O cinema interseccional de Adelia Sampaio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Donini, Bárbara Brognoli
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234620
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Florianópolis, 2021.
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spelling O cinema interseccional de Adelia SampaioHistóriaNegros no cinemaLésbicasCinema brasileiroDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Florianópolis, 2021.Nesta dissertação procuro compreender a complexidade da obra da cineasta Adelia Sampaio, primeira mulher negra a dirigir um longa metragem de ficção no Brasil, a partir de três movimentos cinematográficos: Cinema de Mulheres, Cinema Lésbico e Cinema Negro. Esses três movimentos, que se dão a partir da década de 1970 no Brasil, são contestadores de uma ordem hegemônica masculina, heterossexual e branca, e buscaram novas formas de representações que escapassem àquelas construídas através de ideais da branquitude e da heteronormatividade compulsória. Para isso, serão analisados filmes produzidos em contexto nacional, que foram enquadrados em um dos movimentos cinematográficos estudados. O longa-metragem de Adelia Sampaio, Amor Maldito, foi um marco para esses movimentos, mesmo não sendo reconhecido pela historiografia como tal. Sua obra, por unir esses três movimentos, deve ser considerada como parte construtora de um cinema interseccional, feito por uma cineasta negra e mulher, sendo protagonizada por um casal lésbico. Amor Maldito une os três movimentos cinematográficos já citados em um só, interligando-os de maneira complexa, artística e política.Abstract: In this dissertation I seek to understand the complexity of the work of filmmaker Adelia Sampaio, the first black woman to direct a feature film in Brazil, based on three cinematographic movements: Women's Cinema, Lesbian Cinema and Black Cinema. These three movements, which took place from the 1970s onwards in Brazil, are contestants of a male, heterosexual and white hegemonic order, and sought new forms of representations that escaped those constructed through the ideals of whiteness and compulsory heteronormativity. For this, films produced in a national context, which were framed in one of the studied cinematographic movements, will be analyzed. Adelia Sampaio's feature film Amor Maldito was a milestone for these movements, even though it is not recognized by historiography as such. Her work, for uniting these three movements, should be considered as part of the construction of an intersectional cinema, made by a black filmmaker and a woman, starring a lesbian couple. Amor Maldito unites the three aforementioned cinematographic movements into one, interconnecting them in a complex and artistic way.Wolff, Cristina ScheibeUniversidade Federal de Santa CatarinaDonini, Bárbara Brognoli2022-05-19T14:43:32Z2022-05-19T14:43:32Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis247 p.| il.application/pdf374446https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234620porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-19T14:43:32Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/234620Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-05-19T14:43:32Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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