O estatuto da imagem-pulsão em Cronicamente Inviável e Amarelo Manga
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/238059 |
Resumo: | Este artigo retoma o debate inaugurado por Gilles Deleuze sobre a imagem-pulsão e avalia como tais imagens se fazem presentes no cinema brasileiro contemporâneo. O trabalho recua até Sigmund Freud para explicitar o conceito de pulsão e até Herbert Marcuse para pensar o engajamento das pulsões nas relações socioculturais. Neste percurso, descreve-se uma nova forma de pensamento no cinema a partir do conceito. No contexto do cinema brasileiro, identificou-se que não há um filme constituído unicamente por imagens-pulsão, em lugar disso, elas se encontram dispersas em cenas de diferentes filmes, desempenhando funções diversas nas relações entre mundos originários e derivados |
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Silva, Alexandre Rocha daLeites, Bruno Bueno PintoLuz, Guilherme Gonçalves da2022-04-29T04:42:36Z20141984-0292http://hdl.handle.net/10183/238059000951866Este artigo retoma o debate inaugurado por Gilles Deleuze sobre a imagem-pulsão e avalia como tais imagens se fazem presentes no cinema brasileiro contemporâneo. O trabalho recua até Sigmund Freud para explicitar o conceito de pulsão e até Herbert Marcuse para pensar o engajamento das pulsões nas relações socioculturais. Neste percurso, descreve-se uma nova forma de pensamento no cinema a partir do conceito. No contexto do cinema brasileiro, identificou-se que não há um filme constituído unicamente por imagens-pulsão, em lugar disso, elas se encontram dispersas em cenas de diferentes filmes, desempenhando funções diversas nas relações entre mundos originários e derivadosThis paper aims to continue the debate began by Gilles Deleuze about the impulse-image and evaluate in which ways these images exist in contemporary Brazilian cinema. In order to describe how the impulse-images produce a new thought in Cinema, it`s retrieved the psychoanalytic concept of Drive in Sigmund Freud`s theory and its use by Herbert Marcuse in Sociology. In this work, it`s concluded that the impulse-image in contemporary cinema does not characterize films in its strict sense, but it`s found dispersed in scenes from different films, also having an important role in the relationships between originary worlds and derived milieux.application/pdfporFractal Revista de Psicologia. Niterói, RJ. Vol. 26, nesp (2014), p. 629-644Cinema brasileiroImpulse-imageCinemaBrazilian cinemaO estatuto da imagem-pulsão em Cronicamente Inviável e Amarelo MangaThe constitution of the impulse-image in chronically unfeasible and mango yellow info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000951866.pdf.txt000951866.pdf.txtExtracted Texttext/plain40198http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238059/2/000951866.pdf.txtad6ca07fee5d2370604826599521ff2dMD52ORIGINAL000951866.pdfTexto completoapplication/pdf2371934http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238059/1/000951866.pdfe33966d386aec98bcded397701087032MD5110183/2380592022-04-30 04:54:02.972268oai:www.lume.ufrgs.br:10183/238059Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-30T07:54:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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