Inclusão escolar : os desafios da formação inicial de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Margarete Freire
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/147861
Resumo: Meu trabalho intitula-se: Inclusão Escolar: os desafios da formação inicial de professores, este trabalho tem como objetivo, analisar currículos de Licenciatura em Pedagogia das principais Universidades públicas brasileiras, para constatar quais disciplinas sobre Inclusão de alunos com deficiência são ofertadas ao longo do curso de graduação em Pedagogia, capacitando estes futuros docentes atuarem em sala de aula. Adotei uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo Estudo de Caso, utilizando como ferramentas análise documental, e um questionário destinado aos alunos do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul _ UFRGS. A problemática foi confirmada no meu Estágio de Docência de 4 a 7 anos em uma escola pública, na qual presenciei várias situações de alunos com deficiência, carentes de um apoio condizente com as situações por eles impostas. Ao analisar o currículo das universidades, foi possível traçar uma comparação visando identificar o melhor currículo na formação docente para a inclusão educativa. Um dos objetivos também era analisar os pontos convergentes e divergentes dos currículos no que se refere às leis relacionadas com a Inclusão. Minha investigação usou como suporte teórico os estudos realizados por Beyer que tem como foco a Educação Inclusiva; Perrenoud que trata da formação de professores; Freitas e Moreira que aborda a importância da formação de professores e inclusão escolar de pessoas com deficiência. Também foram consultadas leis que abordam a obrigatoriedade da Inclusão do aluno em sala de aula com apoio e acessibilidade necessários. Na análise curricular entre as cinco universidades públicas escolhidas foram possíveis constatar que a UFRGS é a que apresenta maior suporte no curso de graduação em Pedagogia referente às disciplinas de caráter obrigatórias, mas na análise do questionário encaminhado aos alunos de graduação foi possível constatar um grau elevado de insatisfações na percepção dos alunos, futuros docentes, com relação à sua formação o curso de Pedagogia. Confirmando que minha insatisfação torna-se pluralizada com as opiniões dos demais colegas, identificando as potencialidades e fragilidades do currículo do curso de Pedagogia, fortalecendo assim minhas convicções que precisamos ir a procura por cursos que nos capacitem para realizar uma inclusão com competência e qualidade.
id UFRGS-2_ef098b2ecd46fbbece5dc1eb0edb1828
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147861
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Duarte, Margarete FreirePasserino, Liliana Maria2016-08-31T02:18:32Z2016http://hdl.handle.net/10183/147861001000548Meu trabalho intitula-se: Inclusão Escolar: os desafios da formação inicial de professores, este trabalho tem como objetivo, analisar currículos de Licenciatura em Pedagogia das principais Universidades públicas brasileiras, para constatar quais disciplinas sobre Inclusão de alunos com deficiência são ofertadas ao longo do curso de graduação em Pedagogia, capacitando estes futuros docentes atuarem em sala de aula. Adotei uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo Estudo de Caso, utilizando como ferramentas análise documental, e um questionário destinado aos alunos do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul _ UFRGS. A problemática foi confirmada no meu Estágio de Docência de 4 a 7 anos em uma escola pública, na qual presenciei várias situações de alunos com deficiência, carentes de um apoio condizente com as situações por eles impostas. Ao analisar o currículo das universidades, foi possível traçar uma comparação visando identificar o melhor currículo na formação docente para a inclusão educativa. Um dos objetivos também era analisar os pontos convergentes e divergentes dos currículos no que se refere às leis relacionadas com a Inclusão. Minha investigação usou como suporte teórico os estudos realizados por Beyer que tem como foco a Educação Inclusiva; Perrenoud que trata da formação de professores; Freitas e Moreira que aborda a importância da formação de professores e inclusão escolar de pessoas com deficiência. Também foram consultadas leis que abordam a obrigatoriedade da Inclusão do aluno em sala de aula com apoio e acessibilidade necessários. Na análise curricular entre as cinco universidades públicas escolhidas foram possíveis constatar que a UFRGS é a que apresenta maior suporte no curso de graduação em Pedagogia referente às disciplinas de caráter obrigatórias, mas na análise do questionário encaminhado aos alunos de graduação foi possível constatar um grau elevado de insatisfações na percepção dos alunos, futuros docentes, com relação à sua formação o curso de Pedagogia. Confirmando que minha insatisfação torna-se pluralizada com as opiniões dos demais colegas, identificando as potencialidades e fragilidades do currículo do curso de Pedagogia, fortalecendo assim minhas convicções que precisamos ir a procura por cursos que nos capacitem para realizar uma inclusão com competência e qualidade.My work is entitled: school inclusion: the challenges of initial teacher training, this study aims to analyze curricula of degree in Pedagogy of the main public universities in Brazil, to see which disciplines on inclusion of students with disabilities are offered throughout the course of degree in Pedagogy, enabling these future teachers work in the classroom. I adopted a qualitative approach of type case study, using as documentary analysis tools, and a questionnaire for students of the course of pedagogy at the Federal University of Rio Grande do Sul _ UFRGS. The problem was confirmed in my Teaching internship of 4 to 7 years in a public school, in which I witnessed several cases of students with disabilities, in need of a support befitting the situations imposed by them. When you review the curriculum of the universities, it was possible to draw a comparison to identify the best curriculum in teacher education for the educative inclusion. One of the goals was also analyzing the convergent and divergent points of curricula with regard to laws related to Inclusion. My investigation used as theoretical support studies for Beyer that focuses on Inclusive education; Perrenoud that deals