Geração de variações de jogos de tabuleiro via técnicas de inteligência artificial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Gabriel Bauer de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/271972
Resumo: Evolutionary Game Design (EGD) é uma abordagem de criação de jogos de tabuleiro de maneira automatizada. Sua concepção inicial tem origem no Sistema Ludi, um Sistema de Jogos que possuia, entre outras funcionalidades, uma Linguagem de Descrição de Jogos (GDL) própria, um General Game Player capaz de realizar a automatização de partidas de jogos descritos nessa linguagem, e um variado conjunto de métricas utilizadas para avaliar um jogo sob diferentes aspectos. Com base nessas características, utilizando o sistema Ludi, foi possível realizar a criação de novos jogos de tabuleiro de maneira automatizada utilizando técnicas de Programação Genética. O presente trabalho visa implementar um Algoritmo de Busca Local utilizando o sistema Ludii, sucessor do sistema original Ludi, para realizar a procura de variantes de jogos que apresentem características mais interessantes que os originais com relação às métricas adotadas. Para isso, partindo de um jogo base, é realizada a alteração em um parâmetro inteiro ou booleano existente na sua definição. A variação obtida é avaliada de acordo com as métricas de análise implementadas no sistema através de partidas automatizadas entre agentes executando o Algoritmo de Busca de Monte Carlo em Árvores. A partir da abordagem utilizada neste trabalho, foi possível obter variantes dos jogos utilizados como base, mas que mantinham uma similaridade com as mecânicas dos jogos originais.
id UFRGS-2_ef4de3296b25f257ad894cd7a65e1004
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271972
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Oliveira, Gabriel Bauer deTavares, Anderson Rocha2024-02-16T05:00:21Z2023http://hdl.handle.net/10183/271972001195955Evolutionary Game Design (EGD) é uma abordagem de criação de jogos de tabuleiro de maneira automatizada. Sua concepção inicial tem origem no Sistema Ludi, um Sistema de Jogos que possuia, entre outras funcionalidades, uma Linguagem de Descrição de Jogos (GDL) própria, um General Game Player capaz de realizar a automatização de partidas de jogos descritos nessa linguagem, e um variado conjunto de métricas utilizadas para avaliar um jogo sob diferentes aspectos. Com base nessas características, utilizando o sistema Ludi, foi possível realizar a criação de novos jogos de tabuleiro de maneira automatizada utilizando técnicas de Programação Genética. O presente trabalho visa implementar um Algoritmo de Busca Local utilizando o sistema Ludii, sucessor do sistema original Ludi, para realizar a procura de variantes de jogos que apresentem características mais interessantes que os originais com relação às métricas adotadas. Para isso, partindo de um jogo base, é realizada a alteração em um parâmetro inteiro ou booleano existente na sua definição. A variação obtida é avaliada de acordo com as métricas de análise implementadas no sistema através de partidas automatizadas entre agentes executando o Algoritmo de Busca de Monte Carlo em Árvores. A partir da abordagem utilizada neste trabalho, foi possível obter variantes dos jogos utilizados como base, mas que mantinham uma similaridade com as mecânicas dos jogos originais.Evolutionary Game Design is an approach to create board games in an automated way. Its initial conception originates from the Ludi System, a Game System that had, among other functionalities, its own Game Description Language (GDL), a General Game Player capable of performing the automation of games described in this language, and a varied set of metrics used to evaluate a game under different aspects. Based on these characteristics, using the Ludi system, it was possible to create new board games in an automated way using Genetic Programming techniques. The present work aims to implement a Local Search Algorithm using the Ludii system, successor of the original Ludi system, to search for game variants that present more in teresting characteristics than the original ones in relation to the adopted metrics. To this, starting from a base game, an integer or boolean parameter in its definition is changed. The variation obtained is evaluated according to the analysis metrics implemented in the system through random matches between agents executing the Monte Carlo Tree Search Algorithm. From the approach used in this work, it was possible to obtain variants of the games used as a base, but which maintained a similarity with the mechanics of the original games.application/pdfporJogos de