Iluminação cênica na construção da visualidade : propriedades identitárias no espetáculo Benguelê (1998) do Grupo Corpo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Isnardi, Kyrie Lucas
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/226208
Resumo: Este artigo teve como objetivo verificar propriedades identitárias na visualidade do espetáculo Benguelê (1998), da companhia de dança mineira Grupo Corpo, a partir da investigação da concepção cênica do seu diretor artístico, Paulo Pederneiras. Entendendo que a qualidade visual conferida às imagens cênicas está intrinseca-mente relacionada à utilização da luz na concepção da obra, nos dedicamos a exa-minar a técnica e os sistemas utilizados na composição visual da iluminação, de forma a compreender como estes afetam a visibilidade e a tridimensionalidade do corpo e do espaço e como a luz propõe espaços articulando a produção de sentidos a partir da sua expressividade. Como consequência da análise de cinco trechos pré-selecionados da obra, foram identificadas seis características recorrentes no uso da iluminação, apontadas como as propriedades identitárias da visualidade do espetá-culo. Constatou-se que estas características conferem uma qualidade visual excep-cional para a obra, indicando uma produção que prioriza um excelente padrão técni-co e visual para os seus espetáculos.
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