Aspectos fonético-fonológicos na aula de português como língua adicional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/190116 |
Resumo: | Quando falamos do aprendizado de uma língua adicional, levamos em consideração quatro habilidades: compreensão e produção oral e compreensão e produção escrita. Em relação às duas primeiras, questões fonético-fonológicas se tornam muito presentes. Os alunos precisam conhecer os sons da língua sendo aprendida tanto para compreender gêneros do discurso orais quanto para participar de interações orais. Porém, estudantes não necessariamente obterão uma aprendizagem fonético-fonológica satisfatória apenas sendo expostos à língua. Sendo assim, é importante que os alunos sejam instruídos quanto ao sistema sonoro da língua de maneira consistente. Tendo isso em vista, esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre o trabalho com aspectos fonético-fonológicos na sala de aula de língua adicional, mais especificamente em materiais didáticos para o ensino de Português como Língua Adicional (PLA) no contexto do Programa de Português para Estrangeiros (PPE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Para isso, foi realizada uma revisão de literatura da área de ensino de língua estrangeira para descobrir o que é sugerido que seja feito, considerando autores como Cristófaro-Silva (2007), Harmer (2007) e Scrivener (2005). Tendo como base a literatura revisada, três livros didáticos (dois de inglês como língua adicional e um de PLA) foram analisados a fim de identificar o que é feito em termos de materiais didáticos, considerando a possibilidade de também se aprender com tais livros. Passou-se, então, para a análise detalhada de um livro didático do curso Básico 1 do PPE, a fim de averiguar se estava ou não adequado à literatura da área. Ao que não estava adequado, sugeriu-se adaptações e adições de novas tarefas, tendo como base os autores revisados e os livros analisados. Desse modo, pode-se potencializar o material utilizado no curso. Espera-se que esta pesquisa seja útil não apenas para professores do PPE, mas para professores de línguas adicional de modo geral, por isso, orientações foram sistematizadas para proporcionar maior facilidade no trabalho com os aspectos em questão. |
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Simoni, Juliana BeustBulla, Gabriela da Silva2019-04-05T04:17:49Z2018http://hdl.handle.net/10183/190116001090528Quando falamos do aprendizado de uma língua adicional, levamos em consideração quatro habilidades: compreensão e produção oral e compreensão e produção escrita. Em relação às duas primeiras, questões fonético-fonológicas se tornam muito presentes. Os alunos precisam conhecer os sons da língua sendo aprendida tanto para compreender gêneros do discurso orais quanto para participar de interações orais. Porém, estudantes não necessariamente obterão uma aprendizagem fonético-fonológica satisfatória apenas sendo expostos à língua. Sendo assim, é importante que os alunos sejam instruídos quanto ao sistema sonoro da língua de maneira consistente. Tendo isso em vista, esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre o trabalho com aspectos fonético-fonológicos na sala de aula de língua adicional, mais especificamente em materiais didáticos para o ensino de Português como Língua Adicional (PLA) no contexto do Programa de Português para Estrangeiros (PPE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Para isso, foi realizada uma revisão de literatura da área de ensino de língua estrangeira para descobrir o que é sugerido que seja feito, considerando autores como Cristófaro-Silva (2007), Harmer (2007) e Scrivener (2005). Tendo como base a literatura revisada, três livros didáticos (dois de inglês como língua adicional e um de PLA) foram analisados a fim de identificar o que é feito em termos de materiais didáticos, considerando a possibilidade de também se aprender com tais livros. Passou-se, então, para a análise detalhada de um livro didático do curso Básico 1 do PPE, a fim de averiguar se estava ou não adequado à literatura da área. Ao que não estava adequado, sugeriu-se adaptações e adições de novas tarefas, tendo como base os autores revisados e os livros analisados. Desse modo, pode-se potencializar o material utilizado no curso. Espera-se que esta pesquisa seja útil não apenas para professores do PPE, mas para professores de línguas adicional de modo geral, por isso, orientações foram sistematizadas para proporcionar maior facilidade no trabalho com os aspectos em questão.Four skills are taken into account concerning additional language learning: oral comprehension and production, and writing comprehension and production. Regarding the first two, phonetic-phonological issues become very relevant. Students need to be familiar with the sounds of the language being learned both to understand oral speech genres and to participate in oral interactions. However, students do not necessarily learn satisfactory phonetic-phonological aspects just by being exposed to the target language. Thus, it is important that students receive consistent instruction on the target language’s sound system. In light of this view, the present study aims to reflect on the treatment of phonetic-phonological aspects in additional language classrooms, more specifically on the didactic material for the teaching of Portuguese as an Additional Language (PLA) in the Portuguese for Foreigners Program (PPE) of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). To this end, we conducted a literature review on foreign language teaching in order to investigate what is suggested, considering authors such as Cristófaro-Silva (2007), Harmer (2007), and Scrivener (2005). Based on the revised literature, three textbooks (two of English as an additional language and one of PLA) were analyzed in order to identify what was done in terms of didactic material, considering the possibility of also learning from such books. We then proceeded to a detailed analysis of a PPE Basic 1 textbook, in order to ascertain whether it was suitable for the literature. Adaptations and additions of new tasks based on the reviewed authors and analyzed books were suggested to complement what was not appropriate. Therefore, the material in the program could be enhanced for use. We expect this research will be useful not only for PPE teachers, but for additional language teachers in general, so guidelines have been systematized to make it easier to work with the aspects in question.application/pdfporEnsino de língua portuguesaLíngua adicionalLetramentoFonéticaFonologiaPhonetic-phonological aspectsBasic levelTeaching materialPortuguese as an Additional Language teachingAspectos fonético-fonológicos na aula de português como língua adicionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2018Letras: Português e Inglês: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001090528.pdf.txt001090528.pdf.txtExtracted Texttext/plain74451http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/190116/2/001090528.pdf.txt66bd2dbb1f342e0b3369e2e2fa30d117MD52ORIGINAL001090528.pdfTexto completoapplication/pdf1441181http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/190116/1/001090528.pdf20d888dcfed278d901d1f0f3e82341b6MD5110183/1901162022-08-06 04:56:27.103603oai:www.lume.ufrgs.br:10183/190116Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:56:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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