Prática docente no ensino de Geografia: reflexões a partir das escolas estaduais do Município de Itabaiana - PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Eduardo Barboza de.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22833
Resumo: Nas escolas brasileiras, o ensino de Geografia vem mantendo uma prática tradicionalista, tanto no ensino fundamental quanto no ensino médio. Contudo, devemos nos ater às modificações dos setores do campo de ensino em Geografia, os quais propõem a formação de um sujeito ativo na construção do conhecimento e comprometido com as transformações da realidade sócio espacial. Para tanto, as aulas de Geografia precisam favorecer o surgimento de um novo olhar sobre esse componente curricular e seu papel na formação dos sujeitos. Utilizamos como fundamentação autores da área de ensino de geografia, a saber: OLIVEIRA (2008), STRAFORINI (2008), CAVALCANTI (2002), KIMURA (2008), LIRA, (2014), entre outros. Nessa perspectiva, esta pesquisa teve como objetivo geral refletir a prática de ensino em Geografia dos professores da rede estadual de ensino do município de ItabaianaPB. Para viabilizar a efetivação desta pesquisa, considerando os aspectos teóricos e práticos, optamos pelos seguintes procedimentos: a) levantamento de fontes referentes ao tema da pesquisa; b) planejamento da pesquisaação, c) observação participante, d) coleta de informações por meio de entrevistas e questionários, e) análise dos dados obtidos, f) implementação de ações, g) registro fotográfico e h) avaliação dos resultados obtidos. Como resultados da pesquisa tivemos uma abordagem teórica efetiva no que se refere à escola, conceitos, metodologias e prática docente no ensino de Geografia. Todavia, compreendemos que a prática docente destes perpassa por grandes dificuldades, permitindo reflexos negativos ao processo de ensino – aprendizagem. A partir da aplicação das oficinas os professores mostraram que sabem da importância da aplicação de novas metodologias no processo de ensino, mas, que diante destes problemas advindos não há uma efetivação.
id UFCG_b98eda1a2c12ec79efcb0929f93e1d15
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/22833
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Prática docente no ensino de Geografia: reflexões a partir das escolas estaduais do Município de Itabaiana - PB.Teaching practice in teaching Geography: reflections from state schools in the city of Itabaiana - PB.Ensino de GeografiaPrática docente - GeografiaProfessores de GeografiaItabaiana - PB - escolas estaduaisGeografia - metodologia de ensinoPrática pedagógica - GeografiaMetodologia do ensino de GeografiaTeaching geographyTeaching practice - geographyGeography TeachersItabaiana - PB - state schoolsGeography - teaching methodologyPedagogical practice - GeographyGeography teaching methodologyGeografiaNas escolas brasileiras, o ensino de Geografia vem mantendo uma prática tradicionalista, tanto no ensino fundamental quanto no ensino médio. Contudo, devemos nos ater às modificações dos setores do campo de ensino em Geografia, os quais propõem a formação de um sujeito ativo na construção do conhecimento e comprometido com as transformações da realidade sócio espacial. Para tanto, as aulas de Geografia precisam favorecer o surgimento de um novo olhar sobre esse componente curricular e seu papel na formação dos sujeitos. Utilizamos como fundamentação autores da área de ensino de geografia, a saber: OLIVEIRA (2008), STRAFORINI (2008), CAVALCANTI (2002), KIMURA (2008), LIRA, (2014), entre outros. Nessa perspectiva, esta pesquisa teve como objetivo geral refletir a prática de ensino em Geografia dos professores da rede estadual de ensino do município de ItabaianaPB. Para viabilizar a efetivação desta pesquisa, considerando os aspectos teóricos e práticos, optamos pelos seguintes procedimentos: a) levantamento de fontes referentes ao tema da pesquisa; b) planejamento da pesquisaação, c) observação participante, d) coleta de informações por meio de entrevistas e questionários, e) análise dos dados obtidos, f) implementação de ações, g) registro fotográfico e h) avaliação dos resultados obtidos. Como resultados da pesquisa tivemos uma abordagem teórica efetiva no que se refere à escola, conceitos, metodologias e prática docente no ensino de Geografia. Todavia, compreendemos que a prática docente destes perpassa por grandes dificuldades, permitindo reflexos negativos ao processo de ensino – aprendizagem. A partir da aplicação das oficinas os professores mostraram que sabem da importância da aplicação de novas metodologias no processo de ensino, mas, que diante destes problemas advindos não há uma efetivação.Here in Brazilian schools, Geography teaching kept a traditionalist practice in elementary and a high schools. But, we must remember to the sectors’changes of the educational field Geography, which proposes the formation of an active subject in the construction of knowledge and committed to the transformation of sociospatial reality. So, the geography lessons need to encourage the emergence of a new look at this curricular component and its role in the formation of the subject. We used as the basis authors of geography teaching area, namely: OLIVEIRA (2008), STRAFORINI (2008), Cavalcanti (2002), Kimura (2008), LIRA, (2014), among others. In this perspective, this study had to reflect the teaching practice in Geography teachers of state schools in the city of ItabaianaPB. It’s necessary to facilitate the realization of this research, considering the theoretical and practical aspects, we chose the following: a) sources of survey on the topic of research; b) action research planning, c) participant observation, d) collecting information through interviews and questionnaires, e) data analysis, f) implementation of actions, g) photographic record h) evaluation of the results. The research results had an effective theoretical approach with regard to school, concepts, methodologies and teaching practice in teaching geography. But, we understand that the teaching practice of these runs through a hard time, allowing negative effects to the teaching learning process. Through the workshops, the teachers showed they know the importance of the application of new methodologies in the teaching process, but that before these problems arising there is no enforcement.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGDIAS, Angélica Mara de LimaDIAS, A. M. L.http://lattes.cnpq.br/7174712865881726ARAÚJO, Sérgio Murilo Santos de.ARAÚJO, S. M. S.MORAIS, Jonathas Eduardo Domingos de.MORAIS, J. E. D.SOUZA, Eduardo Barboza de.20162022-01-03T10:31:27Z2022-01-032022-01-03T10:31:27Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22833SOUZA, Eduardo Barboza de. Prática docente no ensino de Geografia: reflexões a partir das escolas estaduais do Município de Itabaiana - PB. 2016. 74f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22833porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-01-04T11:49:36Zoai:localhost:riufcg/22833Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-01-04T11:49:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Prática docente no ensino de Geografia: reflexões a partir das escolas estaduais do Município de Itabaiana - PB.
