Evolução da capacidade de interpretação de alterações dento-alveolares em exames radiográficos realizada por alunos de graduação em Odontologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hilgert, Eduarda Adams
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/175056
Resumo: O domínio da interpretação radiográfica contribui significativamente para determinar o correto diagnóstico das alterações do complexo dento-alveolar, sendo importante o desenvolvimento desta competência por alunos de graduação. Muitos recursos, técnicas e inovações tecnológicas vêm sendo criadas para o ensino em Odontologia, especialmente na Radiologia. Dentro deste contexto, o objetivo desse estudo foi avaliar a melhora na capacidade diagnóstica de alunos de graduação da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul quando inseridos no ambiente clínico, com base inicial na coleta de dados dos laudos feitos pelos mesmos enquanto matriculados no 4º semestre, na disciplina de Diagnóstico por Imagem (T0), analisando as interpretações e suas dificuldades mais frequentes neste estágio da graduação. Durante o sétimo semestre de graduação, os mesmos alunos foram convidados a realizar novos laudos dos mesmos exames radiográficos (T1). Para esta avaliação, foram consideradas alterações dento-alveolares em radiografias interproximais e periapicais. A partir dos resultados obtidos em T0 e T1 foi realizada uma análise descritiva, expressando em percentuais e valores absolutos os resultados obtidos, assim como foi utilizado o teste t para amostras pareadas, com nível de significância de 0,05, a fim de verificar se os resultados obtidos diferiram entre T0 e T1. Ao todos 12 mulheres e 3 homens participaram dos dois momentos da pesquisa. O percentual de acertos em T0 foi de 73,06% do total de questões aplicado e em T1 foi de 66,31%, havendo diferença significativa entre os resultados obtidos (P = 0,0293), e ao final das aplicações dos questionários apenas 4 alunos atingiram um desempenho superior ao final de T1. Através do estudo pôde ser concluido que a experiência clínica dos alunos de graduação não aprimorou a sua capacidade diagnóstica para alterações dentárias em radiografias intrabucais.
id UFRGS-2_b201595e471b99bd98a3d2835e2ab1fb
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/175056
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Hilgert, Eduarda AdamsArús, Nádia Assein2018-04-26T02:33:16Z2018http://hdl.handle.net/10183/175056001064717O domínio da interpretação radiográfica contribui significativamente para determinar o correto diagnóstico das alterações do complexo dento-alveolar, sendo importante o desenvolvimento desta competência por alunos de graduação. Muitos recursos, técnicas e inovações tecnológicas vêm sendo criadas para o ensino em Odontologia, especialmente na Radiologia. Dentro deste contexto, o objetivo desse estudo foi avaliar a melhora na capacidade diagnóstica de alunos de graduação da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul quando inseridos no ambiente clínico, com base inicial na coleta de dados dos laudos feitos pelos mesmos enquanto matriculados no 4º semestre, na disciplina de Diagnóstico por Imagem (T0), analisando as interpretações e suas dificuldades mais frequentes neste estágio da graduação. Durante o sétimo semestre de graduação, os mesmos alunos foram convidados a realizar novos laudos dos mesmos exames radiográficos (T1). Para esta avaliação, foram consideradas alterações dento-alveolares em radiografias interproximais e periapicais. A partir dos resultados obtidos em T0 e T1 foi realizada uma análise descritiva, expressando em percentuais e valores absolutos os resultados obtidos, assim como foi utilizado o teste t para amostras pareadas, com nível de significância de 0,05, a fim de verificar se os resultados obtidos diferiram entre T0 e T1. Ao todos 12 mulheres e 3 homens participaram dos dois momentos da pesquisa. O percentual de acertos em T0 foi de 73,06% do total de questões aplicado e em T1 foi de 66,31%, havendo diferença significativa entre os resultados obtidos (P = 0,0293), e ao final das aplicações dos questionários apenas 4 alunos atingiram um desempenho superior ao final de T1. Através do estudo pôde ser concluido que a experiência clínica dos alunos de graduação não aprimorou a sua capacidade diagnóstica para alterações dentárias em radiografias intrabucais.The domain of radiographic interpretation contributes significantly to determine the correct diagnosis of dentoalveolar complex alterations, being important the development of this competence by undergraduate students. Many resources, techniques and technological innovations have been created for teaching in Dentistry, especially in Radiology. In this context, the objective of this study was to evaluate the improvement in the diagnostic capacity of undergraduate students of the Faculty of Dental Sciences of the Federal University of Rio Grande do Sul when inserted in the clinical environment, based initially on the data collection of the reports made by these students while enrolled in the 4th Semester in the discipline of Diagnostic Imaging (T0), analyzing their interpretations and most frequent difficulties at this stage of graduation. During the seventh semester, the same students were invited to perform new reports of the same radiographies (T1). For this evaluation, dentoalveolar changes were considered in interproximal and periapical radiographs. From the results obtained in T0 and T1 a descriptive analysis was performed, expressing in percentage and absolute values the obtained results, as well as the utilization of the t test for paired samples, with significance level of 0,05, in order to verify if the results differed between T0 and T1. Altogether 12 women and 3 men participated in the two