A música como ferramenta de ensino e aprendizagem: estudo de caso com um estudante com deficiência intelectual.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Felippe, Aline Cristina Totina
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/235597
Resumo: A música como ferramenta no processo educacional desperta a motivação, a motivação desperta a atenção, esta, por sua vez, promove a memorização e, então, se consolida a aprendizagem significativa. O objetivo principal do estudo foi o desenvolvimento de um produto educacional, um kit de mídia, com vídeos musicais que pudessem favorecer o desenvolvimento da consciência fonológica e a aprendizagem da relação fonema-grafema, baseando-se em um estudo de caso com um estudante do 3º ano do Ensino Fundamental com deficiência intelectual. Buscou-se através da música, das letras e de sequências didáticas proporcionar o desenvolvimento das habilidades visuais e auditivas, envolvidas na consciência fonológica e associação fonema-grafema, e, deste modo, favorecer o processo de alfabetização. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, exploratória, envolvendo o desenvolvimento de um produto (kit mídia) e sua aplicação em um estudo de caso. Foram desenvolvidos dez vídeos musicais, com animações gráficas que favorecem a visualização da fonoarticulação dos fonemas e a representação dos seus respectivos grafemas. Por meio dos resultados da sondagem da leitura e escrita, percebeu-se o desenvolvimento do aluno. Sendo assim, a presente pesquisa apontou possibilidades para despertar a motivação e aprendizado da leitura e da escrita por meio da música.
id UNSP_127a415b1675bddc6365992478d774db
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/235597
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A música como ferramenta de ensino e aprendizagem: estudo de caso com um estudante com deficiência intelectual.The music as a teaching and learning tool: case study with a student with intellectual disabilitiesDeficiência intelectualAlfabetizaçãoMúsicaIntellectual disabilityLiteracyMusicA música como ferramenta no processo educacional desperta a motivação, a motivação desperta a atenção, esta, por sua vez, promove a memorização e, então, se consolida a aprendizagem significativa. O objetivo principal do estudo foi o desenvolvimento de um produto educacional, um kit de mídia, com vídeos musicais que pudessem favorecer o desenvolvimento da consciência fonológica e a aprendizagem da relação fonema-grafema, baseando-se em um estudo de caso com um estudante do 3º ano do Ensino Fundamental com deficiência intelectual. Buscou-se através da música, das letras e de sequências didáticas proporcionar o desenvolvimento das habilidades visuais e auditivas, envolvidas na consciência fonológica e associação fonema-grafema, e, deste modo, favorecer o processo de alfabetização. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, exploratória, envolvendo o desenvolvimento de um produto (kit mídia) e sua aplicação em um estudo de caso. Foram desenvolvidos dez vídeos musicais, com animações gráficas que favorecem a visualização da fonoarticulação dos fonemas e a representação dos seus respectivos grafemas. Por meio dos resultados da sondagem da leitura e escrita, percebeu-se o desenvolvimento do aluno. Sendo assim, a presente pesquisa apontou possibilidades para despertar a motivação e aprendizado da leitura e da escrita por meio da música.Music, as a tool in the educational process, awakens motivation, motivation awakens attention and this, in turn, promotes memorization and, then, consolidates meaningful learning. The main objective of the study was the development of an educational product, a medi a kit, with music videos that could favor the development of phonological awareness and the learning of the phonemegrapheme relationship, based on a case study with a student of the 3rd year of Elementary School with intellectual disabilities. It was soug ht through music, lyrics , and didactic sequences to provide the development of visual and auditory skills, involved in phonological awareness and phonemegrapheme association, and, in this way, to favor the literacy process. This is a qualitative, explorat ory research, involving the development of a product (media kit) and its application in a case study. Ten music videos were developed, with graphic animations that favor the visualization of the phonoarticulation of the phonemes and the representation of t heir respective graphemes. From the results of the reading and writing survey, the student's development was noticed. Therefore, the present research pointed out possibilities to awaken the motivation and learning of reading and writing using music.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Capellini, Vera Lúcia Messias Fialho [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Felippe, Aline Cristina Totina2022-07-14T12:43:06Z2022-07-14T12:43:06Z2022-05-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23559733004056091P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-29T06:25:44Zoai:repositorio.unesp.br:11449/235597Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-29T06:25:44Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A música como ferramenta de ensino e aprendizagem: estudo de caso com um estudante com deficiência intelectual.
The music as a teaching and learning tool: case study with a student with intellectual disabilities
title A música como ferramenta de ensino e aprendizagem: estudo de caso com um estudante com deficiência intelectual.
spellingShingle A música como ferramenta de ensino e aprendizagem: estudo de caso com um estudante com deficiência intelectual.
Felippe, Aline Cristina Totina
Deficiência intelectual
Alfabetização
Música
Intellectual disability
Literacy
Music
title_short A música como ferramenta de ensino e aprendizagem: estudo de caso com um estudante com deficiência intelectual.
title_full A música como ferramenta de ensino e aprendizagem: estudo de caso com um estudante com deficiência intelectual.
title_fullStr A música como ferramenta de ensino e aprendizagem: estudo de caso com um estudante com deficiência intelectual.
title_full_unstemmed A música como ferramenta de ensino e aprendizagem: estudo de caso com um estudante com deficiência intelectual.
title_sort A música como ferramenta de ensino e aprendizagem: estudo de caso com um estudante com deficiência intelectual.
author Felippe, Aline Cristina Totina
author_facet Felippe, Aline Cristina Totina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Capellini, Vera Lúcia Messias Fialho [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Felippe, Aline Cristina Totina
dc.subject.por.fl_str_mv Deficiência intelectual
Alfabetização
Música
Intellectual disability
Literacy
Music
topic Deficiência intelectual
Alfabetização
Música
Intellectual disability
Literacy
Music
description A música como ferramenta no processo educacional desperta a motivação, a motivação desperta a atenção, esta, por sua vez, promove a memorização e, então, se consolida a aprendizagem significativa. O objetivo principal do estudo foi o desenvolvimento de um produto educacional, um kit de mídia, com vídeos musicais que pudessem favorecer o desenvolvimento da consciência fonológica e a aprendizagem da relação fonema-grafema, baseando-se em um estudo de caso com um estudante do 3º ano do Ensino Fundamental com deficiência intelectual. Buscou-se através da música, das letras e de sequências didáticas proporcionar o desenvolvimento das habilidades visuais e auditivas, envolvidas na consciência fonológica e associação fonema-grafema, e, deste modo, favorecer o processo de alfabetização. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, exploratória, envolvendo o desenvolvimento de um produto (kit mídia) e sua aplicação em um estudo de caso. Foram desenvolvidos dez vídeos musicais, com animações gráficas que favorecem a visualização da fonoarticulação dos fonemas e a representação dos seus respectivos grafemas. Por meio dos resultados da sondagem da leitura e escrita, percebeu-se o desenvolvimento do aluno. Sendo assim, a presente pesquisa apontou possibilidades para despertar a motivação e aprendizado da leitura e da escrita por meio da música.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-14T12:43:06Z
2022-07-14T12:43:06Z
2022-05-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/235597
33004056091P0
url http://hdl.handle.net/11449/235597
identifier_str_mv 33004056091P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799965755525038080