Teaching practice in teaching Geography: reflections from state schools in the city of Itabaiana - PB.
title Prática docente no ensino de Geografia: reflexões a partir das escolas estaduais do Município de Itabaiana - PB.
spellingShingle Prática docente no ensino de Geografia: reflexões a partir das escolas estaduais do Município de Itabaiana - PB.
SOUZA, Eduardo Barboza de.
Ensino de Geografia
Prática docente - Geografia
Professores de Geografia
Itabaiana - PB - escolas estaduais
Geografia - metodologia de ensino
Prática pedagógica - Geografia
Metodologia do ensino de Geografia
Teaching geography
Teaching practice - geography
Geography Teachers
Itabaiana - PB - state schools
Geography - teaching methodology
Pedagogical practice - Geography
Geography teaching methodology
Geografia
title_short Prática docente no ensino de Geografia: reflexões a partir das escolas estaduais do Município de Itabaiana - PB.
title_full Prática docente no ensino de Geografia: reflexões a partir das escolas estaduais do Município de Itabaiana - PB.
title_fullStr Prática docente no ensino de Geografia: reflexões a partir das escolas estaduais do Município de Itabaiana - PB.
title_full_unstemmed Prática docente no ensino de Geografia: reflexões a partir das escolas estaduais do Município de Itabaiana - PB.
title_sort Prática docente no ensino de Geografia: reflexões a partir das escolas estaduais do Município de Itabaiana - PB.
author SOUZA, Eduardo Barboza de.
author_facet SOUZA, Eduardo Barboza de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv DIAS, Angélica Mara de Lima
DIAS, A. M. L.
http://lattes.cnpq.br/7174712865881726
ARAÚJO, Sérgio Murilo Santos de.
ARAÚJO, S. M. S.
MORAIS, Jonathas Eduardo Domingos de.
MORAIS, J. E. D.
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA, Eduardo Barboza de.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Geografia
Prática docente - Geografia
Professores de Geografia
Itabaiana - PB - escolas estaduais
Geografia - metodologia de ensino
Prática pedagógica - Geografia
Metodologia do ensino de Geografia
Teaching geography
Teaching practice - geography
Geography Teachers
Itabaiana - PB - state schools
Geography - teaching methodology
Pedagogical practice - Geography
Geography teaching methodology
Geografia
topic Ensino de Geografia
Prática docente - Geografia
Professores de Geografia
Itabaiana - PB - escolas estaduais
Geografia - metodologia de ensino
Prática pedagógica - Geografia
Metodologia do ensino de Geografia
Teaching geography
Teaching practice - geography
Geography Teachers
Itabaiana - PB - state schools
Geography - teaching methodology
Pedagogical practice - Geography
Geography teaching methodology
Geografia
description Nas escolas brasileiras, o ensino de Geografia vem mantendo uma prática tradicionalista, tanto no ensino fundamental quanto no ensino médio. Contudo, devemos nos ater às modificações dos setores do campo de ensino em Geografia, os quais propõem a formação de um sujeito ativo na construção do conhecimento e comprometido com as transformações da realidade sócio espacial. Para tanto, as aulas de Geografia precisam favorecer o surgimento de um novo olhar sobre esse componente curricular e seu papel na formação dos sujeitos. Utilizamos como fundamentação autores da área de ensino de geografia, a saber: OLIVEIRA (2008), STRAFORINI (2008), CAVALCANTI (2002), KIMURA (2008), LIRA, (2014), entre outros. Nessa perspectiva, esta pesquisa teve como objetivo geral refletir a prática de ensino em Geografia dos professores da rede estadual de ensino do município de ItabaianaPB. Para viabilizar a efetivação desta pesquisa, considerando os aspectos teóricos e práticos, optamos pelos seguintes procedimentos: a) levantamento de fontes referentes ao tema da pesquisa; b) planejamento da pesquisaação, c) observação participante, d) coleta de informações por meio de entrevistas e questionários, e) análise dos dados obtidos, f) implementação de ações, g) registro fotográfico e h) avaliação dos resultados obtidos. Como resultados da pesquisa tivemos uma abordagem teórica efetiva no que se refere à escola, conceitos, metodologias e prática docente no ensino de Geografia. Todavia, compreendemos que a prática docente destes perpassa por grandes dificuldades, permitindo reflexos negativos ao processo de ensino – aprendizagem. A partir da aplicação das oficinas os professores mostraram que sabem da importância da aplicação de novas metodologias no processo de ensino, mas, que diante destes problemas advindos não há uma efetivação.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2022-01-03T10:31:27Z
2022-01-03
2022-01-03T10:31:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22833
SOUZA, Eduardo Barboza de. Prática docente no ensino de Geografia: reflexões a partir das escolas estaduais do Município de Itabaiana - PB. 2016. 74f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22833
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22833
identifier_str_mv SOUZA, Eduardo Barboza de. Prática docente no ensino de Geografia: reflexões a partir das escolas estaduais do Município de Itabaiana - PB. 2016. 74f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22833
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744521216393216