O uso do facebook no ensino da matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguirre, Kátia Marilia Barbosa
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/95764
Resumo: Este estudo é uma pesquisa sobre um grupo criado no facebook intitulado Descomplicando a Matemática. Este grupo foi elaborado após ter constatado o interesse dos alunos pela rede social facebook e que apresentavam dificuldades no estudo de matemática. A partir disso, decidi identificar quais as formas que os alunos utilizam esse ambiente, e diante disso, elencar as situações que buscam essa comunidade de aprendizagem, com qual finalidade e o que resulta segundo a visão deles, para aprimorar suas formas de estudo. Neste grupo os alunos tinham a oportunidade de interagir tirando dúvidas e trocando ideias, além de visualizar materiais com recursos atrativos com som, imagem e movimentos. O método de investigação foi a pesquisa quantiqualitativa através da aplicação de 44 questionários ( ver apêndice) aos alunos da Escola de Ensino Fundamental em São Jerônimo. A análise dos questionários( ver apêndice) permitiu verificar que os alunos têm buscado essa comunidade para tirarem dúvidas a respeito dos conteúdos ministrados em sala de aula e que a mesma está contribuindo para eles se interessarem mais nas aulas presenciais. Ao serem questionados muitos alunos disseram ter tido mais facilidade com o conteúdo após a utilização dos recursos disponíveis no ambiente.
id UFRGS-2_eeb92ed1e5220c933938650bf571e24d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95764
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Aguirre, Kátia Marilia BarbosaNunes, Cintia2014-05-30T02:06:09Z2012http://hdl.handle.net/10183/95764000914928Este estudo é uma pesquisa sobre um grupo criado no facebook intitulado Descomplicando a Matemática. Este grupo foi elaborado após ter constatado o interesse dos alunos pela rede social facebook e que apresentavam dificuldades no estudo de matemática. A partir disso, decidi identificar quais as formas que os alunos utilizam esse ambiente, e diante disso, elencar as situações que buscam essa comunidade de aprendizagem, com qual finalidade e o que resulta segundo a visão deles, para aprimorar suas formas de estudo. Neste grupo os alunos tinham a oportunidade de interagir tirando dúvidas e trocando ideias, além de visualizar materiais com recursos atrativos com som, imagem e movimentos. O método de investigação foi a pesquisa quantiqualitativa através da aplicação de 44 questionários ( ver apêndice) aos alunos da Escola de Ensino Fundamental em São Jerônimo. A análise dos questionários( ver apêndice) permitiu verificar que os alunos têm buscado essa comunidade para tirarem dúvidas a respeito dos conteúdos ministrados em sala de aula e que a mesma está contribuindo para eles se interessarem mais nas aulas presenciais. Ao serem questionados muitos alunos disseram ter tido mais facilidade com o conteúdo após a utilização dos recursos disponíveis no ambiente.application/pdfporMatemáticaEnsinoAprendizagem colaborativaO uso do facebook no ensino da matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000914928.pdf000914928.pdfTexto completoapplication/pdf743515http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95764/1/000914928.pdfe2124a1056bb02f3bc525202cd454196MD51TEXT000914928.pdf.txt000914928.pdf.txtExtracted Texttext/plain57293http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95764/2/000914928.pdf.txt88c6a726e1aec88b9a14f0a4636429b0MD52THUMBNAIL000914928.pdf.jpg000914928.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg989http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95764/3/000914928.pdf.jpg323646c4c45beaa6200343fc4ffed08dMD5310183/957642018-10-15 07:52:21.225oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95764Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T10:52:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso do facebook no ensino da matemática
title O uso do facebook no ensino da matemática
spellingShingle O uso do facebook no ensino da matemática
Aguirre, Kátia Marilia Barbosa
Matemática
Ensino
Aprendizagem colaborativa
title_short O uso do facebook no ensino da matemática
title_full O uso do facebook no ensino da matemática
title_fullStr O uso do facebook no ensino da matemática
title_full_unstemmed O uso do facebook no ensino da matemática
title_sort O uso do facebook no ensino da matemática
author Aguirre, Kátia Marilia Barbosa
author_facet Aguirre, Kátia Marilia Barbosa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aguirre, Kátia Marilia Barbosa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nunes, Cintia
contributor_str_mv Nunes, Cintia
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Ensino
Aprendizagem colaborativa
topic Matemática
Ensino
Aprendizagem colaborativa
description Este estudo é uma pesquisa sobre um grupo criado no facebook intitulado Descomplicando a Matemática. Este grupo foi elaborado após ter constatado o interesse dos alunos pela rede social facebook e que apresentavam dificuldades no estudo de matemática. A partir disso, decidi identificar quais as formas que os alunos utilizam esse ambiente, e diante disso, elencar as situações que buscam essa comunidade de aprendizagem, com qual finalidade e o que resulta segundo a visão deles, para aprimorar suas formas de estudo. Neste grupo os alunos tinham a oportunidade de interagir tirando dúvidas e trocando ideias, além de visualizar materiais com recursos atrativos com som, imagem e movimentos. O método de investigação foi a pesquisa quantiqualitativa através da aplicação de 44 questionários ( ver apêndice) aos alunos da Escola de Ensino Fundamental em São Jerônimo. A análise dos questionários( ver apêndice) permitiu verificar que os alunos têm buscado essa comunidade para tirarem dúvidas a respeito dos conteúdos ministrados em sala de aula e que a mesma está contribuindo para eles se interessarem mais nas aulas presenciais. Ao serem questionados muitos alunos disseram ter tido mais facilidade com o conteúdo após a utilização dos recursos disponíveis no ambiente.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-05-30T02:06:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/95764
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000914928
url http://hdl.handle.net/10183/95764
identifier_str_mv 000914928
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95764/1/000914928.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95764/2/000914928.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95764/3/000914928.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e2124a1056bb02f3bc525202cd454196
88c6a726e1aec88b9a14f0a4636429b0
323646c4c45beaa6200343fc4ffed08d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447126522462208