Formação continuada para educadores dos anos iniciais do ensino fundamental : a BNCC e a busca da autonomia docente para construir os currículos de Ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/237331 |
Resumo: | Este artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa que busca acompanhar tanto o processo de implementação e problematização da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sobre as novas exigências na disciplina de Ciências para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental; quanto a formação continuada de um grupo de professores da rede municipal de Santana do Livramento/RS. Com base na promoção da autonomia docente, por meio do processo de desenvolvimento de uma percepção reflexivo-crítica (CONTRERAS, 2002), delineamos a investigação em dois estudos. Partindo da pesquisa-ação, propomos um projeto de extensão visando a formação continuada de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em relação aos conteúdos da componente curricular de Ciências. Nesse projeto, acompanhamos 22 cursistas, em que gravamos os encontros para realizarmos uma escuta atenta para posterior análise. Dessa análise, verificamos a transição de uma visão ingênua para uma postura crítica dos educadores em relação à BNCC; o que permitiu a elaboração de quatro categorias analíticas, que refletem preocupações dos professores com a verticalização do novo documento, bem como a necessidade da realização de formação continuada a respeito de temas de Ciências. Essas preocupações são o ponto de partida para a segunda etapa da pesquisa, ainda em andamento. |
id |
UFRGS-2_efb1870246c319134d9a7b9c857e55c4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237331 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rodrigues, Marco Aurélio TorresMassoni, Neusa Teresinha2022-04-15T04:43:45Z20221982-4866http://hdl.handle.net/10183/237331001139469Este artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa que busca acompanhar tanto o processo de implementação e problematização da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sobre as novas exigências na disciplina de Ciências para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental; quanto a formação continuada de um grupo de professores da rede municipal de Santana do Livramento/RS. Com base na promoção da autonomia docente, por meio do processo de desenvolvimento de uma percepção reflexivo-crítica (CONTRERAS, 2002), delineamos a investigação em dois estudos. Partindo da pesquisa-ação, propomos um projeto de extensão visando a formação continuada de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em relação aos conteúdos da componente curricular de Ciências. Nesse projeto, acompanhamos 22 cursistas, em que gravamos os encontros para realizarmos uma escuta atenta para posterior análise. Dessa análise, verificamos a transição de uma visão ingênua para uma postura crítica dos educadores em relação à BNCC; o que permitiu a elaboração de quatro categorias analíticas, que refletem preocupações dos professores com a verticalização do novo documento, bem como a necessidade da realização de formação continuada a respeito de temas de Ciências. Essas preocupações são o ponto de partida para a segunda etapa da pesquisa, ainda em andamento.This article presents partial results of a research that seeks to follow both the process of implementation and problematization of the National Common Curricular Base (BNCC) on the new requirements in the discipline of Science for the Initial Years of Elementary School; and the continuing education of a group of teachers from the municipal network of Santana do Livramento -RS. Based on the promotion of teacher autonomy, through the process of developing a reflexive-critical perception (CONTRERAS, 2002), we outlined the investigation in two studies. Based on action research, we propose an extension project aimed at the continued training of teachers in the Initial Years of Elementary School, in relation to the contents of the Science curricular component. In this project, we accompanied 22 course participants, in which we recorded the meetings to listen carefully for further analysis. From this analysis, we verified the transition from a naive view to a critical posture of educators in relation to the BNCC; which allowed the elaboration of four analytical categories, which reflect the teachers' concerns with the verticalization of the new document, as well as the need to carry out continuing education on Science topics. These concerns are the starting point for the second stage of the research, still in progress.application/pdfporRevista Dynamis. Blumenau, FURB. Vol. 28 no. 1 (2022), p. 186-208CiênciasEnsino fundamentalFormação continuadaBase Nacional Comum CurricularScienceEarly years of elementary schoolContinuing teacher educationGeneralist educatorsFormação continuada para educadores dos anos iniciais do ensino fundamental : a BNCC e a busca da autonomia docente para construir os currículos de CiênciasContinuing education for educators in the early years of elementary school : the BNCC and the search for teaching autonomy to build science curriculumsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001139469.pdf.txt001139469.pdf.txtExtracted