Música e fotografia no ensino de geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Afonso, Bruno Diego
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/141302
Resumo: Este trabalho trata a música e a fotografia como instrumentos didáticos no ensino de Geografia, identificando, além da abordagem teórico-conceitual, uma convivência experimental em sala de aula, na qual são abordadas as diversidades de temas do conteúdo de Geografia durante o estágio docente no Ensino Fundamental do Instituto de Educação Flores da Cunha e no Ensino Médio do Colégio Estadual Paula Soares. A música tem o papel fundamental de servir como um espelho da sociedade e de suas relações com o meio. Suas letras, suas sonoridades, seus instrumentos representam muito além de simples distração e diversão; a música pode ensinar, e pode levar os alunos a vivenciar sentimentos e experiências, de modo que apresenta aos alunos e ao docente uma nova Geografia, que constrói conhecimento. A fotografia constitui um importante recurso didático, podendo contribuir na formação dos conceitos geográficos básicos e no entendimento das relações socioespaciais, à medida que desperta no aluno o desejo de aprender através da linguagem visual. A leitura da fotografia torna as aulas mais interessantes e prazerosas, levando os alunos a buscarem outras fontes para aprofundarem seus conhecimentos. Portanto, propor a música e a fotografia compreende os diversos gêneros das práticas pedagógicas do ensino de Geografia, criando assim situações em que o aluno sinta-se atraído pelas propostas curriculares e seguro para expor suas impressões sobre temas das aulas.
id UFRGS-2_eeb72557b0f4c1c80bfcb1074a351567
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141302
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Afonso, Bruno DiegoCostella, Roselane Zordan2016-05-19T02:09:33Z2013http://hdl.handle.net/10183/141302000992596Este trabalho trata a música e a fotografia como instrumentos didáticos no ensino de Geografia, identificando, além da abordagem teórico-conceitual, uma convivência experimental em sala de aula, na qual são abordadas as diversidades de temas do conteúdo de Geografia durante o estágio docente no Ensino Fundamental do Instituto de Educação Flores da Cunha e no Ensino Médio do Colégio Estadual Paula Soares. A música tem o papel fundamental de servir como um espelho da sociedade e de suas relações com o meio. Suas letras, suas sonoridades, seus instrumentos representam muito além de simples distração e diversão; a música pode ensinar, e pode levar os alunos a vivenciar sentimentos e experiências, de modo que apresenta aos alunos e ao docente uma nova Geografia, que constrói conhecimento. A fotografia constitui um importante recurso didático, podendo contribuir na formação dos conceitos geográficos básicos e no entendimento das relações socioespaciais, à medida que desperta no aluno o desejo de aprender através da linguagem visual. A leitura da fotografia torna as aulas mais interessantes e prazerosas, levando os alunos a buscarem outras fontes para aprofundarem seus conhecimentos. Portanto, propor a música e a fotografia compreende os diversos gêneros das práticas pedagógicas do ensino de Geografia, criando assim situações em que o aluno sinta-se atraído pelas propostas curriculares e seguro para expor suas impressões sobre temas das aulas.The work deals with music and photography as an educational tool in teaching Geography, identifying, beyond the theoretical- conceptual approach, an experimental coexistence in the classroom, which addresses the diversity of topics the content of geography during the teaching internship in the Institute of Education Flores da Cunha and in high school at the State School Paula Soares. Music has the key role that serves as a mirror of society and its relationship with the environment. Their letters, their sounds, their instruments, tell us far beyond simple distraction and diversion , music can teach , and can lead students to experience feelings and experiences, so that introduces students and teachers to a new geography, building knowledge. The photograph is an important resource and can contribute to the formation of basic geographical concepts and understanding of socio - spatial relations, as he awakens in students the desire to learn through visual language. Reading the picture becomes more interesting and enjoyable classes, leading students to seek other sources to further your knowledge. Therefore propose the music and photography include various genres of pedagogical practices in the teaching of geography, and creating situations in which students feel safe and attracted by the curricular proposals to explain their views on class topics.application/pdfporGeografia : EnsinoPrática pedagógicaGeography teachingMusicPhotographyPedagogical practiceLanguageMúsica e fotografia no ensino de geografiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2013Geografia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000992596.pdf000992596.pdfTexto completoapplication/pdf1198526http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141302/1/000992596.pdfe3c7c8806b7d4334709df0a2935f9aa0MD51TEXT000992596.pdf.txt000992596.pdf.txtExtracted Texttext/plain106528http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141302/2/000992596.pdf.txt7f6ae5ba346f5f480d1200220c88753fMD52THUMBNAIL000992596.pdf.jpg000992596.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg929http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141302/3/000992596.pdf.jpg34dd8fa34db1d19b08ab797666e461caMD5310183/1413022018-10-25 09:57:59.32oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141302Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:57:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Música e fotografia no ensino de geografia
title Música e fotografia no ensino de geografia
spellingShingle Música e fotografia no ensino de geografia
Afonso, Bruno Diego
Geografia : Ensino
Prática pedagógica
Geography teaching
Music
Photography
Pedagogical practice
Language
title_short Música e fotografia no ensino de geografia
title_full Música e fotografia no ensino de geografia
title_fullStr Música e fotografia no ensino de geografia
title_full_unstemmed Música e fotografia no ensino de geografia
title_sort Música e fotografia no ensino de geografia
author Afonso, Bruno Diego
author_facet Afonso, Bruno Diego
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Afonso, Bruno Diego
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costella, Roselane Zordan
contributor_str_mv Costella, Roselane Zordan
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia : Ensino
Prática pedagógica
topic Geografia : Ensino
Prática pedagógica
Geography teaching
Music
Photography
Pedagogical practice
Language
dc.subject.eng.fl_str_mv Geography teaching
Music
Photography
Pedagogical practice
Language
description Este trabalho trata a música e a fotografia como instrumentos didáticos no ensino de Geografia, identificando, além da abordagem teórico-conceitual, uma convivência experimental em sala de aula, na qual são abordadas as diversidades de temas do conteúdo de Geografia durante o estágio docente no Ensino Fundamental do Instituto de Educação Flores da Cunha e no Ensino Médio do Colégio Estadual Paula Soares. A música tem o papel fundamental de servir como um espelho da sociedade e de suas relações com o meio. Suas letras, suas sonoridades, seus instrumentos representam muito além de simples distração e diversão; a música pode ensinar, e pode levar os alunos a vivenciar sentimentos e experiências, de modo que apresenta aos alunos e ao docente uma nova Geografia, que constrói conhecimento. A fotografia constitui um importante recurso didático, podendo contribuir na formação dos conceitos geográficos básicos e no entendimento das relações socioespaciais, à medida que desperta no aluno o desejo de aprender através da linguagem visual. A leitura da fotografia torna as aulas mais interessantes e prazerosas, levando os alunos a buscarem outras fontes para aprofundarem seus conhecimentos. Portanto, propor a música e a fotografia compreende os diversos gêneros das práticas pedagógicas do ensino de Geografia, criando assim situações em que o aluno sinta-se atraído pelas propostas curriculares e seguro para expor suas impressões sobre temas das aulas.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-19T02:09:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/141302
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000992596
url http://hdl.handle.net/10183/141302
identifier_str_mv 000992596
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141302/1/000992596.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141302/2/000992596.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141302/3/000992596.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e3c7c8806b7d4334709df0a2935f9aa0
7f6ae5ba346f5f480d1200220c88753f
34dd8fa34db1d19b08ab797666e461ca
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447173650710528