Utilização de tablet no processo de alfabetização de deficientes intelectuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tomasi, Tanira Carlesso
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/201431
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo construir uma proposta de aula tendo como apoio o Tablet com crianças Deficientes Intelectuais apontando alternativas de uso do mesmo na escola. A pesquisa é de caráter qualitativo, abordando estudos teóricos sobre deficiência intelectual e alfabetização e uso de tablets com deficientes intelectuais. Na sequência, desenvolve um plano de aula piloto e o aplicado com crianças da educação especial, em específico com deficientes intelectuais. Com base nas etapas realizadas, aponta benefícios e limitações do uso de tablets. Por fim, é elaborada uma proposta de aula para o uso dos mesmos com deficientes intelectuais, tendo como referência a aula piloto e os estudos teóricos realizados. O trabalho com alunos que possuem necessidades educativas especiais é desafiador para o professor. Crianças com deficiência intelectual quando inseridas no meio tecnológico e com a intervenção do professor, possuem boas oportunidades para explorar atividades sobre alfabetização e letramento e aprender através delas. Os tablets estão ganhando espaço em muitos ambientes escolares, vindo a ser um recurso de aprendizagem para mediação de alunos e professores. A sociedade requer possibilidades de aprendizagem diferenciadas, pelo fato de ter sujeitos com suas limitações e individualidades. Como resultado através da aplicação de uma proposta pedagógica de utilização dos tablets, podemos afirmar que os tablets podem complementar e favorecer o aprendizado dos alunos, sendo importante destacar que grande parte dos desafios da inserção desta tecnologia nas escolas estão relacionados à maneira com que o professor exerce sua função ao utilizar este recurso como ferramenta de aprendizagem, onde a maior parte destes tem pouca preparação, assim não tendo domínio na utilização. A criança com deficiência intelectual necessita de apoio e, para melhor aprimoramento da mesma é importante aliar a escola com a família, as duas unidas possibilitam um trabalho mais intenso, adequando o que for necessário, apoiando assim a criança.
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Crianças com deficiência intelectual quando inseridas no meio tecnológico e com a intervenção do professor, possuem boas oportunidades para explorar atividades sobre alfabetização e letramento e aprender através delas. Os tablets estão ganhando espaço em muitos ambientes escolares, vindo a ser um recurso de aprendizagem para mediação de alunos e professores. A sociedade requer possibilidades de aprendizagem diferenciadas, pelo fato de ter sujeitos com suas limitações e individualidades. Como resultado através da aplicação de uma proposta pedagógica de utilização dos tablets, podemos afirmar que os tablets podem complementar e favorecer o aprendizado dos alunos, sendo importante destacar que grande parte dos desafios da inserção desta tecnologia nas escolas estão relacionados à maneira com que o professor exerce sua função ao utilizar este recurso como ferramenta de aprendizagem, onde a maior parte destes tem pouca preparação, assim não tendo domínio na utilização. A criança com deficiência intelectual necessita de apoio e, para melhor aprimoramento da mesma é importante aliar a escola com a família, as duas unidas possibilitam um trabalho mais intenso, adequando o que for necessário, apoiando assim a criança.The present work aims to build a class proposal having as support the Tablet with children with intellectual disabilities pointing alternatives of use in the school. The research is qualitative, addressing theoretical studies on intellectual disabilities and literacy and use of tablets with intellectual disabilities. It then develops a pilot lesson plan and applied it to special education children, specifically those with intellectual disabilities. Based on the steps taken, points out benefits and limitations of using tablets. Finally, a class proposal is elaborated for their use with intellectual disabilities, having as reference the pilot class and the theoretical studies. Working with students who have special educational needs is challenging for the teacher. Children with intellectual disabilities, when inserted in the technological environment and with the intervention of the teacher, have good opportunities to explore and learn about literacy and literacy activities. Tablets are gaining ground in many school environments, becoming a learning resource for student and teacher mediation. Society requires differentiated learning possibilities because it has subjects with their limitations and individualities. As a result of the application of a pedagogical proposal for the use of tablets, we can say that tablets can complement and favor students' learning. It is important to highlight that most of the challenges of inserting this technology in schools are related to the way teachers It performs its function by using this resource as a learning tool, where most of them have little preparation, thus not having mastery in use. Children with intellectual disabilities need support, and for better improvement it is important to combine the school with the family, the two together enable more intense work, adjusting what is necessary, thus supporting the child.application/pdfporAlfabetizaçãoDeficiência intelectualLiteracyIntellectual DisabilityTabletUtilização de tablet no processo de alfabetização de deficientes intelectuaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019especializaçãoCurso de Especialização em Informática Instrumental para Professores da Educação Básica a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001105275.pdf.txt001105275.pdf.txtExtracted Texttext/plain68490http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201431/2/001105275.pdf.txt90c2d477aa706f3043906afa8a1ff5cbMD52ORIGINAL001105275.pdfTexto completoapplication/pdf280844http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201431/1/001105275.pdf08408893f85c20ae384450268a46b718MD5110183/2014312019-11-09 04:50:18.824913oai:www.lume.ufrgs.br:10183/201431Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-11-09T06:50:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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