As trajetórias de Adélia Sampaio na história do cinema brasileiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/177661 |
Resumo: | Este trabalho consiste em uma investigação a respeito da participação da cineasta brasileira Adélia Sampaio no cinema brasileiro. Adélia foi a primeira mulher negra a dirigir um filme de longa-metragem na história da produção audiovisual brasileira, em 1984, e sua obra permanece pouco registrada na historiografia do cinema nacional ou até mesmo desconhecida. Diante disso, esta pesquisa fundamenta-se nas teorias do processo criativo (Aída Marques; Carlos Gerbase; Cacá Diegues e Maria Silvia Camargo) e no método de entrevista narrativa biográfica (Fritz Schütze e Gabriele Rosenthal) para entrevistar Adélia Sampaio e compreender o seu processo criativo. A entrevista foi analisada com base no método de entrevista narrativa (Sandra Jovchelovitch e Martin W. Bauer), mas tendo em mente pressupostos de uma reconstrução biográfica (Gabriele Rosenthal). Com isso, procura-se preencher uma lacuna na história do cinema brasileiro no que diz respeito à atividade de uma mulher negra na produção fílmica da década de 1970 e 1980, épocas que são vastamente exploradas e reconhecidas por obras de diretores homens e brancos. Esta investigação registra a participação de Adélia Sampaio na história do cinema brasileiro. |
id |
UFRGS-2_ef1d2852fd77bd6b07d3bc01414c3fae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/177661 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Clarissa Cé deRossini, Miriam de SouzaMarconi, Dieison2018-05-09T02:30:27Z2017http://hdl.handle.net/10183/177661001063066Este trabalho consiste em uma investigação a respeito da participação da cineasta brasileira Adélia Sampaio no cinema brasileiro. Adélia foi a primeira mulher negra a dirigir um filme de longa-metragem na história da produção audiovisual brasileira, em 1984, e sua obra permanece pouco registrada na historiografia do cinema nacional ou até mesmo desconhecida. Diante disso, esta pesquisa fundamenta-se nas teorias do processo criativo (Aída Marques; Carlos Gerbase; Cacá Diegues e Maria Silvia Camargo) e no método de entrevista narrativa biográfica (Fritz Schütze e Gabriele Rosenthal) para entrevistar Adélia Sampaio e compreender o seu processo criativo. A entrevista foi analisada com base no método de entrevista narrativa (Sandra Jovchelovitch e Martin W. Bauer), mas tendo em mente pressupostos de uma reconstrução biográfica (Gabriele Rosenthal). Com isso, procura-se preencher uma lacuna na história do cinema brasileiro no que diz respeito à atividade de uma mulher negra na produção fílmica da década de 1970 e 1980, épocas que são vastamente exploradas e reconhecidas por obras de diretores homens e brancos. Esta investigação registra a participação de Adélia Sampaio na história do cinema brasileiro.This work is an investigation about the participation of the Brazilian filmmaker Adélia Sampaio in the history of Brazilian cinema. Adélia was the first black women to direct a feature film in the history of Brazilian cinema, in 1984. Her work remains with very few registers or even unknown. This research is based on the theories of creative process (Aída Marques; Carlos Gerbase; Cacá Diegues e Maria Silvia Camargo) and on the biographical narrative method (Fritz Schütze e Gabriele Rosenthal) to interview Adélia Sampaio and to understand her creative process. The interview was analyzed based on the narrative interview method (Sandra Jovchelovitch e Martin W. Bauer), but considering aspects of a biographical reconstruction (Gabriele Rosenthal). In this way, this piece attempts to fill a gap in the history of Brazilian cinema, referring to the activity of a black woman in the film production of the 1970s and 1980s, times that are vastly explored and recognized by works of white male directors. This research records the participation of Adélia Sampaio in the history of Brazilian cinema.application/pdfporCinema brasileiroSampaio, AdéliaHistory of Brazilian cinemaGenreRaceProcess of film creationAs trajetórias de Adélia Sampaio na história do cinema brasileiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2017Comunicação Social: Habilitação em Jornalismograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001063066.pdf001063066.pdfTexto completoapplication/pdf8380519http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/177661/1/001063066.pdfed7a3926287aec51ed54fd227134b387MD51TEXT001063066.pdf.txt001063066.pdf.txtExtracted Texttext/plain194073http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/177661/2/001063066.pdf.txt07030412b1bf37c9364f3eba86e11f7aMD5210183/1776612018-06-07 02:32:16.856878oai:www.lume.ufrgs.br:10183/177661Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-06-07T05:32:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As trajetórias de Adélia Sampaio na história do cinema brasileiro |
title |
As trajetórias de Adélia Sampaio na história do cinema brasileiro |
spellingShingle |
As trajetórias de Adélia Sampaio na história do cinema brasileiro Oliveira, Clarissa Cé de Cinema brasileiro Sampaio, Adélia History of Brazilian cinema Genre Race Process of film creation |
title_short |
As trajetórias de Adélia Sampaio na história do cinema brasileiro |
title_full |
As trajetórias de Adélia Sampaio na história do cinema brasileiro |
title_fullStr |
As trajetórias de Adélia Sampaio na história do cinema brasileiro |
title_full_unstemmed |
As trajetórias de Adélia Sampaio na história do cinema brasileiro |
title_sort |
As trajetórias de Adélia Sampaio na história do cinema brasileiro |
author |
Oliveira, Clarissa Cé de |
author_facet |
Oliveira, Clarissa Cé de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Clarissa Cé de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rossini, Miriam de Souza |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Marconi, Dieison |
contributor_str_mv |
Rossini, Miriam de Souza Marconi, Dieison |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cinema brasileiro Sampaio, Adélia |
topic |
Cinema brasileiro Sampaio, Adélia History of Brazilian cinema Genre Race Process of film creation |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
History of Brazilian cinema Genre Race Process of film creation |
description |
Este trabalho consiste em uma investigação a respeito da participação da cineasta brasileira Adélia Sampaio no cinema brasileiro. Adélia foi a primeira mulher negra a dirigir um filme de longa-metragem na história da produção audiovisual brasileira, em 1984, e sua obra permanece pouco registrada na historiografia do cinema nacional ou até mesmo desconhecida. Diante disso, esta pesquisa fundamenta-se nas teorias do processo criativo (Aída Marques; Carlos Gerbase; Cacá Diegues e Maria Silvia Camargo) e no método de entrevista narrativa biográfica (Fritz Schütze e Gabriele Rosenthal) para entrevistar Adélia Sampaio e compreender o seu processo criativo. A entrevista foi analisada com base no método de entrevista narrativa (Sandra Jovchelovitch e Martin W. Bauer), mas tendo em mente pressupostos de uma reconstrução biográfica (Gabriele Rosenthal). Com isso, procura-se preencher uma lacuna na história do cinema brasileiro no que diz respeito à atividade de uma mulher negra na produção fílmica da década de 1970 e 1980, épocas que são vastamente exploradas e reconhecidas por obras de diretores homens e brancos. Esta investigação registra a participação de Adélia Sampaio na história do cinema brasileiro. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-05-09T02:30:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/177661 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001063066 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/177661 |
identifier_str_mv |
001063066 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/177661/1/001063066.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/177661/2/001063066.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ed7a3926287aec51ed54fd227134b387 07030412b1bf37c9364f3eba86e11f7a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447215547613184 |