Fotografar para compreender : relato de experiência e reflexões a partir das lentes trabalho, gestão e subjetividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scherer, Laura Alves
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Vaclavik, Márcia Cristiane, Grisci, Carmem Ligia Iochins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/194715
Resumo: O presente artigo parte da ideia de que os modos de trabalhar têm implicações diretas na constituição do sujeito, e constitui-se de um relato de experiência referente a uma atividade fotográfica desenvolvida em disciplina de um Programa de Pós-Graduação em Administração. Objetiva refletir sobre o uso da fotografia como potencializador da compreensão teórica em Administração. Aproxima-se, assim, do conceito de autoetnografia de Jones (2005) que busca tecer conexões entre vida e arte, experiência e teoria. O artigo apresenta um panorama teórico sobre “fotografia” e “trabalho, gestão e subjetividade”, que embasou as atividades realizadas na disciplina. Desenvolvemos reflexões a partir de duas narrativas a respeito da vivência desafiadora de fotografar práticas de trabalho e de gestão no cotidiano. Discutimos acerca dos modos de estudar, considerando os múltiplos papéis a que são desafiados os integrantes de pós-graduação nos contextos de ensino-aprendizagem, pesquisa e extensão. Argumentamos em favor da interação da arte com a produção científica, por entender que a experiência levou à qualificação do olhar e, assim, possibilitou novas formas de apreensão da teoria em campo.
id UFRGS-2_ee4256cfa9576bc923130f3797fdd843
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194715
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Scherer, Laura AlvesVaclavik, Márcia CristianeGrisci, Carmem Ligia Iochins2019-05-29T02:43:45Z20181677-7387http://hdl.handle.net/10183/194715001090041O presente artigo parte da ideia de que os modos de trabalhar têm implicações diretas na constituição do sujeito, e constitui-se de um relato de experiência referente a uma atividade fotográfica desenvolvida em disciplina de um Programa de Pós-Graduação em Administração. Objetiva refletir sobre o uso da fotografia como potencializador da compreensão teórica em Administração. Aproxima-se, assim, do conceito de autoetnografia de Jones (2005) que busca tecer conexões entre vida e arte, experiência e teoria. O artigo apresenta um panorama teórico sobre “fotografia” e “trabalho, gestão e subjetividade”, que embasou as atividades realizadas na disciplina. Desenvolvemos reflexões a partir de duas narrativas a respeito da vivência desafiadora de fotografar práticas de trabalho e de gestão no cotidiano. Discutimos acerca dos modos de estudar, considerando os múltiplos papéis a que são desafiados os integrantes de pós-graduação nos contextos de ensino-aprendizagem, pesquisa e extensão. Argumentamos em favor da interação da arte com a produção científica, por entender que a experiência levou à qualificação do olhar e, assim, possibilitou novas formas de apreensão da teoria em campo.The present paper starts from the idea that the ways of working have direct implications in the constitution of the person, and is constituted of an experience report referring to a photographic activity developed in discipline of a Postgraduate Program in Administration. It aims to reflect about the use of photography as a lever of theoretical understanding in Administration. Thus, it approaches at Jones’s (2005) concept of autoethnography that seeks to weave connections between life and art, experience and theory. The paper presents a theoretical panorama about “photography” and “work, management and subjectivity”, which supported the activities carried out in the discipline. We developed reflections based on two narratives about the challenging experience of photographing work and management practices in everyday life. We discuss ways of studying, considering the multiple roles that postgraduate students are challenged in teaching-learning, research and extension contexts. We argue in favor of the interaction of art with scientific production, by understanding that experience led to the look qualification and, therefore, enabled new forms of apprehension of theory in the field.application/pdfporRevista eletrônica de Ciência Administrativa. Campo Largo. Vol. 17, n. 3 (set./dez. 2018), p. 410-429FotografiaRelato de experiênciaSubjetividadeGestãoTrabalhoPhotographyExperience reportWorkManagementSubjectivityFotografar para compreender : relato de experiência e reflexões a partir das lentes trabalho, gestão e subjetividadePhotographing to understand : experience report and reflections