Immediate and follow-up effects of a posture education program for elementary school students
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/170801 |
Resumo: | Objetivo: Avaliar os efeitos em curto e médio prazo de um Programa de Educação Postural (PEP) para escolares do ensino fundamental sobre o conhecimento teórico e o modo de execução das atividades de vida diária (AVDs). Métodos: Amostra composta de 38 escolares (8–12 anos) do terceiro ano do ensino fundamental de uma escola de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Os escolares foram avaliados em três momentos: antes de participar do PEP (pré-teste); após participação no PEP (pós-teste); e após cinco meses da participação no PEP, imediatamente após um reforço de aprendizagem de quatro aulas (follow-up cinco meses). A avaliação das AVDs e o nível de conhecimento teórico sobre a coluna vertebral e a postura corporal foram avaliados por instrumentos específicos (layout for assessing the dynamic posture — LADy; e questionário). Para verificar as diferenças entre os momentos avaliativos foram realizados o teste de Friedman e post hoc o teste de Wilcoxon e correção de Bonferroni (α<0,05). Resultados: Quanto ao conhecimento teórico, não houve diferença significativa entre pós-teste e follow-up. Na avaliação das AVDs, o desempenho dos escolares foi superior no pósteste e follow-up quando comparados com o pré-teste, e na comparação entre os escores pós-teste e follow-up não houve diferença significativa. Conclusões: Constatou-se que o PEP apresentou efeito positivo imediatamente após o seu término na execução das AVDs e que houve manutenção desses efeitos e do nível de conhecimento teórico no follow-up após o reforço de aprendizagem. |
id |
UFRGS-2_eeaf98870cddc3586f09cf8084705a25 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/170801 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Natália Brites dosSedrez, Juliana AdamiCandotti, Cláudia TarragôVieira, Adriane2017-12-05T02:21:52Z20170103-0582http://hdl.handle.net/10183/170801001047113Objetivo: Avaliar os efeitos em curto e médio prazo de um Programa de Educação Postural (PEP) para escolares do ensino fundamental sobre o conhecimento teórico e o modo de execução das atividades de vida diária (AVDs). Métodos: Amostra composta de 38 escolares (8–12 anos) do terceiro ano do ensino fundamental de uma escola de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Os escolares foram avaliados em três momentos: antes de participar do PEP (pré-teste); após participação no PEP (pós-teste); e após cinco meses da participação no PEP, imediatamente após um reforço de aprendizagem de quatro aulas (follow-up cinco meses). A avaliação das AVDs e o nível de conhecimento teórico sobre a coluna vertebral e a postura corporal foram avaliados por instrumentos específicos (layout for assessing the dynamic posture — LADy; e questionário). Para verificar as diferenças entre os momentos avaliativos foram realizados o teste de Friedman e post hoc o teste de Wilcoxon e correção de Bonferroni (α<0,05). Resultados: Quanto ao conhecimento teórico, não houve diferença significativa entre pós-teste e follow-up. Na avaliação das AVDs, o desempenho dos escolares foi superior no pósteste e follow-up quando comparados com o pré-teste, e na comparação entre os escores pós-teste e follow-up não houve diferença significativa. Conclusões: Constatou-se que o PEP apresentou efeito positivo imediatamente após o seu término na execução das AVDs e que houve manutenção desses efeitos e do nível de conhecimento teórico no follow-up após o reforço de aprendizagem.Objective: To assess the short- and medium-term effects of the posture education program (PEP) for students of elementary school regarding theoretical knowledge and posture during activities of daily living (ADLs). Methods: The sample consisted of 38 students (aged 8–12 years) in the third grade of elementary school in Porto Alegre, Rio Grande do Sul (Southern Brazil). The children were evaluated in three moments: prior to attending the PEP (pretest); after attending the PEP (post-test); and five months after the conclusion of the PEP, immediately after a learning review of four lessons (five months follow-up). The posture during ADLs and the theoretical knowledge about spine and body posture were assessed, based on specific instruments (layout for assessing the dynamic posture — LADy; and questionnaire). The Friedman test, post hoc Wilcoxon test, and Bonferroni correction were applied to identify the differences among the evaluative moments, as they are statistically significant at α<0.05. Results: No statistically significant difference was found between the post-test and follow-up concerning the theoretical knowledge. In addition, no statistically significant difference was found between post-test and follow-up in relation to ADLs; however, the performance of students was higher in the post-test and follow-up, when compared with the pretest. Conclusions: Immediately after the PEP’s conclusion, the students improved their posture in ADLs. These positive effects and the theoretical knowledge were retained in the follow-up (after the review lessons).application/pdfengRevista paulista de pediatria. São Paulo. Vol. 35, no. 2 (abr./jun. 2017), p. 199-206Postura corporalEducação em saúdePromoção da saúdeSaúde da criançaPostureHealth educationChild healthImmediate and follow-up effects of a posture education program for elementary school studentsEfeitos imediatos e após cinco meses de um programa de educação postural para