Acesso aos medicamentos essenciais : grau de satisfação dos usuários em Itaqui - RS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/67688 |
Resumo: | O acesso universal e igualitário às ações e serviços para a promoção, proteção e recuperação da saúde, em todos os níveis de complexidade, é um direito fundamental a todo cidadão brasileiro. Este estudo objetivou descrever o grau de satisfação dos usuários do Sistema Único de Saúde – SUS – em relação ao acesso a medicamentos nos serviços de saúde no município de Itaqui – RS. O grau de satisfação do usuário foi avaliado em relação à disponibilidade, acessibilidade, acolhimento e aceitabilidade de medicamentos na rede básica de saúde. Questionários foram aplicados nas quatro unidades de saúde onde há dispensação de medicamentos em uma amostra de conveniência constituída por 151 usuários, sendo 95 do Centro de Saúde, onde está localizada a Farmácia Municipal, e 56 nas unidades da Estratégia Saúde da Família, instaladas na periferia da cidade. Em uma escala cujo máximo seria 5 pontos, disponibilidade dos medicamentos apresentou o menor nível de satisfação (3,75), ao passo que acessibilidade, acolhimento e aceitabilidade atingiram média de satisfação de 4,2. Os usuários demonstraram maior satisfação quanto ao horário de funcionamento das unidades (4,2), facilidade no acesso (4,2), qualidade no atendimento (4,3) e comunicação dos atendentes com o usuário (4,3). Os resultados apontam necessidade de ser aprimorada a gestão da assistência farmacêutica do município no que se refere à disponibilidade dos medicamentos essenciais e implantar a informatização dos serviços para contribuir na melhoria da oferta de medicamentos do município. |
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Goulart, Eliane PifferoBordin, RonaldoStopiglia, Cheila Denise Ottonelli2013-03-15T01:42:52Z2012http://hdl.handle.net/10183/67688000870163O acesso universal e igualitário às ações e serviços para a promoção, proteção e recuperação da saúde, em todos os níveis de complexidade, é um direito fundamental a todo cidadão brasileiro. Este estudo objetivou descrever o grau de satisfação dos usuários do Sistema Único de Saúde – SUS – em relação ao acesso a medicamentos nos serviços de saúde no município de Itaqui – RS. O grau de satisfação do usuário foi avaliado em relação à disponibilidade, acessibilidade, acolhimento e aceitabilidade de medicamentos na rede básica de saúde. Questionários foram aplicados nas quatro unidades de saúde onde há dispensação de medicamentos em uma amostra de conveniência constituída por 151 usuários, sendo 95 do Centro de Saúde, onde está localizada a Farmácia Municipal, e 56 nas unidades da Estratégia Saúde da Família, instaladas na periferia da cidade. Em uma escala cujo máximo seria 5 pontos, disponibilidade dos medicamentos apresentou o menor nível de satisfação (3,75), ao passo que acessibilidade, acolhimento e aceitabilidade atingiram média de satisfação de 4,2. Os usuários demonstraram maior satisfação quanto ao horário de funcionamento das unidades (4,2), facilidade no acesso (4,2), qualidade no atendimento (4,3) e comunicação dos atendentes com o usuário (4,3). Os resultados apontam necessidade de ser aprimorada a gestão da assistência farmacêutica do município no que se refere à disponibilidade dos medicamentos essenciais e implantar a informatização dos serviços para contribuir na melhoria da oferta de medicamentos do município.The universal and equal access to actions and services for the promotion, protection and restoration of health in all levels of complexity, is a fundamental right to every Brazilian citizen. This study aimed to describe the degree of satisfaction of users of the Brazilian public Health System – SUS – in relation to drugs access in the municipal health services of Itaqui – RS. The degree of user satisfaction was assessed in relation to the availability, accessibility, acceptance and acceptability of drugs in primary healthcare. Questionnaires were applied to the four health units where there are dispensing drugs in a convenience sample consisting of 151 users, 95 users of the Health Center and 56 users of the Family Health Strategy units, installed in the outskirts city. On a scale whose maximum would be 5 points, availability of drugs had the lowest level of satisfaction (3.75), while accessibility, acceptance and acceptability of satisfaction reached an average of 4.2. The users showed greater satisfaction with the operation hours of the units (4.2), easiness of access (4.2), quality of care (4.3) and the attendants communicability (4.3).The results indicated the need to be improved the management of pharmaceutical services in the municipality with regard to the availability of essential drugs and implement the services informatization to improve the drugs supply in the local health system.application/pdfporGestão em saúdeAvaliação em saúdePolíticas públicasSistema Único de SaúdePublic policyHealth evaluationHealth managementUser satisfactionAccess to health servicesAcesso aos medicamentos essenciais : grau de satisfação dos usuários em Itaqui - RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Gestão em Saúde UABinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000870163.pdf000870163.pdfTexto completoapplication/pdf1065953http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67688/1/000870163.pdf8e75e83ee106d105564816ad4978ea90MD51TEXT000870163.pdf.txt000870163.pdf.txtExtracted Texttext/plain67497http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67688/2/000870163.pdf.txt337144fdd60ca7ca03e5304f2185bac7MD52THUMBNAIL000870163.pdf.jpg000870163.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1036http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67688/3/000870163.pdf.jpg796f08dfeefbfa20d070477a6b88816fMD5310183/676882018-10-17 08:06:08.872oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67688Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T11:06:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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