with the training of teachers; Freitas Moreira and that addresses the importance of teacher training and school inclusion of people with disabilities. Were also consulted laws that address the obligation of Inclusion of the student in the classroom with support and accessibility needed. Curriculum analysis among the five public universities chosen were possible the UFRGS is featuring greater support in the degree course in education referring to subjects of mandatory character, but in the analysis of the questionnaire sent to undergraduates was possible to note a high degree of dissatisfaction in the perception of the students, future teachers, with respect to its training course in pedagogy. Confirming that my dissatisfaction becomes plural with the opinions of other colleagues, identifying the potential and weaknesses of the curriculum of the course of pedagogy, strengthening so my convictions that we need to go to search for courses that enable us to perform an inclusion with competence and quality.application/pdfporInclusão escolarFormação de professoresEnsino superiorInclusionTeacher educationTrainingInclusão escolar : os desafios da formação inicial de professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2016Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001000548.pdf001000548.pdfTexto completoapplication/pdf806636http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147861/1/001000548.pdfab53b928f21c9a1c2e99add0fc6fd2cdMD51TEXT001000548.pdf.txt001000548.pdf.txtExtracted Texttext/plain94035http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147861/2/001000548.pdf.txtfa200e8c4b71be1b6046ad17f0f11c04MD52THUMBNAIL001000548.pdf.jpg001000548.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1555http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147861/3/001000548.pdf.jpg21c41faabb0da34e81f97b3aa89b81aaMD5310183/1478612018-10-29 08:45:38.62oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147861Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:45:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Inclusão escolar : os desafios da formação inicial de professores
title Inclusão escolar : os desafios da formação inicial de professores
spellingShingle Inclusão escolar : os desafios da formação inicial de professores
Duarte, Margarete Freire
Inclusão escolar
Formação de professores
Ensino superior
Inclusion
Teacher education
Training
title_short Inclusão escolar : os desafios da formação inicial de professores
title_full Inclusão escolar : os desafios da formação inicial de professores
title_fullStr Inclusão escolar : os desafios da formação inicial de professores
title_full_unstemmed Inclusão escolar : os desafios da formação inicial de professores
title_sort Inclusão escolar : os desafios da formação inicial de professores
author Duarte, Margarete Freire
author_facet Duarte, Margarete Freire
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Margarete Freire
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Passerino, Liliana Maria
contributor_str_mv Passerino, Liliana Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão escolar
Formação de professores
Ensino superior
topic Inclusão escolar
Formação de professores
Ensino superior
Inclusion
Teacher education
Training
dc.subject.eng.fl_str_mv Inclusion
Teacher education
Training
description Meu trabalho intitula-se: Inclusão Escolar: os desafios da formação inicial de professores, este trabalho tem como objetivo, analisar currículos de Licenciatura em Pedagogia das principais Universidades públicas brasileiras, para constatar quais disciplinas sobre Inclusão de alunos com deficiência são ofertadas ao longo do curso de graduação em Pedagogia, capacitando estes futuros docentes atuarem em sala de aula. Adotei uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo Estudo de Caso, utilizando como ferramentas análise documental, e um questionário destinado aos alunos do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul _ UFRGS. A problemática foi confirmada no meu Estágio de Docência de 4 a 7 anos em uma escola pública, na qual presenciei várias situações de alunos com deficiência, carentes de um apoio condizente com as situações por eles impostas. Ao analisar o currículo das universidades, foi possível traçar uma comparação visando identificar o melhor currículo na formação docente para a inclusão educativa. Um dos objetivos também era analisar os pontos convergentes e divergentes dos currículos no que se refere às leis relacionadas com a Inclusão. Minha investigação usou como suporte teórico os estudos realizados por Beyer que tem como foco a Educação Inclusiva; Perrenoud que trata da formação de professores; Freitas e Moreira que aborda a importância da formação de professores e inclusão escolar de pessoas com deficiência. Também foram consultadas leis que abordam a obrigatoriedade da Inclusão do aluno em sala de aula com apoio e acessibilidade necessários. Na análise curricular entre as cinco universidades públicas escolhidas foram possíveis constatar que a UFRGS é a que apresenta maior suporte no curso de graduação em Pedagogia referente às disciplinas de caráter obrigatórias, mas na análise do questionário encaminhado aos alunos de graduação foi possível constatar um grau elevado de insatisfações na percepção dos alunos, futuros docentes, com relação à sua formação o curso de Pedagogia. Confirmando que minha insatisfação torna-se pluralizada com as opiniões dos demais colegas, identificando as potencialidades e fragilidades do currículo do curso de Pedagogia, fortalecendo assim minhas convicções que precisamos ir a procura por cursos que nos capacitem para realizar uma inclusão com competência e qualidade.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-31T02:18:32Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/147861
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001000548
url http://hdl.handle.net/10183/147861
identifier_str_mv 001000548
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147861/1/001000548.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147861/2/001000548.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147861/3/001000548.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ab53b928f21c9a1c2e99add0fc6fd2cd
fa200e8c4b71be1b6046ad17f0f11c04
21c41faabb0da34e81f97b3aa89b81aa
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447180913147904