O uso do facebook no ensino da matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/95764 |
Resumo: | Este estudo é uma pesquisa sobre um grupo criado no facebook intitulado Descomplicando a Matemática. Este grupo foi elaborado após ter constatado o interesse dos alunos pela rede social facebook e que apresentavam dificuldades no estudo de matemática. A partir disso, decidi identificar quais as formas que os alunos utilizam esse ambiente, e diante disso, elencar as situações que buscam essa comunidade de aprendizagem, com qual finalidade e o que resulta segundo a visão deles, para aprimorar suas formas de estudo. Neste grupo os alunos tinham a oportunidade de interagir tirando dúvidas e trocando ideias, além de visualizar materiais com recursos atrativos com som, imagem e movimentos. O método de investigação foi a pesquisa quantiqualitativa através da aplicação de 44 questionários ( ver apêndice) aos alunos da Escola de Ensino Fundamental em São Jerônimo. A análise dos questionários( ver apêndice) permitiu verificar que os alunos têm buscado essa comunidade para tirarem dúvidas a respeito dos conteúdos ministrados em sala de aula e que a mesma está contribuindo para eles se interessarem mais nas aulas presenciais. Ao serem questionados muitos alunos disseram ter tido mais facilidade com o conteúdo após a utilização dos recursos disponíveis no ambiente. |
id |
UFRGS-2_eeb92ed1e5220c933938650bf571e24d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95764 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Aguirre, Kátia Marilia BarbosaNunes, Cintia2014-05-30T02:06:09Z2012http://hdl.handle.net/10183/95764000914928Este estudo é uma pesquisa sobre um grupo criado no facebook intitulado Descomplicando a Matemática. Este grupo foi elaborado após ter constatado o interesse dos alunos pela rede social facebook e que apresentavam dificuldades no estudo de matemática. A partir disso, decidi identificar quais as formas que os alunos utilizam esse ambiente, e diante disso, elencar as situações que buscam essa comunidade de aprendizagem, com qual finalidade e o que resulta segundo a visão deles, para aprimorar suas formas de estudo. Neste grupo os alunos tinham a oportunidade de interagir tirando dúvidas e trocando ideias, além de visualizar materiais com recursos atrativos com som, imagem e movimentos. O método de investigação foi a pesquisa quantiqualitativa através da aplicação de 44 questionários ( ver apêndice) aos alunos da Escola de Ensino Fundamental em São Jerônimo. A análise dos questionários( ver apêndice) permitiu verificar que os alunos têm buscado essa comunidade para tirarem dúvidas a respeito dos conteúdos ministrados em sala de aula e que a mesma está contribuindo para eles se interessarem mais nas aulas presenciais. Ao serem questionados muitos alunos disseram ter tido mais facilidade com o conteúdo após a utilização dos recursos disponíveis no ambiente.application/pdfporMatemáticaEnsinoAprendizagem colaborativaO uso do facebook no ensino da matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000914928.pdf000914928.pdfTexto completoapplication/pdf743515http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95764/1/000914928.pdfe2124a1056bb02f3bc525202cd454196MD51TEXT000914928.pdf.txt000914928.pdf.txtExtracted Texttext/plain57293http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95764/2/000914928.pdf.txt88c6a726e1aec88b9a14f0a4636429b0MD52THUMBNAIL000914928.pdf.jpg000914928.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg989http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95764/3/000914928.pdf.jpg323646c4c45beaa6200343fc4ffed08dMD5310183/957642018-10-15 07:52:21.225oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95764Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T10:52:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O uso do facebook no ensino da matemática |
title |
O uso do facebook no ensino da matemática |
spellingShingle |
O uso do facebook no ensino da matemática Aguirre, Kátia Marilia Barbosa Matemática Ensino Aprendizagem colaborativa |
title_short |
O uso do facebook no ensino da matemática |
title_full |
O uso do facebook no ensino da matemática |
title_fullStr |
O uso do facebook no ensino da matemática |
title_full_unstemmed |
O uso do facebook no ensino da matemática |
title_sort |
O uso do facebook no ensino da matemática |
author |
Aguirre, Kátia Marilia Barbosa |
author_facet |
Aguirre, Kátia Marilia Barbosa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aguirre, Kátia Marilia Barbosa |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nunes, Cintia |
contributor_str_mv |
Nunes, Cintia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Ensino Aprendizagem colaborativa |
topic |
Matemática Ensino Aprendizagem colaborativa |
description |
Este estudo é uma pesquisa sobre um grupo criado no facebook intitulado Descomplicando a Matemática. Este grupo foi elaborado após ter constatado o interesse dos alunos pela rede social facebook e que apresentavam dificuldades no estudo de matemática. A partir disso, decidi identificar quais as formas que os alunos utilizam esse ambiente, e diante disso, elencar as situações que buscam essa comunidade de aprendizagem, com qual finalidade e o que resulta segundo a visão deles, para aprimorar suas formas de estudo. Neste grupo os alunos tinham a oportunidade de interagir tirando dúvidas e trocando ideias, além de visualizar materiais com recursos atrativos com som, imagem e movimentos. O método de investigação foi a pesquisa quantiqualitativa através da aplicação de 44 questionários ( ver apêndice) aos alunos da Escola de Ensino Fundamental em São Jerônimo. A análise dos questionários( ver apêndice) permitiu verificar que os alunos têm buscado essa comunidade para tirarem dúvidas a respeito dos conteúdos ministrados em sala de aula e que a mesma está contribuindo para eles se interessarem mais nas aulas presenciais. Ao serem questionados muitos alunos disseram ter tido mais facilidade com o conteúdo após a utilização dos recursos disponíveis no ambiente. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-05-30T02:06:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/95764 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000914928 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/95764 |
identifier_str_mv |
000914928 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95764/1/000914928.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95764/2/000914928.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95764/3/000914928.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e2124a1056bb02f3bc525202cd454196 88c6a726e1aec88b9a14f0a4636429b0 323646c4c45beaa6200343fc4ffed08d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447126522462208 |