O ensino de ciências e a visão antropocêntrica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Daitx, Vanessa Vitcoski
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/35277
Resumo: O antropocentrismo consiste na visão de mundo que tem o homem como principal referencial, e está presente em praticamente todos os setores da sociedade contemporânea, servindo de justificativa para o consumo inconsciente e não sustentável dos recursos naturais. O objetivo deste trabalho foi estudar a influência da visão antropocêntrica no ensino de Ciências, principalmente em relação a dois aspectos: sua presença nos livros didáticos e à visão do professor dessa disciplina sobre essa temática. A partir de uma abordagem qualitativa e visando uma investigação que contemplasse tanto a questão do livro didático, quanto dos professores, o trabalho foi dividido em duas frentes analíticas: análise do conteúdo dos livros e análise do discurso dos professores. Os livros escolhidos tiveram os capítulos sobre vírus e bactérias analisados em relação à presença de conteúdos com referencial antropocêntrico. O trabalho foi realizado com a colaboração de duas escolas públicas estaduais e uma federal da cidade de Porto Alegre, nas quais cinco professores de Ciências responderam a um questionário que continha trechos dos livros analisados, visando entender se os professores conheciam o conceito de antropocentrismo ou, ainda, se identificavam os fragmentos de texto considerados antropocêntricos. Nos livros foram identificados vários trechos que sugerem o homem como única referência para tudo que existe. Em relação aos professores, percebemos que a maioria não conhece o conceito estudado, sugerindo a necessidade de maiores investimentos na formação desses sujeitos. Em vista da impossibilidade de formação de cidadãos ecologicamente comprometidos a partir de uma óptica que separa a espécie humana da natureza, colocando a primeira no centro de tudo que existe, concluiu-se que precisam ocorrer mudanças urgentes na forma como as Ciências são ensinadas.
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