escolares do ensino fundamental info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001047113.pdf001047113.pdfTexto completoapplication/pdf3633373http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170801/1/001047113.pdf4578904eb90012e757117622f62ce450MD51001047113-02.pdf001047113-02.pdfTexto completo (inglês)application/pdf3614126http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170801/2/001047113-02.pdfc0d24f5db2ca3b7ceeb14b8b0891514aMD52TEXT001047113-02.pdf.txt001047113-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain32844http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170801/3/001047113-02.pdf.txt1fc8cded30c767d91193a8e4918d3df4MD53001047113.pdf.txt001047113.pdf.txtExtracted Texttext/plain34422http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170801/4/001047113.pdf.txt754e93dab5da8aee440f57dff731afc3MD5410183/1708012017-12-06 02:28:05.843513oai:www.lume.ufrgs.br:10183/170801Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2017-12-06T04:28:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Immediate and follow-up effects of a posture education program for elementary school students |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Efeitos imediatos e após cinco meses de um programa de educação postural para escolares do ensino fundamental |
title |
Immediate and follow-up effects of a posture education program for elementary school students |
spellingShingle |
Immediate and follow-up effects of a posture education program for elementary school students Santos, Natália Brites dos Postura corporal Educação em saúde Promoção da saúde Saúde da criança Posture Health education Child health |
title_short |
Immediate and follow-up effects of a posture education program for elementary school students |
title_full |
Immediate and follow-up effects of a posture education program for elementary school students |
title_fullStr |
Immediate and follow-up effects of a posture education program for elementary school students |
title_full_unstemmed |
Immediate and follow-up effects of a posture education program for elementary school students |
title_sort |
Immediate and follow-up effects of a posture education program for elementary school students |
author |
Santos, Natália Brites dos |
author_facet |
Santos, Natália Brites dos Sedrez, Juliana Adami Candotti, Cláudia Tarragô Vieira, Adriane |
author_role |
author |
author2 |
Sedrez, Juliana Adami Candotti, Cláudia Tarragô Vieira, Adriane |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Natália Brites dos Sedrez, Juliana Adami Candotti, Cláudia Tarragô Vieira, Adriane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Postura corporal Educação em saúde Promoção da saúde Saúde da criança |
topic |
Postura corporal Educação em saúde Promoção da saúde Saúde da criança Posture Health education Child health |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Posture Health education Child health |
description |
Objetivo: Avaliar os efeitos em curto e médio prazo de um Programa de Educação Postural (PEP) para escolares do ensino fundamental sobre o conhecimento teórico e o modo de execução das atividades de vida diária (AVDs). Métodos: Amostra composta de 38 escolares (8–12 anos) do terceiro ano do ensino fundamental de uma escola de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Os escolares foram avaliados em três momentos: antes de participar do PEP (pré-teste); após participação no PEP (pós-teste); e após cinco meses da participação no PEP, imediatamente após um reforço de aprendizagem de quatro aulas (follow-up cinco meses). A avaliação das AVDs e o nível de conhecimento teórico sobre a coluna vertebral e a postura corporal foram avaliados por instrumentos específicos (layout for assessing the dynamic posture — LADy; e questionário). Para verificar as diferenças entre os momentos avaliativos foram realizados o teste de Friedman e post hoc o teste de Wilcoxon e correção de Bonferroni (α<0,05). Resultados: Quanto ao conhecimento teórico, não houve diferença significativa entre pós-teste e follow-up. Na avaliação das AVDs, o desempenho dos escolares foi superior no pósteste e follow-up quando comparados com o pré-teste, e na comparação entre os escores pós-teste e follow-up não houve diferença significativa. Conclusões: Constatou-se que o PEP apresentou efeito positivo imediatamente após o seu término na execução das AVDs e que houve manutenção desses efeitos e do nível de conhecimento teórico no follow-up após o reforço de aprendizagem. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-12-05T02:21:52Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/170801 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0103-0582 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001047113 |
identifier_str_mv |
0103-0582 001047113 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/170801 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista paulista de pediatria. São Paulo. Vol. 35, no. 2 (abr./jun. 2017), p. 199-206 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170801/1/001047113.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170801/2/001047113-02.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170801/3/001047113-02.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170801/4/001047113.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4578904eb90012e757117622f62ce450 c0d24f5db2ca3b7ceeb14b8b0891514a 1fc8cded30c767d91193a8e4918d3df4 754e93dab5da8aee440f57dff731afc3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817725013966454784 |