Marcas de editoras porto-alegrenses e sua veiculação nos livros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/25593 |
Resumo: | Este trabalho parte do pressuposto de que o livro, além do seu caráter informativo e cultural, também deve ser compreendido e tratado como um produto. Da mesma forma, as editoras de livros devem ser consideradas empresas inseridas num mercado competitivo, que buscam estar presentes no universo do consumidor através de sua marca. Através de pesquisa bibliográfica é realizada uma breve revisão da história do livro e da constituição dos mercados editor e livreiro na Europa, Brasil e Rio Grande do Sul, além do estudo da história das marcas e de seus elementos constituintes – a saber: logotipo, símbolo e cor. Por meio do mapeamento e análise de marcas de editoras porto-alegrenses, este trabalho possibilita a discussão das características dos elementos componentes da marca (segundo categorização proposta por Heilbrunn e Peón) além da observação da sua veiculação nos livros impressos. |
id |
UFRGS-2_ef621f7461dd006f8bb4af4fa7898479 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25593 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Lemos, GretaGruszynski, Ana Claudia2010-09-09T04:19:53Z2010http://hdl.handle.net/10183/25593000754170Este trabalho parte do pressuposto de que o livro, além do seu caráter informativo e cultural, também deve ser compreendido e tratado como um produto. Da mesma forma, as editoras de livros devem ser consideradas empresas inseridas num mercado competitivo, que buscam estar presentes no universo do consumidor através de sua marca. Através de pesquisa bibliográfica é realizada uma breve revisão da história do livro e da constituição dos mercados editor e livreiro na Europa, Brasil e Rio Grande do Sul, além do estudo da história das marcas e de seus elementos constituintes – a saber: logotipo, símbolo e cor. Por meio do mapeamento e análise de marcas de editoras porto-alegrenses, este trabalho possibilita a discussão das características dos elementos componentes da marca (segundo categorização proposta por Heilbrunn e Peón) além da observação da sua veiculação nos livros impressos.application/pdfporMarcaMercado editorialMarcas de editoras porto-alegrenses e sua veiculação nos livrosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000754170.pdf.txt000754170.pdf.txtExtracted Texttext/plain285841http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25593/2/000754170.pdf.txtbb7a9d51a7b86bf74ab76c8848b11bc2MD52ORIGINAL000754170.pdf000754170.pdfTexto completoapplication/pdf5677171http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25593/1/000754170.pdfb8c08962315ac9b8280db326dce115b6MD51THUMBNAIL000754170.pdf.jpg000754170.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1001http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25593/3/000754170.pdf.jpg2b90758c2f1729a6d63591e706147615MD5310183/255932018-10-17 08:39:37.135oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25593Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T11:39:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Marcas de editoras porto-alegrenses e sua veiculação nos livros |
title |
Marcas de editoras porto-alegrenses e sua veiculação nos livros |
spellingShingle |
Marcas de editoras porto-alegrenses e sua veiculação nos livros Lemos, Greta Marca Mercado editorial |
title_short |
Marcas de editoras porto-alegrenses e sua veiculação nos livros |
title_full |
Marcas de editoras porto-alegrenses e sua veiculação nos livros |
title_fullStr |
Marcas de editoras porto-alegrenses e sua veiculação nos livros |
title_full_unstemmed |
Marcas de editoras porto-alegrenses e sua veiculação nos livros |
title_sort |
Marcas de editoras porto-alegrenses e sua veiculação nos livros |
author |
Lemos, Greta |
author_facet |
Lemos, Greta |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lemos, Greta |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gruszynski, Ana Claudia |
contributor_str_mv |
Gruszynski, Ana Claudia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marca Mercado editorial |
topic |
Marca Mercado editorial |
description |
Este trabalho parte do pressuposto de que o livro, além do seu caráter informativo e cultural, também deve ser compreendido e tratado como um produto. Da mesma forma, as editoras de livros devem ser consideradas empresas inseridas num mercado competitivo, que buscam estar presentes no universo do consumidor através de sua marca. Através de pesquisa bibliográfica é realizada uma breve revisão da história do livro e da constituição dos mercados editor e livreiro na Europa, Brasil e Rio Grande do Sul, além do estudo da história das marcas e de seus elementos constituintes – a saber: logotipo, símbolo e cor. Por meio do mapeamento e análise de marcas de editoras porto-alegrenses, este trabalho possibilita a discussão das características dos elementos componentes da marca (segundo categorização proposta por Heilbrunn e Peón) além da observação da sua veiculação nos livros impressos. |
publishDate |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-09-09T04:19:53Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/25593 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000754170 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/25593 |
identifier_str_mv |
000754170 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25593/2/000754170.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25593/1/000754170.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25593/3/000754170.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bb7a9d51a7b86bf74ab76c8848b11bc2 b8c08962315ac9b8280db326dce115b6 2b90758c2f1729a6d63591e706147615 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447046465781760 |