Análise dos erros ortográficos de alunos do 3º ao 6º ano do ensino fundamental de escolas públicas de Igrejinha/RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/98299 |
Resumo: | Introdução: O presente artigo apresenta um estudo sobre os erros de ortografia de alunos do 3os, 4os, 5os e 6os anos do Ensino Fundamental de escolas públicas da cidade de Igrejinha/RS Objetivo: O objetivo do estudo é comparar a evolução da frequência de erros na relação série/ano e os tipos dos erros conforme a progressão escolar dos alunos dos 3os, 4os, 5os e 6os anos do Ensino Fundamental de escolas públicas da cidade de Igrejinha/RS Métodos: Foram coletados e analisados dados ortográficos dos alunos através de ditado balanceado. Os dados foram divididos e tabulados segundo três categorias, conversor fonema/grafema, regras contextuais e regras arbitrárias Resultados: A análise dos coletados revelou superação dos erros ortográficos conforme evolução de escolarização, porém com resultados de maior índice de erros na relação série/ano Conclusão: O ensino da ortográfica nas escolas públicas tem sido deficiente, e como agravante o currículo escolar de nove anos tem contribuído para o fracasso escolar de nossos alunos das escolas públicas. |
id |
UFRGS-2_82f67d73b3130da6dd4c3f960a1616eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98299 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Lísie Carolina Rodrigues dosFrança, Marcio Pezzini2014-07-19T02:11:58Z2013http://hdl.handle.net/10183/98299000921755Introdução: O presente artigo apresenta um estudo sobre os erros de ortografia de alunos do 3os, 4os, 5os e 6os anos do Ensino Fundamental de escolas públicas da cidade de Igrejinha/RS Objetivo: O objetivo do estudo é comparar a evolução da frequência de erros na relação série/ano e os tipos dos erros conforme a progressão escolar dos alunos dos 3os, 4os, 5os e 6os anos do Ensino Fundamental de escolas públicas da cidade de Igrejinha/RS Métodos: Foram coletados e analisados dados ortográficos dos alunos através de ditado balanceado. Os dados foram divididos e tabulados segundo três categorias, conversor fonema/grafema, regras contextuais e regras arbitrárias Resultados: A análise dos coletados revelou superação dos erros ortográficos conforme evolução de escolarização, porém com resultados de maior índice de erros na relação série/ano Conclusão: O ensino da ortográfica nas escolas públicas tem sido deficiente, e como agravante o currículo escolar de nove anos tem contribuído para o fracasso escolar de nossos alunos das escolas públicas.Introduction: This article presents a study of spelling of students 3os, 4os, 5os and 6os years of primary education in public schools of the city of Igrejinha / RS Objective : The objective of the study is to compare the evolution of the frequency errors in relation series / year and the types of errors as the progression of pupils of 3os, 4os, 5os and 6os years of primary education in public schools of the city of Igrejinha / RS Methods : We collected and analyzed data of students through spelling dictation balanced. Data were tabulated and divided in three categories, converter phoneme / grapheme contextual rules and arbitrary rules Results: The analysis of the collected revealed overcoming misspelled as evolution of schooling , but with results higher number of errors in the relative number / year Conclusion : The teaching of spelling in public schools has been poor , and how aggravating the curriculum of nine years has contributed to the academic failure of our public school students.application/pdfporEnsino fundamentalOrtografiaLinguagem escritaIgrejinha (RS)SpeechSpellingCurriculumAnálise dos erros ortográficos de alunos do 3º ao 6º ano do ensino fundamental de escolas públicas de Igrejinha/RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoCurso de Especialização em Fonoaudiologia, ênfase Infânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000921755.pdf000921755.pdfTexto completoapplication/pdf323293http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98299/1/000921755.pdfaa844e0dbcd7e505e9d286c446883fa5MD51TEXT000921755.pdf.txt000921755.pdf.txtExtracted Texttext/plain45537http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98299/2/000921755.pdf.txt40f033bf322784e13c3764572b7978e3MD52THUMBNAIL000921755.pdf.jpg000921755.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1271http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98299/3/000921755.pdf.jpg3fcc84692520cad5ff0c15aa6f712f05MD5310183/982992018-10-22 07:33:30.411oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98299Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T10:33:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise dos erros ortográficos de alunos do 3º ao 6º ano do ensino fundamental de escolas públicas de Igrejinha/RS |
title |
Análise dos erros ortográficos de alunos do 3º ao 6º ano do ensino fundamental de escolas públicas de Igrejinha/RS |
spellingShingle |
Análise dos erros ortográficos de alunos do 3º ao 6º ano do ensino fundamental de escolas públicas de Igrejinha/RS Santos, Lísie Carolina Rodrigues dos Ensino fundamental Ortografia Linguagem escrita Igrejinha (RS) Speech Spelling Curriculum |
title_short |
Análise dos erros ortográficos de alunos do 3º ao 6º ano do ensino fundamental de escolas públicas de Igrejinha/RS |
title_full |
Análise dos erros ortográficos de alunos do 3º ao 6º ano do ensino fundamental de escolas públicas de Igrejinha/RS |
title_fullStr |
Análise dos erros ortográficos de alunos do 3º ao 6º ano do ensino fundamental de escolas públicas de Igrejinha/RS |
title_full_unstemmed |
Análise dos erros ortográficos de alunos do 3º ao 6º ano do ensino fundamental de escolas públicas de Igrejinha/RS |
title_sort |
Análise dos erros ortográficos de alunos do 3º ao 6º ano do ensino fundamental de escolas públicas de Igrejinha/RS |
author |
Santos, Lísie Carolina Rodrigues dos |
author_facet |
Santos, Lísie Carolina Rodrigues dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Lísie Carolina Rodrigues dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
França, Marcio Pezzini |
contributor_str_mv |
França, Marcio Pezzini |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino fundamental Ortografia Linguagem escrita Igrejinha (RS) |
topic |
Ensino fundamental Ortografia Linguagem escrita Igrejinha (RS) Speech Spelling Curriculum |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Speech Spelling Curriculum |
description |
Introdução: O presente artigo apresenta um estudo sobre os erros de ortografia de alunos do 3os, 4os, 5os e 6os anos do Ensino Fundamental de escolas públicas da cidade de Igrejinha/RS Objetivo: O objetivo do estudo é comparar a evolução da frequência de erros na relação série/ano e os tipos dos erros conforme a progressão escolar dos alunos dos 3os, 4os, 5os e 6os anos do Ensino Fundamental de escolas públicas da cidade de Igrejinha/RS Métodos: Foram coletados e analisados dados ortográficos dos alunos através de ditado balanceado. Os dados foram divididos e tabulados segundo três categorias, conversor fonema/grafema, regras contextuais e regras arbitrárias Resultados: A análise dos coletados revelou superação dos erros ortográficos conforme evolução de escolarização, porém com resultados de maior índice de erros na relação série/ano Conclusão: O ensino da ortográfica nas escolas públicas tem sido deficiente, e como agravante o currículo escolar de nove anos tem contribuído para o fracasso escolar de nossos alunos das escolas públicas. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-07-19T02:11:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/98299 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000921755 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/98299 |
identifier_str_mv |
000921755 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98299/1/000921755.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98299/2/000921755.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98299/3/000921755.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
aa844e0dbcd7e505e9d286c446883fa5 40f033bf322784e13c3764572b7978e3 3fcc84692520cad5ff0c15aa6f712f05 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447130501808128 |