (out. 2017/fev. 2018), p. 19-38
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173626/1/001058946.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173626/2/001058946.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 865e24f5d0a4b90ad665126668cc9eca
e7262ac2535bd06bb23040af330250e2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224939723816960