Análise dos erros ortográficos de estudantes do 3º ao 6º ano de escolas do ensino privado
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/98310 |
Resumo: | Objetivo: analisar o desenvolvimento da escrita e os tipos de erros ortográficos apresentados pelos alunos do 3º ao 6º ano a fim de desenvolver estratégias para melhor contribuir com o processo de letramento e aprendizagem. Método: foi realizado um estudo transversal, com uma população de 420 alunos do ensino fundamental de escolas particulares de Porto Alegre, utilizando ditado balanceado. Resultados: os meninos apresentaram uma média de erros ortográfico levemente maior do que as meninas, contudo, sem diferença estatística; comparando estudantes de mesma faixa etária entre currículos de 8 e 9 anos, foi possível observar que tanto nas regras contextuais quanto nas regras complexas os alunos do novo currículo de 9 anos erram mais que os do currículo de 8 anos; estudantes do currículo de 9 anos erraram mais as palavras polissílabas; houve uma melhora progressiva na frequência dos erros ortográficos com a progressão escolar; quanto às regras de acentuação, os estudantes do currículo de 8 anos erravam menos e a quantidade de erros caía mais abruptamente com a progressão escolar, mesmo na comparação por faixa etária. Conclusão: neste estudo, os erros ortográficos diminuíram progressivamente, porém, ao comparar com o currículo antigo, dá indícios de que crianças do novo currículo estão errando mais e novas estratégias devem auxiliar no processo pedagógico. |
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Santos, Ivelise Bernardes dosFrança, Marcio Pezzini2014-07-19T02:12:54Z2013http://hdl.handle.net/10183/98310000921804Objetivo: analisar o desenvolvimento da escrita e os tipos de erros ortográficos apresentados pelos alunos do 3º ao 6º ano a fim de desenvolver estratégias para melhor contribuir com o processo de letramento e aprendizagem. Método: foi realizado um estudo transversal, com uma população de 420 alunos do ensino fundamental de escolas particulares de Porto Alegre, utilizando ditado balanceado. Resultados: os meninos apresentaram uma média de erros ortográfico levemente maior do que as meninas, contudo, sem diferença estatística; comparando estudantes de mesma faixa etária entre currículos de 8 e 9 anos, foi possível observar que tanto nas regras contextuais quanto nas regras complexas os alunos do novo currículo de 9 anos erram mais que os do currículo de 8 anos; estudantes do currículo de 9 anos erraram mais as palavras polissílabas; houve uma melhora progressiva na frequência dos erros ortográficos com a progressão escolar; quanto às regras de acentuação, os estudantes do currículo de 8 anos erravam menos e a quantidade de erros caía mais abruptamente com a progressão escolar, mesmo na comparação por faixa etária. Conclusão: neste estudo, os erros ortográficos diminuíram progressivamente, porém, ao comparar com o currículo antigo, dá indícios de que crianças do novo currículo estão errando mais e novas estratégias devem auxiliar no processo pedagógico.Objective: To analyze the development of writing and the types of spelling errors made by students from 3rd to 6th grade in order to develop strategies to better contribute to the process and learning. Method: A cross sectional study was done , with a population of 420 private elementary school students in Porto Alegre using dictation. Results: Boys had a mean of spelling errors slightly larger than girls , however there was no statistical difference. Comparing students in the same age group between 8 and 9 year curricula, it was possible to observe that in the contextual rules as well as in the complex rules the students from the 9 year curriculum made more mistakes than than the ones from the 8 year curriculum. Students from the 9 year curriculum missed more polysyllabic words . There was a progressive improvement in the frequency of spelling errors as the school year progressed. In the rules of phonetics the students from the 8 year curriculum made less errors and the amount of errors fell more abruptly as the school year progressed, even when compared with the same age group. Conclusion: In the current study spelling errors progressively decreased , however, the old curriculum gives evidence that children of the new curriculum are erring more.application/pdfporEnsino fundamentalOrtografiaLinguagem escritaPorto Alegre (RS)Speech therapyEducationHandwritingAnálise dos erros ortográficos de estudantes do 3º ao 6º ano de escolas do ensino privadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoCurso de Especialização em Fonoaudiologia, ênfase Infânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000921804.pdf000921804.pdfTexto completoapplication/pdf485189http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98310/1/000921804.pdf5c6a5d9bf5f90595979c1783d86b327bMD51TEXT000921804.pdf.txt000921804.pdf.txtExtracted Texttext/plain44886http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98310/2/000921804.pdf.txt59a9aff8b96b246c5205bac8dc454b60MD52THUMBNAIL000921804.pdf.jpg000921804.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1173http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98310/3/000921804.pdf.jpg0b9c8304232a9b2d7f24347903e1c0a8MD5310183/983102018-10-22 07:33:40.629oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98310Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T10:33:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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