O ensino de ciências e a visão antropocêntrica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/35277 |
Resumo: | O antropocentrismo consiste na visão de mundo que tem o homem como principal referencial, e está presente em praticamente todos os setores da sociedade contemporânea, servindo de justificativa para o consumo inconsciente e não sustentável dos recursos naturais. O objetivo deste trabalho foi estudar a influência da visão antropocêntrica no ensino de Ciências, principalmente em relação a dois aspectos: sua presença nos livros didáticos e à visão do professor dessa disciplina sobre essa temática. A partir de uma abordagem qualitativa e visando uma investigação que contemplasse tanto a questão do livro didático, quanto dos professores, o trabalho foi dividido em duas frentes analíticas: análise do conteúdo dos livros e análise do discurso dos professores. Os livros escolhidos tiveram os capítulos sobre vírus e bactérias analisados em relação à presença de conteúdos com referencial antropocêntrico. O trabalho foi realizado com a colaboração de duas escolas públicas estaduais e uma federal da cidade de Porto Alegre, nas quais cinco professores de Ciências responderam a um questionário que continha trechos dos livros analisados, visando entender se os professores conheciam o conceito de antropocentrismo ou, ainda, se identificavam os fragmentos de texto considerados antropocêntricos. Nos livros foram identificados vários trechos que sugerem o homem como única referência para tudo que existe. Em relação aos professores, percebemos que a maioria não conhece o conceito estudado, sugerindo a necessidade de maiores investimentos na formação desses sujeitos. Em vista da impossibilidade de formação de cidadãos ecologicamente comprometidos a partir de uma óptica que separa a espécie humana da natureza, colocando a primeira no centro de tudo que existe, concluiu-se que precisam ocorrer mudanças urgentes na forma como as Ciências são ensinadas. |
id |
UFRGS-2_f0420aa4173437b4e58e82f7a573506b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35277 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Daitx, Vanessa VitcoskiKindel, Eunice Aita Isaia2011-12-09T01:19:18Z2010http://hdl.handle.net/10183/35277000781919O antropocentrismo consiste na visão de mundo que tem o homem como principal referencial, e está presente em praticamente todos os setores da sociedade contemporânea, servindo de justificativa para o consumo inconsciente e não sustentável dos recursos naturais. O objetivo deste trabalho foi estudar a influência da visão antropocêntrica no ensino de Ciências, principalmente em relação a dois aspectos: sua presença nos livros didáticos e à visão do professor dessa disciplina sobre essa temática. A partir de uma abordagem qualitativa e visando uma investigação que contemplasse tanto a questão do livro didático, quanto dos professores, o trabalho foi dividido em duas frentes analíticas: análise do conteúdo dos livros e análise do discurso dos professores. Os livros escolhidos tiveram os capítulos sobre vírus e bactérias analisados em relação à presença de conteúdos com referencial antropocêntrico. O trabalho foi realizado com a colaboração de duas escolas públicas estaduais e uma federal da cidade de Porto Alegre, nas quais cinco professores de Ciências responderam a um questionário que continha trechos dos livros analisados, visando entender se os professores conheciam o conceito de antropocentrismo ou, ainda, se identificavam os fragmentos de texto considerados antropocêntricos. Nos livros foram identificados vários trechos que sugerem o homem como única referência para tudo que existe. Em relação aos professores, percebemos que a maioria não conhece o conceito estudado, sugerindo a necessidade de maiores investimentos na formação desses sujeitos. Em vista da impossibilidade de formação de cidadãos ecologicamente comprometidos a partir de uma óptica que separa a espécie humana da natureza, colocando a primeira no centro de tudo que existe, concluiu-se que precisam ocorrer mudanças urgentes na forma como as Ciências são ensinadas.application/pdfporEnsino de ciênciasAntropocentrismoO ensino de ciências e a visão antropocêntricainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2010Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000781919.pdf000781919.pdfTexto completoapplication/pdf427932http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35277/1/000781919.pdf73c982ba664e0643a5386361a20dc1baMD51TEXT000781919.pdf.txt000781919.pdf.txtExtracted Texttext/plain138540http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35277/2/000781919.pdf.txt41db5fc0c524974cfdff0d34b896c1bfMD52THUMBNAIL000781919.pdf.jpg000781919.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1048http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35277/3/000781919.pdf.jpgf51ef32337f2bb43ee64c23beda50619MD5310183/352772018-10-08 08:07:22.596oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35277Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:07:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O ensino de ciências e a visão antropocêntrica |
title |
O ensino de ciências e a visão antropocêntrica |
spellingShingle |
O ensino de ciências e a visão antropocêntrica Daitx, Vanessa Vitcoski Ensino de ciências Antropocentrismo |
title_short |
O ensino de ciências e a visão antropocêntrica |
title_full |
O ensino de ciências e a visão antropocêntrica |
title_fullStr |
O ensino de ciências e a visão antropocêntrica |
title_full_unstemmed |
O ensino de ciências e a visão antropocêntrica |
title_sort |
O ensino de ciências e a visão antropocêntrica |
author |
Daitx, Vanessa Vitcoski |
author_facet |
Daitx, Vanessa Vitcoski |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Daitx, Vanessa Vitcoski |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Kindel, Eunice Aita Isaia |
contributor_str_mv |
Kindel, Eunice Aita Isaia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de ciências Antropocentrismo |
topic |
Ensino de ciências Antropocentrismo |
description |
O antropocentrismo consiste na visão de mundo que tem o homem como principal referencial, e está presente em praticamente todos os setores da sociedade contemporânea, servindo de justificativa para o consumo inconsciente e não sustentável dos recursos naturais. O objetivo deste trabalho foi estudar a influência da visão antropocêntrica no ensino de Ciências, principalmente em relação a dois aspectos: sua presença nos livros didáticos e à visão do professor dessa disciplina sobre essa temática. A partir de uma abordagem qualitativa e visando uma investigação que contemplasse tanto a questão do livro didático, quanto dos professores, o trabalho foi dividido em duas frentes analíticas: análise do conteúdo dos livros e análise do discurso dos professores. Os livros escolhidos tiveram os capítulos sobre vírus e bactérias analisados em relação à presença de conteúdos com referencial antropocêntrico. O trabalho foi realizado com a colaboração de duas escolas públicas estaduais e uma federal da cidade de Porto Alegre, nas quais cinco professores de Ciências responderam a um questionário que continha trechos dos livros analisados, visando entender se os professores conheciam o conceito de antropocentrismo ou, ainda, se identificavam os fragmentos de texto considerados antropocêntricos. Nos livros foram identificados vários trechos que sugerem o homem como única referência para tudo que existe. Em relação aos professores, percebemos que a maioria não conhece o conceito estudado, sugerindo a necessidade de maiores investimentos na formação desses sujeitos. Em vista da impossibilidade de formação de cidadãos ecologicamente comprometidos a partir de uma óptica que separa a espécie humana da natureza, colocando a primeira no centro de tudo que existe, concluiu-se que precisam ocorrer mudanças urgentes na forma como as Ciências são ensinadas. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-12-09T01:19:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/35277 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000781919 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/35277 |
identifier_str_mv |
000781919 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35277/1/000781919.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35277/2/000781919.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35277/3/000781919.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
73c982ba664e0643a5386361a20dc1ba 41db5fc0c524974cfdff0d34b896c1bf f51ef32337f2bb43ee64c23beda50619 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447068300279808 |