Formação continuada para educadores dos anos iniciais do ensino fundamental : a BNCC e a busca da autonomia docente para construir os currículos de Ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Marco Aurélio Torres
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Massoni, Neusa Teresinha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/237331
Resumo: Este artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa que busca acompanhar tanto o processo de implementação e problematização da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sobre as novas exigências na disciplina de Ciências para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental; quanto a formação continuada de um grupo de professores da rede municipal de Santana do Livramento/RS. Com base na promoção da autonomia docente, por meio do processo de desenvolvimento de uma percepção reflexivo-crítica (CONTRERAS, 2002), delineamos a investigação em dois estudos. Partindo da pesquisa-ação, propomos um projeto de extensão visando a formação continuada de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em relação aos conteúdos da componente curricular de Ciências. Nesse projeto, acompanhamos 22 cursistas, em que gravamos os encontros para realizarmos uma escuta atenta para posterior análise. Dessa análise, verificamos a transição de uma visão ingênua para uma postura crítica dos educadores em relação à BNCC; o que permitiu a elaboração de quatro categorias analíticas, que refletem preocupações dos professores com a verticalização do novo documento, bem como a necessidade da realização de formação continuada a respeito de temas de Ciências. Essas preocupações são o ponto de partida para a segunda etapa da pesquisa, ainda em andamento.
id UFRGS-2_efb1870246c319134d9a7b9c857e55c4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237331
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rodrigues, Marco Aurélio TorresMassoni, Neusa Teresinha2022-04-15T04:43:45Z20221982-4866http://hdl.handle.net/10183/237331001139469Este artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa que busca acompanhar tanto o processo de implementação e problematização da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sobre as novas exigências na disciplina de Ciências para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental; quanto a formação continuada de um grupo de professores da rede municipal de Santana do Livramento/RS. Com base na promoção da autonomia docente, por meio do processo de desenvolvimento de uma percepção reflexivo-crítica (CONTRERAS, 2002), delineamos a investigação em dois estudos. Partindo da pesquisa-ação, propomos um projeto de extensão visando a formação continuada de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em relação aos conteúdos da componente curricular de Ciências. Nesse projeto, acompanhamos 22 cursistas, em que gravamos os encontros para realizarmos uma escuta atenta para posterior análise. Dessa análise, verificamos a transição de uma visão ingênua para uma postura crítica dos educadores em relação à BNCC; o que permitiu a elaboração de quatro categorias analíticas, que refletem preocupações dos professores com a verticalização do novo documento, bem como a necessidade da realização de formação continuada a respeito de temas de Ciências. Essas preocupações são o ponto de partida para a segunda etapa da pesquisa, ainda em andamento.This article presents partial results of a research that seeks to follow both the process of implementation and problematization of the National Common Curricular Base (BNCC) on the new requirements in the discipline of Science for the Initial Years of Elementary School; and the continuing education of a group of teachers from the municipal network of Santana do Livramento -RS. Based on the promotion of teacher autonomy, through the process of developing a reflexive-critical perception (CONTRERAS, 2002), we outlined the investigation in two studies. Based on action research, we propose an extension project aimed at the continued training of teachers in the Initial Years of Elementary School, in relation to the contents of the Science curricular component. In this project, we accompanied 22 course participants, in which we recorded the meetings to listen carefully for further analysis. From this analysis, we verified the transition from a naive view to a critical posture of educators in relation to the BNCC; which allowed the elaboration of four analytical categories, which reflect the teachers' concerns with the verticalization of the new document, as well as the need to carry out continuing education on Science topics. These concerns are the starting point for the second stage of the research, still in progress.application/pdfporRevista Dynamis. Blumenau, FURB. Vol. 28 no. 1 (2022), p. 186-208CiênciasEnsino fundamentalFormação continuadaBase Nacional Comum CurricularScienceEarly years of elementary schoolContinuing teacher educationGeneralist educatorsFormação continuada para educadores dos anos iniciais do ensino fundamental : a BNCC e a busca da autonomia docente para construir os currículos de CiênciasContinuing education for educators in the early years of elementary school : the BNCC and the search for