Does clinical experience impact students’ capacity to diagnose dentoalveolar disorders using intraoral radiography?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hilgert, Eduarda Adams
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silveira, Heraldo Luis Dias da, Vizzotto, Mariana Boessio, Silveira, Priscila Fernanda da, Arús, Nádia Assein
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/225907
Resumo: Introdução: O domínio da interpretação radiográfica contribui para o correto diagnóstico de alterações do complexo dento-alveolar, e seu aprimoramento durante o período da graduação é essencial. No momento em que se inicia a carreira profissional fora da faculdade, é esperado que o conhecimento teórico adquirido, associado à experiência clínica durante a graduação, melhore a performance diagnóstica do dentista. Objetivo: Esse estudo objetivou avaliar diagnósticos feitos a partir de exames radiográficos intrabucais, realizados por alunos de graduação de uma faculdade de odontologia do sul do Brasil, antes e após a sua introdução na prática clínica. Materiais e métodos: Para tal, diagnósticos de radiografias interproximais e periapicais, feitos durantes o Segundo ano (T0) e Quarto ano (T1) do curso de graduação, foram avaliados. Uma análise descritiva foi expressa e o teste de McNemar foi realizado para comparar as respostas em T0 e T1. Resultados: Quinze alunos completaram os dois questionários. De uma forma geral, a porcentagem de respostas corretas em T0 foi de 70.5%, e em T1 foi de 61.6%, com uma diferença significativa entre elas (p = 0.024). Discussão: Este estudo salienta a necessidade de estratégias educacionais que melhorem a competência diagnóstica durante as atividades clínicas da graduação, uma vez que exames radiográficos são essenciais em todas as áreas da odontologia. Conclusão: Neste estudo, o correto diagnóstico de alterações dentoalveolares a partir de radiografias intraorais apresentou uma redução significativa após os primeiros anos de prática clínica.
id UFRGS-2_ee71bdaca909140cab0ce0efef8e3c98
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225907
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Hilgert, Eduarda AdamsSilveira, Heraldo Luis Dias daVizzotto, Mariana BoessioSilveira, Priscila Fernanda daArús, Nádia Assein2021-08-19T04:33:38Z20200566-1854http://hdl.handle.net/10183/225907001130305Introdução: O domínio da interpretação radiográfica contribui para o correto diagnóstico de alterações do complexo dento-alveolar, e seu aprimoramento durante o período da graduação é essencial. No momento em que se inicia a carreira profissional fora da faculdade, é esperado que o conhecimento teórico adquirido, associado à experiência clínica durante a graduação, melhore a performance diagnóstica do dentista. Objetivo: Esse estudo objetivou avaliar diagnósticos feitos a partir de exames radiográficos intrabucais, realizados por alunos de graduação de uma faculdade de odontologia do sul do Brasil, antes e após a sua introdução na prática clínica. Materiais e métodos: Para tal, diagnósticos de radiografias interproximais e periapicais, feitos durantes o Segundo ano (T0) e Quarto ano (T1) do curso de graduação, foram avaliados. Uma análise descritiva foi expressa e o teste de McNemar foi realizado para comparar as respostas em T0 e T1. Resultados: Quinze alunos completaram os dois questionários. De uma forma geral, a porcentagem de respostas corretas em T0 foi de 70.5%, e em T1 foi de 61.6%, com uma diferença significativa entre elas (p = 0.024). Discussão: Este estudo salienta a necessidade de estratégias educacionais que melhorem a competência diagnóstica durante as atividades clínicas da graduação, uma vez que exames radiográficos são essenciais em todas as áreas da odontologia. Conclusão: Neste estudo, o correto diagnóstico de alterações dentoalveolares a partir de radiografias intraorais apresentou uma redução significativa após os primeiros anos de prática clínica.Introduction: Mastery of interpretation of radiographic images is a contributing factor in correct diagnosis of conditions affecting the dentoalveolar apparatus. It is therefore essential that students’ perfect these skills while studying for their degrees. Once they embark upon their professional careers outside of the university setting, it is expected that the theoretical knowledge and clinical experience accumulated during the course of their studies will have led to improved diagnostic performance. Objective: The objective of this study was to evaluate diagnoses made using intraoral radiographs by undergraduate students at a School of Dentistry in the South of Brazil, before and after their introduction to clinical practice. Materials and methods: Diagnoses made during the second (T0) and fourth (T1) years of the undergraduate course in dentistry using interproximal and periapical radiographs were analyzed. Descriptive statistics were calculated and the McNemar test was used to compare answers at T0 and T1. Results: Fifteen students answered questionnaires at both T0 and T1. The overall percentage of correct answers was 70.5% at T0 and 61.6% at T1, with a significant difference (p = 0.024). Discussion: This study highlights the need for educational strategies that improve diagnostic competence during undergraduate clinical activities, since radiographic examinations are essential in all areas of dentistry. Conclusions: Therefore, it was concluded that the rate of correct diagnosis of dentoalveolar disorders by intraoral radiography decreased significantly after the initial years of clinical training.application/pdfengRevista da Faculdade de Odontologia de Porto Alegre. Porto Alegre. Vol. 61, n. 2 (2020), p. 7-12.DiagnósticoRadiografiaEstudantesEducational measurementRadiologyDiagnosisDoes clinical experience impact students’ capacity to diagnose dentoalveolar disorders using intraoral radiography?A experiência clínica influencia na capacidade de alunos para o diagnóstico de alterações dentoalveolares utilizando exames radiográficos intraorais? info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001130305.pdf.txt001130305.pdf.txtExtracted Texttext/plain18551http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225907/2/001130305.pdf.txt62ab7635881018988d56def252b55c6fMD52ORIGINAL001130305.pdfTexto completo (inglês)application/pdf299375http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225907/1/001130305.pdfac18796383e349c5a43ddece98aea660MD5110183/2259072021-08-27 04:22:01.007007oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225907Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-27T07:22:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Does clinical experience impact students’ capacity to diagnose dentoalveolar disorders using intraoral radiography?
