Música e fotografia no ensino de geografia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/141302 |
Resumo: | Este trabalho trata a música e a fotografia como instrumentos didáticos no ensino de Geografia, identificando, além da abordagem teórico-conceitual, uma convivência experimental em sala de aula, na qual são abordadas as diversidades de temas do conteúdo de Geografia durante o estágio docente no Ensino Fundamental do Instituto de Educação Flores da Cunha e no Ensino Médio do Colégio Estadual Paula Soares. A música tem o papel fundamental de servir como um espelho da sociedade e de suas relações com o meio. Suas letras, suas sonoridades, seus instrumentos representam muito além de simples distração e diversão; a música pode ensinar, e pode levar os alunos a vivenciar sentimentos e experiências, de modo que apresenta aos alunos e ao docente uma nova Geografia, que constrói conhecimento. A fotografia constitui um importante recurso didático, podendo contribuir na formação dos conceitos geográficos básicos e no entendimento das relações socioespaciais, à medida que desperta no aluno o desejo de aprender através da linguagem visual. A leitura da fotografia torna as aulas mais interessantes e prazerosas, levando os alunos a buscarem outras fontes para aprofundarem seus conhecimentos. Portanto, propor a música e a fotografia compreende os diversos gêneros das práticas pedagógicas do ensino de Geografia, criando assim situações em que o aluno sinta-se atraído pelas propostas curriculares e seguro para expor suas impressões sobre temas das aulas. |
id |
UFRGS-2_eeb72557b0f4c1c80bfcb1074a351567 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141302 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Afonso, Bruno DiegoCostella, Roselane Zordan2016-05-19T02:09:33Z2013http://hdl.handle.net/10183/141302000992596Este trabalho trata a música e a fotografia como instrumentos didáticos no ensino de Geografia, identificando, além da abordagem teórico-conceitual, uma convivência experimental em sala de aula, na qual são abordadas as diversidades de temas do conteúdo de Geografia durante o estágio docente no Ensino Fundamental do Instituto de Educação Flores da Cunha e no Ensino Médio do Colégio Estadual Paula Soares. A música tem o papel fundamental de servir como um espelho da sociedade e de suas relações com o meio. Suas letras, suas sonoridades, seus instrumentos representam muito além de simples distração e diversão; a música pode ensinar, e pode levar os alunos a vivenciar sentimentos e experiências, de modo que apresenta aos alunos e ao docente uma nova Geografia, que constrói conhecimento. A fotografia constitui um importante recurso didático, podendo contribuir na formação dos conceitos geográficos básicos e no entendimento das relações socioespaciais, à medida que desperta no aluno o desejo de aprender através da linguagem visual. A leitura da fotografia torna as aulas mais interessantes e prazerosas, levando os alunos a buscarem outras fontes para aprofundarem seus conhecimentos. Portanto, propor a música e a fotografia compreende os diversos gêneros das práticas pedagógicas do ensino de Geografia, criando assim situações em que o aluno sinta-se atraído pelas propostas curriculares e seguro para expor suas impressões sobre temas das aulas.The work deals with music and photography as an educational tool in teaching Geography, identifying, beyond the theoretical- conceptual approach, an experimental coexistence in the classroom, which addresses the diversity of topics the content of geography during the teaching internship in the Institute of Education Flores da Cunha and in high school at the State School Paula Soares. Music has the key role that serves as a mirror of society and its relationship with the environment. Their letters, their sounds, their instruments, tell us far beyond simple distraction and diversion , music can teach , and can lead students to experience feelings and experiences, so that introduces students and teachers to a new geography, building knowledge. The photograph is an important resource and can contribute to the formation of basic geographical concepts and understanding of socio - spatial relations, as he awakens in students the desire to learn through visual language. Reading the picture becomes more interesting and enjoyable classes, leading students to seek other sources to further your knowledge. Therefore propose the music and photography include various genres of pedagogical practices in the teaching of geography, and creating situations in which students feel safe and attracted by the curricular proposals to explain their views on class topics.application/pdfporGeografia : EnsinoPrática pedagógicaGeography teachingMusicPhotographyPedagogical practiceLanguageMúsica e fotografia no ensino de geografiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2013Geografia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000992596.pdf000992596.pdfTexto completoapplication/pdf1198526http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141302/1/000992596.pdfe3c7c8806b7d4334709df0a2935f9aa0MD51TEXT000992596.pdf.txt000992596.pdf.txtExtracted Texttext/plain106528http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141302/2/000992596.pdf.txt7f6ae5ba346f5f480d1200220c88753fMD52THUMBNAIL000992596.pdf.jpg000992596.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg929http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141302/3/000992596.pdf.jpg34dd8fa34db1d19b08ab797666e461caMD5310183/1413022018-10-25 09:57:59.32oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141302Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:57:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Música e fotografia no ensino de geografia |
title |
Música e fotografia no ensino de geografia |
spellingShingle |
Música e fotografia no ensino de geografia Afonso, Bruno Diego Geografia : Ensino Prática pedagógica Geography teaching Music Photography Pedagogical practice Language |
title_short |
Música e fotografia no ensino de geografia |
title_full |
Música e fotografia no ensino de geografia |
title_fullStr |
Música e fotografia no ensino de geografia |
title_full_unstemmed |
Música e fotografia no ensino de geografia |
title_sort |
Música e fotografia no ensino de geografia |
author |
Afonso, Bruno Diego |
author_facet |
Afonso, Bruno Diego |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Afonso, Bruno Diego |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Costella, Roselane Zordan |
contributor_str_mv |
Costella, Roselane Zordan |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia : Ensino Prática pedagógica |
topic |
Geografia : Ensino Prática pedagógica Geography teaching Music Photography Pedagogical practice Language |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Geography teaching Music Photography Pedagogical practice Language |
description |
Este trabalho trata a música e a fotografia como instrumentos didáticos no ensino de Geografia, identificando, além da abordagem teórico-conceitual, uma convivência experimental em sala de aula, na qual são abordadas as diversidades de temas do conteúdo de Geografia durante o estágio docente no Ensino Fundamental do Instituto de Educação Flores da Cunha e no Ensino Médio do Colégio Estadual Paula Soares. A música tem o papel fundamental de servir como um espelho da sociedade e de suas relações com o meio. Suas letras, suas sonoridades, seus instrumentos representam muito além de simples distração e diversão; a música pode ensinar, e pode levar os alunos a vivenciar sentimentos e experiências, de modo que apresenta aos alunos e ao docente uma nova Geografia, que constrói conhecimento. A fotografia constitui um importante recurso didático, podendo contribuir na formação dos conceitos geográficos básicos e no entendimento das relações socioespaciais, à medida que desperta no aluno o desejo de aprender através da linguagem visual. A leitura da fotografia torna as aulas mais interessantes e prazerosas, levando os alunos a buscarem outras fontes para aprofundarem seus conhecimentos. Portanto, propor a música e a fotografia compreende os diversos gêneros das práticas pedagógicas do ensino de Geografia, criando assim situações em que o aluno sinta-se atraído pelas propostas curriculares e seguro para expor suas impressões sobre temas das aulas. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-05-19T02:09:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/141302 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000992596 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/141302 |
identifier_str_mv |
000992596 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141302/1/000992596.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141302/2/000992596.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141302/3/000992596.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e3c7c8806b7d4334709df0a2935f9aa0 7f6ae5ba346f5f480d1200220c88753f 34dd8fa34db1d19b08ab797666e461ca |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447173650710528 |