O Portfólio como instrumento de aprendizagem : uma ferramenta de reflexão em aulas de matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/179416 |
Resumo: | O presente trabalho foi realizado com duas turmas do Segundo Ano do Ensino Médio de um colégio público da região central de Porto Alegre, e buscou identificar as aprendizagens em matemática desses alunos ao trabalharem, pela primeira vez, com a construção de Portfólios de Matemática. A pesquisa foi desenvolvida em dez encontros com sete atividades dadas para que pudessem, essas, fazer parte de seus trabalhos. A pesquisa analisa, na primeira parte, por tópicos o conjunto de portfólios. Na segunda parte, utiliza os métodos avaliativos de Bona (2010) para analisar dois deles. As conclusões acerca da análise se deram de forma positiva para o professor, pois os Portfólios de Matemática disseram muito sobre cada estudante; e para os estudantes enxergamos o senso reflexivo frente às aulas, ao conteúdo e à metodologia do professor. |
id |
UFRGS-2_f03af252cf87e6c3cc32326e6d189c13 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/179416 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Peixoto, ThalisBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2018-06-16T03:12:15Z2018http://hdl.handle.net/10183/179416001068645O presente trabalho foi realizado com duas turmas do Segundo Ano do Ensino Médio de um colégio público da região central de Porto Alegre, e buscou identificar as aprendizagens em matemática desses alunos ao trabalharem, pela primeira vez, com a construção de Portfólios de Matemática. A pesquisa foi desenvolvida em dez encontros com sete atividades dadas para que pudessem, essas, fazer parte de seus trabalhos. A pesquisa analisa, na primeira parte, por tópicos o conjunto de portfólios. Na segunda parte, utiliza os métodos avaliativos de Bona (2010) para analisar dois deles. As conclusões acerca da análise se deram de forma positiva para o professor, pois os Portfólios de Matemática disseram muito sobre cada estudante; e para os estudantes enxergamos o senso reflexivo frente às aulas, ao conteúdo e à metodologia do professor.The present work was conducted with two groups of Second Year of a public High School in the central region of Porto Alegre, and sought to identify the learning in mathematics of these students when they working, for the first time, with the construction of Mathematical Portfolios. The research was developed in ten meetings with seven activities, so that they could be part of their work. The research analyzes, in the first part, by topics, the set of portfolios. In the second part, uses the evaluation methods of Bona (2010) to analyze two of them. The conclusions about the analyzes were positive for the teacher, since the Mathematical Portfolios said much about each student; and for the students we see the reflective sense in front of the classes, the content and the methodology of the teacher.application/pdfporAvaliaçãoGeometriaPortfólioEvaluationGeometryO Portfólio como instrumento de aprendizagem : uma ferramenta de reflexão em aulas de matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RS2017Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001068645.pdf001068645.pdfTexto completoapplication/pdf6920815http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179416/1/001068645.pdf82262855956c1950e4ca37b4de855ac6MD51TEXT001068645.pdf.txt001068645.pdf.txtExtracted Texttext/plain163287http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179416/2/001068645.pdf.txtc9b41b0d772b0def16dc67b443b4cadcMD52THUMBNAIL001068645.pdf.jpg001068645.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1221http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179416/3/001068645.pdf.jpgab5d73b3b011c81cb980387c80f63f7aMD5310183/1794162018-10-05 07:36:38.539oai:www.lume.ufrgs.br:10183/179416Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-05T10:36:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O Portfólio como instrumento de aprendizagem : uma ferramenta de reflexão em aulas de matemática |
title |
O Portfólio como instrumento de aprendizagem : uma ferramenta de reflexão em aulas de matemática |
spellingShingle |
O Portfólio como instrumento de aprendizagem : uma ferramenta de reflexão em aulas de matemática Peixoto, Thalis Avaliação Geometria Portfólio Evaluation Geometry |
title_short |
O Portfólio como instrumento de aprendizagem : uma ferramenta de reflexão em aulas de matemática |
title_full |
O Portfólio como instrumento de aprendizagem : uma ferramenta de reflexão em aulas de matemática |
title_fullStr |
O Portfólio como instrumento de aprendizagem : uma ferramenta de reflexão em aulas de matemática |
title_full_unstemmed |
O Portfólio como instrumento de aprendizagem : uma ferramenta de reflexão em aulas de matemática |
title_sort |
O Portfólio como instrumento de aprendizagem : uma ferramenta de reflexão em aulas de matemática |
author |
Peixoto, Thalis |
author_facet |
Peixoto, Thalis |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peixoto, Thalis |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
contributor_str_mv |
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Geometria Portfólio |
topic |
Avaliação Geometria Portfólio Evaluation Geometry |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Evaluation Geometry |
description |
O presente trabalho foi realizado com duas turmas do Segundo Ano do Ensino Médio de um colégio público da região central de Porto Alegre, e buscou identificar as aprendizagens em matemática desses alunos ao trabalharem, pela primeira vez, com a construção de Portfólios de Matemática. A pesquisa foi desenvolvida em dez encontros com sete atividades dadas para que pudessem, essas, fazer parte de seus trabalhos. A pesquisa analisa, na primeira parte, por tópicos o conjunto de portfólios. Na segunda parte, utiliza os métodos avaliativos de Bona (2010) para analisar dois deles. As conclusões acerca da análise se deram de forma positiva para o professor, pois os Portfólios de Matemática disseram muito sobre cada estudante; e para os estudantes enxergamos o senso reflexivo frente às aulas, ao conteúdo e à metodologia do professor. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-06-16T03:12:15Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/179416 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001068645 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/179416 |
identifier_str_mv |
001068645 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179416/1/001068645.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179416/2/001068645.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179416/3/001068645.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
82262855956c1950e4ca37b4de855ac6 c9b41b0d772b0def16dc67b443b4cadc ab5d73b3b011c81cb980387c80f63f7a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724643638771712 |