moments of the research. The percentage of correct answers in T0 was 73,06% of the total of questions and in T1 was 66,31%, with significant difference between the results obtained (P = 0,0293), and only 4 students reached a better performance at the end of T1. Through the study it could be concluded that the clinical experience of undergraduate students did not improve their diagnostic capacity for dental alterations in intraoral radiographs.application/pdfporDiagnóstico por imagemEducação em odontologiaEducational measurementDiagnostic imagingRadiologyEvolução da capacidade de interpretação de alterações dento-alveolares em exames radiográficos realizada por alunos de graduação em Odontologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de OdontologiaPorto Alegre, BR-RS2018Odontologiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001064717.pdf.txt001064717.pdf.txtExtracted Texttext/plain75375http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/175056/2/001064717.pdf.txt73c1ca4a4a84c7f22e49cbf343cb371eMD52ORIGINAL001064717.pdf001064717.pdfTexto completoapplication/pdf523229http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/175056/1/001064717.pdfcf3f3b8f9a16767cef5727364f16706bMD5110183/1750562022-03-26 05:08:40.928515oai:www.lume.ufrgs.br:10183/175056Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-03-26T08:08:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Evolução da capacidade de interpretação de alterações dento-alveolares em exames radiográficos realizada por alunos de graduação em Odontologia
title Evolução da capacidade de interpretação de alterações dento-alveolares em exames radiográficos realizada por alunos de graduação em Odontologia
spellingShingle Evolução da capacidade de interpretação de alterações dento-alveolares em exames radiográficos realizada por alunos de graduação em Odontologia
Hilgert, Eduarda Adams
Diagnóstico por imagem
Educação em odontologia
Educational measurement
Diagnostic imaging
Radiology
title_short Evolução da capacidade de interpretação de alterações dento-alveolares em exames radiográficos realizada por alunos de graduação em Odontologia
title_full Evolução da capacidade de interpretação de alterações dento-alveolares em exames radiográficos realizada por alunos de graduação em Odontologia
title_fullStr Evolução da capacidade de interpretação de alterações dento-alveolares em exames radiográficos realizada por alunos de graduação em Odontologia
title_full_unstemmed Evolução da capacidade de interpretação de alterações dento-alveolares em exames radiográficos realizada por alunos de graduação em Odontologia
title_sort Evolução da capacidade de interpretação de alterações dento-alveolares em exames radiográficos realizada por alunos de graduação em Odontologia
author Hilgert, Eduarda Adams
author_facet Hilgert, Eduarda Adams
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hilgert, Eduarda Adams
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Arús, Nádia Assein
contributor_str_mv Arús, Nádia Assein
dc.subject.por.fl_str_mv Diagnóstico por imagem
Educação em odontologia
topic Diagnóstico por imagem
Educação em odontologia
Educational measurement
Diagnostic imaging
Radiology
dc.subject.eng.fl_str_mv Educational measurement
Diagnostic imaging
Radiology
description O domínio da interpretação radiográfica contribui significativamente para determinar o correto diagnóstico das alterações do complexo dento-alveolar, sendo importante o desenvolvimento desta competência por alunos de graduação. Muitos recursos, técnicas e inovações tecnológicas vêm sendo criadas para o ensino em Odontologia, especialmente na Radiologia. Dentro deste contexto, o objetivo desse estudo foi avaliar a melhora na capacidade diagnóstica de alunos de graduação da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul quando inseridos no ambiente clínico, com base inicial na coleta de dados dos laudos feitos pelos mesmos enquanto matriculados no 4º semestre, na disciplina de Diagnóstico por Imagem (T0), analisando as interpretações e suas dificuldades mais frequentes neste estágio da graduação. Durante o sétimo semestre de graduação, os mesmos alunos foram convidados a realizar novos laudos dos mesmos exames radiográficos (T1). Para esta avaliação, foram consideradas alterações dento-alveolares em radiografias interproximais e periapicais. A partir dos resultados obtidos em T0 e T1 foi realizada uma análise descritiva, expressando em percentuais e valores absolutos os resultados obtidos, assim como foi utilizado o teste t para amostras pareadas, com nível de significância de 0,05, a fim de verificar se os resultados obtidos diferiram entre T0 e T1. Ao todos 12 mulheres e 3 homens participaram dos dois momentos da pesquisa. O percentual de acertos em T0 foi de 73,06% do total de questões aplicado e em T1 foi de 66,31%, havendo diferença significativa entre os resultados obtidos (P = 0,0293), e ao final das aplicações dos questionários apenas 4 alunos atingiram um desempenho superior ao final de T1. Através do estudo pôde ser concluido que a experiência clínica dos alunos de graduação não aprimorou a sua capacidade diagnóstica para alterações dentárias em radiografias intrabucais.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-04-26T02:33:16Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/175056
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001064717
url http://hdl.handle.net/10183/175056
identifier_str_mv 001064717
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/175056/2/001064717.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/175056/1/001064717.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 73c1ca4a4a84c7f22e49cbf343cb371e
cf3f3b8f9a16767cef5727364f16706b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224548179247104