teaching autonomy to build science curriculumsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001139469.pdf.txt001139469.pdf.txtExtracted Texttext/plain76866http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237331/2/001139469.pdf.txtb1b47bfa0a41dc3bbf7323719fe71b99MD52ORIGINAL001139469.pdfTexto completoapplication/pdf627040http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237331/1/001139469.pdf10e2e6453c97c52194440d977e5cffbeMD5110183/2373312022-04-20 04:53:02.131172oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237331Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-20T07:53:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação continuada para educadores dos anos iniciais do ensino fundamental : a BNCC e a busca da autonomia docente para construir os currículos de Ciências
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Continuing education for educators in the early years of elementary school : the BNCC and the search for teaching autonomy to build science curriculums
title Formação continuada para educadores dos anos iniciais do ensino fundamental : a BNCC e a busca da autonomia docente para construir os currículos de Ciências
spellingShingle Formação continuada para educadores dos anos iniciais do ensino fundamental : a BNCC e a busca da autonomia docente para construir os currículos de Ciências
Rodrigues, Marco Aurélio Torres
Ciências
Ensino fundamental
Formação continuada
Base Nacional Comum Curricular
Science
Early years of elementary school
Continuing teacher education
Generalist educators
title_short Formação continuada para educadores dos anos iniciais do ensino fundamental : a BNCC e a busca da autonomia docente para construir os currículos de Ciências
title_full Formação continuada para educadores dos anos iniciais do ensino fundamental : a BNCC e a busca da autonomia docente para construir os currículos de Ciências
title_fullStr Formação continuada para educadores dos anos iniciais do ensino fundamental : a BNCC e a busca da autonomia docente para construir os currículos de Ciências
title_full_unstemmed Formação continuada para educadores dos anos iniciais do ensino fundamental : a BNCC e a busca da autonomia docente para construir os currículos de Ciências
title_sort Formação continuada para educadores dos anos iniciais do ensino fundamental : a BNCC e a busca da autonomia docente para construir os currículos de Ciências
author Rodrigues, Marco Aurélio Torres
author_facet Rodrigues, Marco Aurélio Torres
Massoni, Neusa Teresinha
author_role author
author2 Massoni, Neusa Teresinha
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Marco Aurélio Torres
Massoni, Neusa Teresinha
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências
Ensino fundamental
Formação continuada
Base Nacional Comum Curricular
topic Ciências
Ensino fundamental
Formação continuada
Base Nacional Comum Curricular
Science
Early years of elementary school
Continuing teacher education
Generalist educators
dc.subject.eng.fl_str_mv Science
Early years of elementary school
Continuing teacher education
Generalist educators
description Este artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa que busca acompanhar tanto o processo de implementação e problematização da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sobre as novas exigências na disciplina de Ciências para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental; quanto a formação continuada de um grupo de professores da rede municipal de Santana do Livramento/RS. Com base na promoção da autonomia docente, por meio do processo de desenvolvimento de uma percepção reflexivo-crítica (CONTRERAS, 2002), delineamos a investigação em dois estudos. Partindo da pesquisa-ação, propomos um projeto de extensão visando a formação continuada de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em relação aos conteúdos da componente curricular de Ciências. Nesse projeto, acompanhamos 22 cursistas, em que gravamos os encontros para realizarmos uma escuta atenta para posterior análise. Dessa análise, verificamos a transição de uma visão ingênua para uma postura crítica dos educadores em relação à BNCC; o que permitiu a elaboração de quatro categorias analíticas, que refletem preocupações dos professores com a verticalização do novo documento, bem como a necessidade da realização de formação continuada a respeito de temas de Ciências. Essas preocupações são o ponto de partida para a segunda etapa da pesquisa, ainda em andamento.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-15T04:43:45Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/237331
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1982-4866
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001139469
identifier_str_mv 1982-4866
001139469
url http://hdl.handle.net/10183/237331
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Dynamis. Blumenau, FURB. Vol. 28 no. 1 (2022), p. 186-208
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237331/2/001139469.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237331/1/001139469.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b1b47bfa0a41dc3bbf7323719fe71b99
10e2e6453c97c52194440d977e5cffbe
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225054950785024