O Portfólio como instrumento de aprendizagem : uma ferramenta de reflexão em aulas de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peixoto, Thalis
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/179416
Resumo: O presente trabalho foi realizado com duas turmas do Segundo Ano do Ensino Médio de um colégio público da região central de Porto Alegre, e buscou identificar as aprendizagens em matemática desses alunos ao trabalharem, pela primeira vez, com a construção de Portfólios de Matemática. A pesquisa foi desenvolvida em dez encontros com sete atividades dadas para que pudessem, essas, fazer parte de seus trabalhos. A pesquisa analisa, na primeira parte, por tópicos o conjunto de portfólios. Na segunda parte, utiliza os métodos avaliativos de Bona (2010) para analisar dois deles. As conclusões acerca da análise se deram de forma positiva para o professor, pois os Portfólios de Matemática disseram muito sobre cada estudante; e para os estudantes enxergamos o senso reflexivo frente às aulas, ao conteúdo e à metodologia do professor.
id UFRGS-2_f03af252cf87e6c3cc32326e6d189c13
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/179416
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Peixoto, ThalisBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2018-06-16T03:12:15Z2018http://hdl.handle.net/10183/179416001068645O presente trabalho foi realizado com duas turmas do Segundo Ano do Ensino Médio de um colégio público da região central de Porto Alegre, e buscou identificar as aprendizagens em matemática desses alunos ao trabalharem, pela primeira vez, com a construção de Portfólios de Matemática. A pesquisa foi desenvolvida em dez encontros com sete atividades dadas para que pudessem, essas, fazer parte de seus trabalhos. A pesquisa analisa, na primeira parte, por tópicos o conjunto de portfólios. Na segunda parte, utiliza os métodos avaliativos de Bona (2010) para analisar dois deles. As conclusões acerca da análise se deram de forma positiva para o professor, pois os Portfólios de Matemática disseram muito sobre cada estudante; e para os estudantes enxergamos o senso reflexivo frente às aulas, ao conteúdo e à metodologia do professor.The present work was conducted with two groups of Second Year of a public High School in the central region of Porto Alegre, and sought to identify the learning in mathematics of these students when they working, for the first time, with the construction of Mathematical Portfolios. The research was developed in ten meetings with seven activities, so that they could be part of their work. The research analyzes, in the first part, by topics, the set of portfolios. In the second part, uses the evaluation methods of Bona (2010) to analyze two of them. The conclusions about the analyzes were positive for the teacher, since the Mathematical Portfolios said much about each student; and for the students we see the reflective sense in front of the classes, the content and the methodology of the teacher.application/pdfporAvaliaçãoGeometriaPortfólioEvaluationGeometryO Portfólio como instrumento de aprendizagem : uma ferramenta de reflexão em aulas de matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RS2017Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001068645.pdf001068645.pdfTexto completoapplication/pdf6920815http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179416/1/001068645.pdf82262855956c1950e4ca37b4de855ac6MD51TEXT001068645.pdf.txt001068645.pdf.txtExtracted Texttext/plain163287http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179416/2/001068645.pdf.txtc9b41b0d772b0def16dc67b443b4cadcMD52THUMBNAIL001068645.pdf.jpg001068645.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1221http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179416/3/001068645.pdf.jpgab5d73b3b011c81cb980387c80f63f7aMD5310183/1794162018-10-05 07:36:38.539oai:www.lume.ufrgs.br:10183/179416Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T10:36:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O Portfólio como instrumento de aprendizagem : uma ferramenta de reflexão em aulas de matemática
title O Portfólio como instrumento de aprendizagem : uma ferramenta de reflexão em aulas de matemática
spellingShingle O Portfólio como instrumento de aprendizagem : uma ferramenta de reflexão em aulas de matemática
Peixoto, Thalis
Avaliação
Geometria
Portfólio
Evaluation
Geometry
title_short O Portfólio como instrumento de aprendizagem : uma ferramenta de reflexão em aulas de matemática
title_full O Portfólio como instrumento de aprendizagem : uma ferramenta de reflexão em aulas de matemática
title_fullStr O Portfólio como instrumento de aprendizagem : uma ferramenta de reflexão em aulas de matemática
title_full_unstemmed O Portfólio como instrumento de aprendizagem : uma ferramenta de reflexão em aulas de matemática
title_sort O Portfólio como instrumento de aprendizagem : uma ferramenta de reflexão em aulas de matemática
author Peixoto, Thalis
author_facet Peixoto, Thalis
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Peixoto, Thalis
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
contributor_str_mv Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Geometria
Portfólio
topic Avaliação
Geometria
Portfólio
Evaluation
Geometry
dc.subject.eng.fl_str_mv Evaluation
Geometry
description O presente trabalho foi realizado com duas turmas do Segundo Ano do Ensino Médio de um colégio público da região central de Porto Alegre, e buscou identificar as aprendizagens em matemática desses alunos ao trabalharem, pela primeira vez, com a construção de Portfólios de Matemática. A pesquisa foi desenvolvida em dez encontros com sete atividades dadas para que pudessem, essas, fazer parte de seus trabalhos. A pesquisa analisa, na primeira parte, por tópicos o conjunto de portfólios. Na segunda parte, utiliza os métodos avaliativos de Bona (2010) para analisar dois deles. As conclusões acerca da análise se deram de forma positiva para o professor, pois os Portfólios de Matemática disseram muito sobre cada estudante; e para os estudantes enxergamos o senso reflexivo frente às aulas, ao conteúdo e à metodologia do professor.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-06-16T03:12:15Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/179416
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001068645
url http://hdl.handle.net/10183/179416
identifier_str_mv 001068645
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179416/1/001068645.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179416/2/001068645.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179416/3/001068645.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 82262855956c1950e4ca37b4de855ac6
c9b41b0d772b0def16dc67b443b4cadc
ab5d73b3b011c81cb980387c80f63f7a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224552212070400