Prática docente no ensino de Geografia: reflexões a partir das escolas estaduais do Município de Itabaiana - PB.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22833 |
Resumo: | Nas escolas brasileiras, o ensino de Geografia vem mantendo uma prática tradicionalista, tanto no ensino fundamental quanto no ensino médio. Contudo, devemos nos ater às modificações dos setores do campo de ensino em Geografia, os quais propõem a formação de um sujeito ativo na construção do conhecimento e comprometido com as transformações da realidade sócio espacial. Para tanto, as aulas de Geografia precisam favorecer o surgimento de um novo olhar sobre esse componente curricular e seu papel na formação dos sujeitos. Utilizamos como fundamentação autores da área de ensino de geografia, a saber: OLIVEIRA (2008), STRAFORINI (2008), CAVALCANTI (2002), KIMURA (2008), LIRA, (2014), entre outros. Nessa perspectiva, esta pesquisa teve como objetivo geral refletir a prática de ensino em Geografia dos professores da rede estadual de ensino do município de ItabaianaPB. Para viabilizar a efetivação desta pesquisa, considerando os aspectos teóricos e práticos, optamos pelos seguintes procedimentos: a) levantamento de fontes referentes ao tema da pesquisa; b) planejamento da pesquisaação, c) observação participante, d) coleta de informações por meio de entrevistas e questionários, e) análise dos dados obtidos, f) implementação de ações, g) registro fotográfico e h) avaliação dos resultados obtidos. Como resultados da pesquisa tivemos uma abordagem teórica efetiva no que se refere à escola, conceitos, metodologias e prática docente no ensino de Geografia. Todavia, compreendemos que a prática docente destes perpassa por grandes dificuldades, permitindo reflexos negativos ao processo de ensino – aprendizagem. A partir da aplicação das oficinas os professores mostraram que sabem da importância da aplicação de novas metodologias no processo de ensino, mas, que diante destes problemas advindos não há uma efetivação. |
id |
UFCG_b98eda1a2c12ec79efcb0929f93e1d15 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/22833 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Prática docente no ensino de Geografia: reflexões a partir das escolas estaduais do Município de Itabaiana - PB.Teaching practice in teaching Geography: reflections from state schools in the city of Itabaiana - PB.Ensino de GeografiaPrática docente - GeografiaProfessores de GeografiaItabaiana - PB - escolas estaduaisGeografia - metodologia de ensinoPrática pedagógica - GeografiaMetodologia do ensino de GeografiaTeaching geographyTeaching practice - geographyGeography TeachersItabaiana - PB - state schoolsGeography - teaching methodologyPedagogical practice - GeographyGeography teaching methodologyGeografiaNas escolas brasileiras, o ensino de Geografia vem mantendo uma prática tradicionalista, tanto no ensino fundamental quanto no ensino médio. Contudo, devemos nos ater às modificações dos setores do campo de ensino em Geografia, os quais propõem a formação de um sujeito ativo na construção do conhecimento e comprometido com as transformações da realidade sócio espacial. Para tanto, as aulas de Geografia precisam favorecer o surgimento de um novo olhar sobre esse componente curricular e seu papel na formação dos sujeitos. Utilizamos como fundamentação autores da área de ensino de geografia, a saber: OLIVEIRA (2008), STRAFORINI (2008), CAVALCANTI (2002), KIMURA (2008), LIRA, (2014), entre outros. Nessa perspectiva, esta pesquisa teve como objetivo geral refletir a prática de ensino em Geografia dos professores da rede estadual de ensino do município de ItabaianaPB. Para viabilizar a efetivação desta pesquisa, considerando os aspectos teóricos e práticos, optamos pelos seguintes procedimentos: a) levantamento de fontes referentes ao tema da pesquisa; b) planejamento da pesquisaação, c) observação participante, d) coleta de informações por meio de entrevistas e questionários, e) análise dos dados obtidos, f) implementação de ações, g) registro fotográfico e h) avaliação dos resultados obtidos. Como resultados da pesquisa tivemos uma abordagem teórica efetiva no que se refere à escola, conceitos, metodologias e prática docente no ensino de Geografia. Todavia, compreendemos que a prática docente destes perpassa por grandes dificuldades, permitindo reflexos negativos ao processo de ensino – aprendizagem. A partir da aplicação das oficinas os professores mostraram que sabem da importância da aplicação de novas metodologias no processo de ensino, mas, que diante destes problemas advindos não há uma efetivação.Here in Brazilian schools, Geography teaching kept a traditionalist practice in elementary and a high schools. But, we must remember to the sectors’changes of the educational field Geography, which proposes the formation of an active subject in the construction of knowledge and committed to the transformation of sociospatial reality. So, the geography lessons need to encourage the emergence of a new look at this curricular component and its role in the formation of the subject. We used as the basis authors of geography teaching area, namely: OLIVEIRA (2008), STRAFORINI (2008), Cavalcanti (2002), Kimura (2008), LIRA, (2014), among others. In this perspective, this study had to reflect the teaching practice in Geography teachers of state schools in the city of ItabaianaPB. It’s necessary to facilitate the realization of this research, considering the theoretical and practical aspects, we chose the following: a) sources of survey on the topic of research; b) action research planning, c) participant observation, d) collecting information through interviews and questionnaires, e) data analysis, f) implementation of actions, g) photographic record h) evaluation of the results. The research results had an effective theoretical approach with regard to school, concepts, methodologies and teaching practice in teaching geography. But, we understand that the teaching practice of these runs through a hard time, allowing negative effects to the teaching learning process. Through the workshops, the teachers showed they know the importance of the application of new methodologies in the teaching process, but that before these problems arising there is no enforcement.