Transformações paradigmáticas do cuidado a partir do "mundo-vivido" de enfermeiros pediatras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ojeda, Beatriz Sebben
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/251905
Resumo: Este estudo teve como propósito desvelar o processo de desenvolvimento de enfermeiros que trabalham na área do cuidado à criança e compreender como se processam as transformações paradigmáticas do cuidado à partir das vivências diárias. Os participantes foram em número de dez (10), todos do sexo feminino, que apresentam uma ampla experiência na área do cuidado à criança. A entrevista dialógica, semi estruturada, gravada, foi o instrumento utilizado. Esta investigação adota uma abordagem qualitativa, fundamentada na fenomenologia de Merleau-Ponty (1975). Sua constru ção segue as quatro fases apontadas por Giorgi (1985) e Comiotto (1992). Os resultados revelaram qua tro essências fenomenológicas: Construindo-se a si Mesmo; Descoberta do Significado do Cuidado à Criança; Enfermeiro como Educador; Percepção do Constante Devir. A partir das essências surgiram as dimensões fenomenológicas que foram em número de catorze (14). Este trabalho propiciou refle xões sobre o processo relaciona/ que envolve o ato de cuidar.
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spelling Ojeda, Beatriz Sebben2022-11-26T05:01:56Z19970102-6933http://hdl.handle.net/10183/251905000155896Este estudo teve como propósito desvelar o processo de desenvolvimento de enfermeiros que trabalham na área do cuidado à criança e compreender como se processam as transformações paradigmáticas do cuidado à partir das vivências diárias. Os participantes foram em número de dez (10), todos do sexo feminino, que apresentam uma ampla experiência na área do cuidado à criança. A entrevista dialógica, semi estruturada, gravada, foi o instrumento utilizado. Esta investigação adota uma abordagem qualitativa, fundamentada na fenomenologia de Merleau-Ponty (1975). Sua constru ção segue as quatro fases apontadas por Giorgi (1985) e Comiotto (1992). Os resultados revelaram qua tro essências fenomenológicas: Construindo-se a si Mesmo; Descoberta do Significado do Cuidado à Criança; Enfermeiro como Educador; Percepção do Constante Devir. A partir das essências surgiram as dimensões fenomenológicas que foram em número de catorze (14). Este trabalho propiciou refle xões sobre o processo relaciona/ que envolve o ato de cuidar.The aim of this study is revealing the work process development of nurses which works in the child care area and to understand how paradigmatical transformations of model and care occur from the daily experience. The participants were ten (1 O) nurses, ali of them, females of long experience in the area o f child care. This investigation follows the four steps indicated by Giorgi (1985) and Comiotto (1992). The results showed four phenomenological essences: building one's sell; the discovery of the child care significance; the nurse as educator; the perception o f the constant series o f transformations. Starting from the essences, the phenomenologica dimensions appear in number of fourteen (14). This work provided profound reflections about the relationship of the process and the act of care.Este estudio tuvo como propósito desvelar el proceso de desenvolvimiento de enfermeros que trabajan en el área del cuidado al nino y comprender como se procesan las transformaciones paradig máticas del cuidado a partir de las vivencias diarias. Los participantes fueron diez, todos de/ sexo teme nino, que presentaron una amplia experiencia en el área del cuidado ai nino. La entrevista dialogística, semiestructurada, grabada, fue el instrumento utilizado. Esta investigación adopta un abordaje cualita tivo, fundamentada en la fenomenología de Merleau-Ponty (1975). Su construcción sigue las cuatro fases apuntadas por Giorgi (1985) y Comiotto (1992). Los resultados revelaron cuatro esencias fenomenoló gicas: construyéndose a si mismo; descubierta del significado del cuidado al nino; enfermero como educador y percepción del constante devenir. A partir de las esencias surgieron las dimensiones feno menológicas, en número de catorce. Este trabajo propició reflexiones acerca del proceso relacional que envuelve el acto de cuidar.application/pdfporRevista gaúcha de enfermagem. Porto Alegre. Vol. 18, n. 1 (jan. 1997), p. 63-70Enfermagem pediátricaparadigms of care in nursingpediatric nursesphenomenologyparadigmas del cuidado en enfermeríaenfermeros pediatrasfenomenologíaTransformações paradigmáticas do cuidado a partir do "mundo-vivido" de enfermeiros pediatrasParadigmatical transformations of care through the pediatrics nurses experiences info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000155896.pdf.txt000155896.pdf.txtExtracted Texttext/plain34598http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251905/2/000155896.pdf.txtf93245df6f6b75acdf34d3b4226be86bMD52ORIGINAL000155896.pdfTexto completoapplication/pdf2419983http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251905/1/000155896.pdf4d30fedadd547e8a45b6627e411edd98MD5110183/2519052022-11-28 05:48:03.066617oai:www.lume.ufrgs.br:10183/251905Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-11-28T07:48:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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