A responsabilidade dos influencers : uma análise a partir do Fyre Festival, a maior festa que jamais aconteceu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ody, Lisiane Feiten Wingert
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: D'Aquino, Lúcia Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/233869
Resumo: O artigo trata da responsabilidade civil dos influencers, a partir de documentário que narra o escândalo do Fyre Festival. Na primeira parte, aborda a publicidade não identificada que realizam, demonstrando que incorrem em responsabilidade solidária com o fornecedor, em caso de dano a consumidor. Na segunda parte, examina sua atuação fora do âmbito consumerista, na promoção de conteúdo falso ou de outra forma prejudicial, defendendo a tese de que se trata de caso de responsabilidade aquiliana, sem presunção de culpa. A pesquisa é relevante por oferecer critérios para a responsabilidade dos influenciadores digitais em diferentes hipóteses.
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spelling Ody, Lisiane Feiten WingertD'Aquino, Lúcia Souza2022-01-07T04:30:32Z20212316-8374http://hdl.handle.net/10183/233869001135749O artigo trata da responsabilidade civil dos influencers, a partir de documentário que narra o escândalo do Fyre Festival. Na primeira parte, aborda a publicidade não identificada que realizam, demonstrando que incorrem em responsabilidade solidária com o fornecedor, em caso de dano a consumidor. Na segunda parte, examina sua atuação fora do âmbito consumerista, na promoção de conteúdo falso ou de outra forma prejudicial, defendendo a tese de que se trata de caso de responsabilidade aquiliana, sem presunção de culpa. A pesquisa é relevante por oferecer critérios para a responsabilidade dos influenciadores digitais em diferentes hipóteses.The article examines the liability of social media influencers considering the documentary about the Fyre Festival scandal. The first part analyses consumer law and the unidentified publicity influencers provide showing that they share joint liability with the businessperson that hired them. The second part looks at the non-contractual (negligence/tort) liability of influencers, who disseminate false information. Forms of strict liability are also analysed, proving their liability is dependent on an act of fault or negligence. The research is relevant because cases of influencer liability are becoming more common, and the paper offers criteria for understanding different hypotheses.application/pdfporCivilística.com: Revista Eletrônica de Direito Civil. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 10, n. 3 (2021), p. 1-18Responsabilidade civilInfluenciador digitalDireito do consumidorResponsabilidade extracontratualLiability of social media influencerSome thoughts on the documentary fyreThe greatest party that never happenedA responsabilidade dos influencers : uma análise a partir do Fyre Festival, a maior festa que jamais aconteceuLiability of social media influencer: some thoughts on the documentary fyre: the greatest party that never happenedinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001135749.pdf.txt001135749.pdf.txtExtracted Texttext/plain61300http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233869/2/001135749.pdf.txtbfe0bf6b17716a99a5f0501caeb39eb9MD52ORIGINAL001135749.pdfTexto completoapplication/pdf283519http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233869/1/001135749.pdf4645edae555fead64b752068853e6255MD5110183/2338692022-02-22 05:02:01.642261oai:www.lume.ufrgs.br:10183/233869Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-02-22T08:02:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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