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGDIAS, Angélica Mara de LimaDIAS, A. M. L.http://lattes.cnpq.br/7174712865881726ARAÚJO, Sérgio Murilo Santos de.ARAÚJO, S. M. S.MORAIS, Jonathas Eduardo Domingos de.MORAIS, J. E. D.SOUZA, Eduardo Barboza de.20162022-01-03T10:31:27Z2022-01-032022-01-03T10:31:27Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22833SOUZA, Eduardo Barboza de. Prática docente no ensino de Geografia: reflexões a partir das escolas estaduais do Município de Itabaiana - PB. 2016. 74f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22833porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-01-04T11:49:36Zoai:localhost:riufcg/22833Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-01-04T11:49:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática docente no ensino de Geografia: reflexões a partir das escolas estaduais do Município de Itabaiana - PB. Teaching practice in teaching Geography: reflections from state schools in the city of Itabaiana - PB. |
title |
Prática docente no ensino de Geografia: reflexões a partir das escolas estaduais do Município de Itabaiana - PB. |
spellingShingle |
Prática docente no ensino de Geografia: reflexões a partir das escolas estaduais do Município de Itabaiana - PB. SOUZA, Eduardo Barboza de. Ensino de Geografia Prática docente - Geografia Professores de Geografia Itabaiana - PB - escolas estaduais Geografia - metodologia de ensino Prática pedagógica - Geografia Metodologia do ensino de Geografia Teaching geography Teaching practice - geography Geography Teachers Itabaiana - PB - state schools Geography - teaching methodology Pedagogical practice - Geography Geography teaching methodology Geografia |
title_short |
Prática docente no ensino de Geografia: reflexões a partir das escolas estaduais do Município de Itabaiana - PB. |
title_full |
Prática docente no ensino de Geografia: reflexões a partir das escolas estaduais do Município de Itabaiana - PB. |
title_fullStr |
Prática docente no ensino de Geografia: reflexões a partir das escolas estaduais do Município de Itabaiana - PB. |
title_full_unstemmed |
Prática docente no ensino de Geografia: reflexões a partir das escolas estaduais do Município de Itabaiana - PB. |
title_sort |
Prática docente no ensino de Geografia: reflexões a partir das escolas estaduais do Município de Itabaiana - PB. |
author |
SOUZA, Eduardo Barboza de. |
author_facet |
SOUZA, Eduardo Barboza de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
DIAS, Angélica Mara de Lima DIAS, A. M. L. http://lattes.cnpq.br/7174712865881726 ARAÚJO, Sérgio Murilo Santos de. ARAÚJO, S. M. S. MORAIS, Jonathas Eduardo Domingos de. MORAIS, J. E. D. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOUZA, Eduardo Barboza de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Geografia Prática docente - Geografia Professores de Geografia Itabaiana - PB - escolas estaduais Geografia - metodologia de ensino Prática pedagógica - Geografia Metodologia do ensino de Geografia Teaching geography Teaching practice - geography Geography Teachers Itabaiana - PB - state schools Geography - teaching methodology Pedagogical practice - Geography Geography teaching methodology Geografia |
topic |
Ensino de Geografia Prática docente - Geografia Professores de Geografia Itabaiana - PB - escolas estaduais Geografia - metodologia de ensino Prática pedagógica - Geografia Metodologia do ensino de Geografia Teaching geography Teaching practice - geography Geography Teachers Itabaiana - PB - state schools Geography - teaching methodology Pedagogical practice - Geography Geography teaching methodology Geografia |
description |
Nas escolas brasileiras, o ensino de Geografia vem mantendo uma prática tradicionalista, tanto no ensino fundamental quanto no ensino médio. Contudo, devemos nos ater às modificações dos setores do campo de ensino em Geografia, os quais propõem a formação de um sujeito ativo na construção do conhecimento e comprometido com as transformações da realidade sócio espacial. Para tanto, as aulas de Geografia precisam favorecer o surgimento de um novo olhar sobre esse componente curricular e seu papel na formação dos sujeitos. Utilizamos como fundamentação autores da área de ensino de geografia, a saber: OLIVEIRA (2008), STRAFORINI (2008), CAVALCANTI (2002), KIMURA (2008), LIRA, (2014), entre outros. Nessa perspectiva, esta pesquisa teve como objetivo geral refletir a prática de ensino em Geografia dos professores da rede estadual de ensino do município de ItabaianaPB. Para viabilizar a efetivação desta pesquisa, considerando os aspectos teóricos e práticos, optamos pelos seguintes procedimentos: a) levantamento de fontes referentes ao tema da pesquisa; b) planejamento da pesquisaação, c) observação participante, d) coleta de informações por meio de entrevistas e questionários, e) análise dos dados obtidos, f) implementação de ações, g) registro fotográfico e h) avaliação dos resultados obtidos. Como resultados da pesquisa tivemos uma abordagem teórica efetiva no que se refere à escola, conceitos, metodologias e prática docente no ensino de Geografia. Todavia, compreendemos que a prática docente destes perpassa por grandes dificuldades, permitindo reflexos negativos ao processo de ensino – aprendizagem. A partir da aplicação das oficinas os professores mostraram que sabem da importância da aplicação de novas metodologias no processo de ensino, mas, que diante destes problemas advindos não há uma efetivação. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2022-01-03T10:31:27Z 2022-01-03 2022-01-03T10:31:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22833 SOUZA, Eduardo Barboza de. Prática docente no ensino de Geografia: reflexões a partir das escolas estaduais do Município de Itabaiana - PB. 2016. 74f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22833 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22833 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Eduardo Barboza de. Prática docente no ensino de Geografia: reflexões a partir das escolas estaduais do Município de Itabaiana - PB. 2016. 74f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22833 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744521216393216 |