Análise dos erros ortográficos de estudantes do 3º ao 6º ano de escolas do ensino privado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ivelise Bernardes dos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/98310
Resumo: Objetivo: analisar o desenvolvimento da escrita e os tipos de erros ortográficos apresentados pelos alunos do 3º ao 6º ano a fim de desenvolver estratégias para melhor contribuir com o processo de letramento e aprendizagem. Método: foi realizado um estudo transversal, com uma população de 420 alunos do ensino fundamental de escolas particulares de Porto Alegre, utilizando ditado balanceado. Resultados: os meninos apresentaram uma média de erros ortográfico levemente maior do que as meninas, contudo, sem diferença estatística; comparando estudantes de mesma faixa etária entre currículos de 8 e 9 anos, foi possível observar que tanto nas regras contextuais quanto nas regras complexas os alunos do novo currículo de 9 anos erram mais que os do currículo de 8 anos; estudantes do currículo de 9 anos erraram mais as palavras polissílabas; houve uma melhora progressiva na frequência dos erros ortográficos com a progressão escolar; quanto às regras de acentuação, os estudantes do currículo de 8 anos erravam menos e a quantidade de erros caía mais abruptamente com a progressão escolar, mesmo na comparação por faixa etária. Conclusão: neste estudo, os erros ortográficos diminuíram progressivamente, porém, ao comparar com o currículo antigo, dá indícios de que crianças do novo currículo estão errando mais e novas estratégias devem auxiliar no processo pedagógico.
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