tabuleiroAlgoritmo genéticoDesign evolutivo de jogosBoard gamesLocal searchProcedural content generationGeração de variações de jogos de tabuleiro via técnicas de inteligência artificialGeneration of board games variations via artificial intelligence techniques info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de InformáticaPorto Alegre, BR-RS2023Ciência da Computação: Ênfase em Engenharia da Computação: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001195955.pdf.txt001195955.pdf.txtExtracted Texttext/plain69067http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271972/2/001195955.pdf.txt150bb3c4c9f0d82030003b08b0692462MD52ORIGINAL001195955.pdfTexto completoapplication/pdf1736302http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271972/1/001195955.pdff22d34d2aa508720836e4c6e7628a802MD5110183/2719722024-03-02 05:04:40.547556oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271972Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-03-02T08:04:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Geração de variações de jogos de tabuleiro via técnicas de inteligência artificial
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Generation of board games variations via artificial intelligence techniques
title Geração de variações de jogos de tabuleiro via técnicas de inteligência artificial
spellingShingle Geração de variações de jogos de tabuleiro via técnicas de inteligência artificial
Oliveira, Gabriel Bauer de
Jogos de tabuleiro
Algoritmo genético
Design evolutivo de jogos
Board games
Local search
Procedural content generation
title_short Geração de variações de jogos de tabuleiro via técnicas de inteligência artificial
title_full Geração de variações de jogos de tabuleiro via técnicas de inteligência artificial
title_fullStr Geração de variações de jogos de tabuleiro via técnicas de inteligência artificial
title_full_unstemmed Geração de variações de jogos de tabuleiro via técnicas de inteligência artificial
title_sort Geração de variações de jogos de tabuleiro via técnicas de inteligência artificial
author Oliveira, Gabriel Bauer de
author_facet Oliveira, Gabriel Bauer de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Gabriel Bauer de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tavares, Anderson Rocha
contributor_str_mv Tavares, Anderson Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos de tabuleiro
Algoritmo genético
Design evolutivo de jogos
topic Jogos de tabuleiro
Algoritmo genético
Design evolutivo de jogos
Board games
Local search
Procedural content generation
dc.subject.eng.fl_str_mv Board games
Local search
Procedural content generation
description Evolutionary Game Design (EGD) é uma abordagem de criação de jogos de tabuleiro de maneira automatizada. Sua concepção inicial tem origem no Sistema Ludi, um Sistema de Jogos que possuia, entre outras funcionalidades, uma Linguagem de Descrição de Jogos (GDL) própria, um General Game Player capaz de realizar a automatização de partidas de jogos descritos nessa linguagem, e um variado conjunto de métricas utilizadas para avaliar um jogo sob diferentes aspectos. Com base nessas características, utilizando o sistema Ludi, foi possível realizar a criação de novos jogos de tabuleiro de maneira automatizada utilizando técnicas de Programação Genética. O presente trabalho visa implementar um Algoritmo de Busca Local utilizando o sistema Ludii, sucessor do sistema original Ludi, para realizar a procura de variantes de jogos que apresentem características mais interessantes que os originais com relação às métricas adotadas. Para isso, partindo de um jogo base, é realizada a alteração em um parâmetro inteiro ou booleano existente na sua definição. A variação obtida é avaliada de acordo com as métricas de análise implementadas no sistema através de partidas automatizadas entre agentes executando o Algoritmo de Busca de Monte Carlo em Árvores. A partir da abordagem utilizada neste trabalho, foi possível obter variantes dos jogos utilizados como base, mas que mantinham uma similaridade com as mecânicas dos jogos originais.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-02-16T05:00:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/271972
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001195955
url http://hdl.handle.net/10183/271972
identifier_str_mv 001195955
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271972/2/001195955.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271972/1/001195955.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 150bb3c4c9f0d82030003b08b0692462
f22d34d2aa508720836e4c6e7628a802
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224675565502464