Iluminação cênica na construção da visualidade : propriedades identitárias no espetáculo Benguelê (1998) do Grupo Corpo
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/226208 |
Resumo: | Este artigo teve como objetivo verificar propriedades identitárias na visualidade do espetáculo Benguelê (1998), da companhia de dança mineira Grupo Corpo, a partir da investigação da concepção cênica do seu diretor artístico, Paulo Pederneiras. Entendendo que a qualidade visual conferida às imagens cênicas está intrinseca-mente relacionada à utilização da luz na concepção da obra, nos dedicamos a exa-minar a técnica e os sistemas utilizados na composição visual da iluminação, de forma a compreender como estes afetam a visibilidade e a tridimensionalidade do corpo e do espaço e como a luz propõe espaços articulando a produção de sentidos a partir da sua expressividade. Como consequência da análise de cinco trechos pré-selecionados da obra, foram identificadas seis características recorrentes no uso da iluminação, apontadas como as propriedades identitárias da visualidade do espetá-culo. Constatou-se que estas características conferem uma qualidade visual excep-cional para a obra, indicando uma produção que prioriza um excelente padrão técni-co e visual para os seus espetáculos. |
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Isnardi, Kyrie LucasBem, Cláudia Pinto de2021-08-26T04:10:12Z2021http://hdl.handle.net/10183/226208001130600Este artigo teve como objetivo verificar propriedades identitárias na visualidade do espetáculo Benguelê (1998), da companhia de dança mineira Grupo Corpo, a partir da investigação da concepção cênica do seu diretor artístico, Paulo Pederneiras. Entendendo que a qualidade visual conferida às imagens cênicas está intrinseca-mente relacionada à utilização da luz na concepção da obra, nos dedicamos a exa-minar a técnica e os sistemas utilizados na composição visual da iluminação, de forma a compreender como estes afetam a visibilidade e a tridimensionalidade do corpo e do espaço e como a luz propõe espaços articulando a produção de sentidos a partir da sua expressividade. Como consequência da análise de cinco trechos pré-selecionados da obra, foram identificadas seis características recorrentes no uso da iluminação, apontadas como as propriedades identitárias da visualidade do espetá-culo. Constatou-se que estas características conferem uma qualidade visual excep-cional para a obra, indicando uma produção que prioriza um excelente padrão técni-co e visual para os seus espetáculos.This article aimed to verify identity properties in the visuality of the show Benguelê (1998), from Grupo Corpo, a dance company from Minas Gerais, from the investiga-tion of the scenic conception of its artistic director, Paulo Pederneiras. Understanding that the visual quality conferred on the scenic images is intrinsically related to the use of light in the work’s conception, we dedicated to examine the technique and systems used in the visual composition of the lighting design, in order to understand how they affect the visibility and three-dimensionality of the body and space and how light pro-poses spaces articulating the production of meanings from its expressiveness. As a consequence of the analysis of five pre-selected excerpts of the work, six recurrent characteristics were identified in the use of lighting, pointed out as the identity proper-ties of the visuality of the show. It was found that these characteristics confer an ex-ceptional visual quality for the work, indicating a production that prioritizes an excel-lent technical and visual standard for its shows.application/pdfporGrupo CorpoDesign cenográficoCenografiaIluminaçãoLuz cênicaVisualityLighting designGrupo CorpoIdentity propertiesIluminação cênica na construção da visualidade : propriedades identitárias no espetáculo Benguelê (1998) do Grupo Corpoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de ArquiteturaPorto Alegre, BR-RS2021especializaçãoCurso de Especialização em Design Cenográficoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001130600.pdf.txt001130600.pdf.txtExtracted Texttext/plain70660http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226208/2/001130600.pdf.txt288828293664d0441a8f71e4db7c3eb5MD52ORIGINAL001130600.pdfTexto completoapplication/pdf507620http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226208/1/001130600.pdf7ac20aa2fe6e743924d4e1900bb58274MD5110183/2262082021-09-19 04:36:59.335444oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226208Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-19T07:36:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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Este artigo teve como objetivo verificar propriedades identitárias na visualidade do espetáculo Benguelê (1998), da companhia de dança mineira Grupo Corpo, a partir da investigação da concepção cênica do seu diretor artístico, Paulo Pederneiras. Entendendo que a qualidade visual conferida às imagens cênicas está intrinseca-mente relacionada à utilização da luz na concepção da obra, nos dedicamos a exa-minar a técnica e os sistemas utilizados na composição visual da iluminação, de forma a compreender como estes afetam a visibilidade e a tridimensionalidade do corpo e do espaço e como a luz propõe espaços articulando a produção de sentidos a partir da sua expressividade. Como consequência da análise de cinco trechos pré-selecionados da obra, foram identificadas seis características recorrentes no uso da iluminação, apontadas como as propriedades identitárias da visualidade do espetá-culo. Constatou-se que estas características conferem uma qualidade visual excep-cional para a obra, indicando uma produção que prioriza um excelente padrão técni-co e visual para os seus espetáculos. |
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