from the lens of work, management and subjectivityinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001090041.pdf.txt001090041.pdf.txtExtracted Texttext/plain71071http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194715/2/001090041.pdf.txtdb64689c250ee033f3d041c4ebffec95MD52ORIGINAL001090041.pdfTexto completoapplication/pdf1678517http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194715/1/001090041.pdfae8f3d8d7e30d8b98ac34536a0e8d8d9MD5110183/1947152019-05-30 02:41:02.089807oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194715Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-05-30T05:41:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Fotografar para compreender : relato de experiência e reflexões a partir das lentes trabalho, gestão e subjetividade
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Photographing to understand : experience report and reflections from the lens of work, management and subjectivity
title Fotografar para compreender : relato de experiência e reflexões a partir das lentes trabalho, gestão e subjetividade
spellingShingle Fotografar para compreender : relato de experiência e reflexões a partir das lentes trabalho, gestão e subjetividade
Scherer, Laura Alves
Fotografia
Relato de experiência
Subjetividade
Gestão
Trabalho
Photography
Experience report
Work
Management
Subjectivity
title_short Fotografar para compreender : relato de experiência e reflexões a partir das lentes trabalho, gestão e subjetividade
title_full Fotografar para compreender : relato de experiência e reflexões a partir das lentes trabalho, gestão e subjetividade
title_fullStr Fotografar para compreender : relato de experiência e reflexões a partir das lentes trabalho, gestão e subjetividade
title_full_unstemmed Fotografar para compreender : relato de experiência e reflexões a partir das lentes trabalho, gestão e subjetividade
title_sort Fotografar para compreender : relato de experiência e reflexões a partir das lentes trabalho, gestão e subjetividade
author Scherer, Laura Alves
author_facet Scherer, Laura Alves
Vaclavik, Márcia Cristiane
Grisci, Carmem Ligia Iochins
author_role author
author2 Vaclavik, Márcia Cristiane
Grisci, Carmem Ligia Iochins
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Scherer, Laura Alves
Vaclavik, Márcia Cristiane
Grisci, Carmem Ligia Iochins
dc.subject.por.fl_str_mv Fotografia
Relato de experiência
Subjetividade
Gestão
Trabalho
topic Fotografia
Relato de experiência
Subjetividade
Gestão
Trabalho
Photography
Experience report
Work
Management
Subjectivity
dc.subject.eng.fl_str_mv Photography
Experience report
Work
Management
Subjectivity
description O presente artigo parte da ideia de que os modos de trabalhar têm implicações diretas na constituição do sujeito, e constitui-se de um relato de experiência referente a uma atividade fotográfica desenvolvida em disciplina de um Programa de Pós-Graduação em Administração. Objetiva refletir sobre o uso da fotografia como potencializador da compreensão teórica em Administração. Aproxima-se, assim, do conceito de autoetnografia de Jones (2005) que busca tecer conexões entre vida e arte, experiência e teoria. O artigo apresenta um panorama teórico sobre “fotografia” e “trabalho, gestão e subjetividade”, que embasou as atividades realizadas na disciplina. Desenvolvemos reflexões a partir de duas narrativas a respeito da vivência desafiadora de fotografar práticas de trabalho e de gestão no cotidiano. Discutimos acerca dos modos de estudar, considerando os múltiplos papéis a que são desafiados os integrantes de pós-graduação nos contextos de ensino-aprendizagem, pesquisa e extensão. Argumentamos em favor da interação da arte com a produção científica, por entender que a experiência levou à qualificação do olhar e, assim, possibilitou novas formas de apreensão da teoria em campo.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-29T02:43:45Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/194715
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1677-7387
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001090041
identifier_str_mv 1677-7387
001090041
url http://hdl.handle.net/10183/194715
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista eletrônica de Ciência Administrativa. Campo Largo. Vol. 17, n. 3 (set./dez. 2018), p. 410-429
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194715/2/001090041.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194715/1/001090041.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv db64689c250ee033f3d041c4ebffec95
ae8f3d8d7e30d8b98ac34536a0e8d8d9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224966803292160