Texttext/plain76866http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237331/2/001139469.pdf.txtb1b47bfa0a41dc3bbf7323719fe71b99MD52ORIGINAL001139469.pdfTexto completoapplication/pdf627040http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237331/1/001139469.pdf10e2e6453c97c52194440d977e5cffbeMD5110183/2373312022-04-20 04:53:02.131172oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237331Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-20T07:53:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Formação continuada para educadores dos anos iniciais do ensino fundamental : a BNCC e a busca da autonomia docente para construir os currículos de Ciências |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Continuing education for educators in the early years of elementary school : the BNCC and the search for teaching autonomy to build science curriculums |
title |
Formação continuada para educadores dos anos iniciais do ensino fundamental : a BNCC e a busca da autonomia docente para construir os currículos de Ciências |
spellingShingle |
Formação continuada para educadores dos anos iniciais do ensino fundamental : a BNCC e a busca da autonomia docente para construir os currículos de Ciências Rodrigues, Marco Aurélio Torres Ciências Ensino fundamental Formação continuada Base Nacional Comum Curricular Science Early years of elementary school Continuing teacher education Generalist educators |
title_short |
Formação continuada para educadores dos anos iniciais do ensino fundamental : a BNCC e a busca da autonomia docente para construir os currículos de Ciências |
title_full |
Formação continuada para educadores dos anos iniciais do ensino fundamental : a BNCC e a busca da autonomia docente para construir os currículos de Ciências |
title_fullStr |
Formação continuada para educadores dos anos iniciais do ensino fundamental : a BNCC e a busca da autonomia docente para construir os currículos de Ciências |
title_full_unstemmed |
Formação continuada para educadores dos anos iniciais do ensino fundamental : a BNCC e a busca da autonomia docente para construir os currículos de Ciências |
title_sort |
Formação continuada para educadores dos anos iniciais do ensino fundamental : a BNCC e a busca da autonomia docente para construir os currículos de Ciências |
author |
Rodrigues, Marco Aurélio Torres |
author_facet |
Rodrigues, Marco Aurélio Torres Massoni, Neusa Teresinha |
author_role |
author |
author2 |
Massoni, Neusa Teresinha |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Marco Aurélio Torres Massoni, Neusa Teresinha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Ensino fundamental Formação continuada Base Nacional Comum Curricular |
topic |
Ciências Ensino fundamental Formação continuada Base Nacional Comum Curricular Science Early years of elementary school Continuing teacher education Generalist educators |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Science Early years of elementary school Continuing teacher education Generalist educators |
description |
Este artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa que busca acompanhar tanto o processo de implementação e problematização da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sobre as novas exigências na disciplina de Ciências para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental; quanto a formação continuada de um grupo de professores da rede municipal de Santana do Livramento/RS. Com base na promoção da autonomia docente, por meio do processo de desenvolvimento de uma percepção reflexivo-crítica (CONTRERAS, 2002), delineamos a investigação em dois estudos. Partindo da pesquisa-ação, propomos um projeto de extensão visando a formação continuada de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em relação aos conteúdos da componente curricular de Ciências. Nesse projeto, acompanhamos 22 cursistas, em que gravamos os encontros para realizarmos uma escuta atenta para posterior análise. Dessa análise, verificamos a transição de uma visão ingênua para uma postura crítica dos educadores em relação à BNCC; o que permitiu a elaboração de quatro categorias analíticas, que refletem preocupações dos professores com a verticalização do novo documento, bem como a necessidade da realização de formação continuada a respeito de temas de Ciências. Essas preocupações são o ponto de partida para a segunda etapa da pesquisa, ainda em andamento. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-04-15T04:43:45Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/237331 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1982-4866 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001139469 |
identifier_str_mv |
1982-4866 001139469 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/237331 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Dynamis. Blumenau, FURB. Vol. 28 no. 1 (2022), p. 186-208 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237331/2/001139469.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237331/1/001139469.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b1b47bfa0a41dc3bbf7323719fe71b99 10e2e6453c97c52194440d977e5cffbe |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225054950785024 |