Marcas de editoras porto-alegrenses e sua veiculação nos livros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemos, Greta
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/25593
Resumo: Este trabalho parte do pressuposto de que o livro, além do seu caráter informativo e cultural, também deve ser compreendido e tratado como um produto. Da mesma forma, as editoras de livros devem ser consideradas empresas inseridas num mercado competitivo, que buscam estar presentes no universo do consumidor através de sua marca. Através de pesquisa bibliográfica é realizada uma breve revisão da história do livro e da constituição dos mercados editor e livreiro na Europa, Brasil e Rio Grande do Sul, além do estudo da história das marcas e de seus elementos constituintes – a saber: logotipo, símbolo e cor. Por meio do mapeamento e análise de marcas de editoras porto-alegrenses, este trabalho possibilita a discussão das características dos elementos componentes da marca (segundo categorização proposta por Heilbrunn e Peón) além da observação da sua veiculação nos livros impressos.
id UFRGS-2_ef621f7461dd006f8bb4af4fa7898479
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25593
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lemos, GretaGruszynski, Ana Claudia2010-09-09T04:19:53Z2010http://hdl.handle.net/10183/25593000754170Este trabalho parte do pressuposto de que o livro, além do seu caráter informativo e cultural, também deve ser compreendido e tratado como um produto. Da mesma forma, as editoras de livros devem ser consideradas empresas inseridas num mercado competitivo, que buscam estar presentes no universo do consumidor através de sua marca. Através de pesquisa bibliográfica é realizada uma breve revisão da história do livro e da constituição dos mercados editor e livreiro na Europa, Brasil e Rio Grande do Sul, além do estudo da história das marcas e de seus elementos constituintes – a saber: logotipo, símbolo e cor. Por meio do mapeamento e análise de marcas de editoras porto-alegrenses, este trabalho possibilita a discussão das características dos elementos componentes da marca (segundo categorização proposta por Heilbrunn e Peón) além da observação da sua veiculação nos livros impressos.application/pdfporMarcaMercado editorialMarcas de editoras porto-alegrenses e sua veiculação nos livrosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000754170.pdf.txt000754170.pdf.txtExtracted Texttext/plain285841http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25593/2/000754170.pdf.txtbb7a9d51a7b86bf74ab76c8848b11bc2MD52ORIGINAL000754170.pdf000754170.pdfTexto completoapplication/pdf5677171http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25593/1/000754170.pdfb8c08962315ac9b8280db326dce115b6MD51THUMBNAIL000754170.pdf.jpg000754170.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1001http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25593/3/000754170.pdf.jpg2b90758c2f1729a6d63591e706147615MD5310183/255932018-10-17 08:39:37.135oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25593Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T11:39:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Marcas de editoras porto-alegrenses e sua veiculação nos livros
title Marcas de editoras porto-alegrenses e sua veiculação nos livros
spellingShingle Marcas de editoras porto-alegrenses e sua veiculação nos livros
Lemos, Greta
Marca
Mercado editorial
title_short Marcas de editoras porto-alegrenses e sua veiculação nos livros
title_full Marcas de editoras porto-alegrenses e sua veiculação nos livros
title_fullStr Marcas de editoras porto-alegrenses e sua veiculação nos livros
title_full_unstemmed Marcas de editoras porto-alegrenses e sua veiculação nos livros
title_sort Marcas de editoras porto-alegrenses e sua veiculação nos livros
author Lemos, Greta
author_facet Lemos, Greta
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lemos, Greta
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gruszynski, Ana Claudia
contributor_str_mv Gruszynski, Ana Claudia
dc.subject.por.fl_str_mv Marca
Mercado editorial
topic Marca
Mercado editorial
description Este trabalho parte do pressuposto de que o livro, além do seu caráter informativo e cultural, também deve ser compreendido e tratado como um produto. Da mesma forma, as editoras de livros devem ser consideradas empresas inseridas num mercado competitivo, que buscam estar presentes no universo do consumidor através de sua marca. Através de pesquisa bibliográfica é realizada uma breve revisão da história do livro e da constituição dos mercados editor e livreiro na Europa, Brasil e Rio Grande do Sul, além do estudo da história das marcas e de seus elementos constituintes – a saber: logotipo, símbolo e cor. Por meio do mapeamento e análise de marcas de editoras porto-alegrenses, este trabalho possibilita a discussão das características dos elementos componentes da marca (segundo categorização proposta por Heilbrunn e Peón) além da observação da sua veiculação nos livros impressos.
publishDate 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-09-09T04:19:53Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/25593
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000754170
url http://hdl.handle.net/10183/25593
identifier_str_mv 000754170
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25593/2/000754170.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25593/1/000754170.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25593/3/000754170.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv bb7a9d51a7b86bf74ab76c8848b11bc2
b8c08962315ac9b8280db326dce115b6
2b90758c2f1729a6d63591e706147615
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224398809595904