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv A experiência clínica influencia na capacidade de alunos para o diagnóstico de alterações dentoalveolares utilizando exames radiográficos intraorais?
title Does clinical experience impact students’ capacity to diagnose dentoalveolar disorders using intraoral radiography?
spellingShingle Does clinical experience impact students’ capacity to diagnose dentoalveolar disorders using intraoral radiography?
Hilgert, Eduarda Adams
Diagnóstico
Radiografia
Estudantes
Educational measurement
Radiology
Diagnosis
title_short Does clinical experience impact students’ capacity to diagnose dentoalveolar disorders using intraoral radiography?
title_full Does clinical experience impact students’ capacity to diagnose dentoalveolar disorders using intraoral radiography?
title_fullStr Does clinical experience impact students’ capacity to diagnose dentoalveolar disorders using intraoral radiography?
title_full_unstemmed Does clinical experience impact students’ capacity to diagnose dentoalveolar disorders using intraoral radiography?
title_sort Does clinical experience impact students’ capacity to diagnose dentoalveolar disorders using intraoral radiography?
author Hilgert, Eduarda Adams
author_facet Hilgert, Eduarda Adams
Silveira, Heraldo Luis Dias da
Vizzotto, Mariana Boessio
Silveira, Priscila Fernanda da
Arús, Nádia Assein
author_role author
author2 Silveira, Heraldo Luis Dias da
Vizzotto, Mariana Boessio
Silveira, Priscila Fernanda da
Arús, Nádia Assein
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hilgert, Eduarda Adams
Silveira, Heraldo Luis Dias da
Vizzotto, Mariana Boessio
Silveira, Priscila Fernanda da
Arús, Nádia Assein
dc.subject.por.fl_str_mv Diagnóstico
Radiografia
Estudantes
topic Diagnóstico
Radiografia
Estudantes
Educational measurement
Radiology
Diagnosis
dc.subject.eng.fl_str_mv Educational measurement
Radiology
Diagnosis
description Introdução: O domínio da interpretação radiográfica contribui para o correto diagnóstico de alterações do complexo dento-alveolar, e seu aprimoramento durante o período da graduação é essencial. No momento em que se inicia a carreira profissional fora da faculdade, é esperado que o conhecimento teórico adquirido, associado à experiência clínica durante a graduação, melhore a performance diagnóstica do dentista. Objetivo: Esse estudo objetivou avaliar diagnósticos feitos a partir de exames radiográficos intrabucais, realizados por alunos de graduação de uma faculdade de odontologia do sul do Brasil, antes e após a sua introdução na prática clínica. Materiais e métodos: Para tal, diagnósticos de radiografias interproximais e periapicais, feitos durantes o Segundo ano (T0) e Quarto ano (T1) do curso de graduação, foram avaliados. Uma análise descritiva foi expressa e o teste de McNemar foi realizado para comparar as respostas em T0 e T1. Resultados: Quinze alunos completaram os dois questionários. De uma forma geral, a porcentagem de respostas corretas em T0 foi de 70.5%, e em T1 foi de 61.6%, com uma diferença significativa entre elas (p = 0.024). Discussão: Este estudo salienta a necessidade de estratégias educacionais que melhorem a competência diagnóstica durante as atividades clínicas da graduação, uma vez que exames radiográficos são essenciais em todas as áreas da odontologia. Conclusão: Neste estudo, o correto diagnóstico de alterações dentoalveolares a partir de radiografias intraorais apresentou uma redução significativa após os primeiros anos de prática clínica.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-19T04:33:38Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/225907
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0566-1854
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001130305
identifier_str_mv 0566-1854
001130305
url http://hdl.handle.net/10183/225907
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista da Faculdade de Odontologia de Porto Alegre. Porto Alegre. Vol. 61, n. 2 (2020), p. 7-12.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225907/2/001130305.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225907/1/001130305.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 62ab7635881018988d56def252b55c6f
ac18796383e349c5a43ddece98aea660
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225033078538240