Percepções acerca mulheres em cargos de liderança no poder executivo do estado do Rio Grande do Sul : um estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prates, Priscila Mena
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/225532
Resumo: Nos últimos anos, estudos buscaram analisar a liderança associada à questão de gênero. O presente estudo visa compreender a percepção acerca da liderança feminina no Poder Executivo Estadual. O presente estudo analisa o contexto da participação feminina no poder executivo, através de resultados de pesquisas científicas, legislações pertinentes e dados estatísticos. É possível compreender conceitos relativos à liderança sob as lentes da função e do estilo, as competências necessárias para um perfil estratégico de liderança, bem como diversas características atreladas ao perfil feminino e masculino de liderar. Fenômenos discriminatórios de gênero, como Teto de Vidro e Queen Bee, também são conceituados, objetivando verificar se estão presentes na esfera pública estadual. Nesse estudo optou-se por um método de pesquisa de natureza qualitativa e exploratória, realizado através de entrevistas em profundidade em formato estruturado. Para tal, foram entrevistados 11 servidores públicos do poder executivo estadual em que se constatou, através dos resultados analisados sob o ótica da análise de conteúdo, que a percepção da liderança feminina é positiva, tanto na visão masculina quanto na feminina. O estilo predominante de liderança existente é o colaborativo e participativo e não há preferências de liderança conforme o gênero. Foi possível identificar as competências necessárias para um líder dentro do poder público, tal como os desafios enfrentados no exercício do cargo. No que se refere aos fenômenos discriminatórios de gênero foi perceptível que há a existência do fenômeno Teto de Vidro e a Síndrome Queen Bee, mesmo os liderados afirmando não possuírem preferência por gênero na liderança. Os critérios de escolha de liderança no poder executivo estadual, mesmo esse desenvolvendo novas formas de ingresso, ainda são vistos de forma negativa, ou seja, ainda é percebida a escolha de lideranças por indicação ou politicagem, poucos são os escolhidos pela meritocracia. Em relação às contribuições teóricas, este estudo colaborou para a área de estudos organizacionais e gestão de pessoas, como forma de incentivo ao desenvolvimento de projetos voltados à valorização da diversidade de gênero e a igualdade de oportunidades dentro das instituições públicas.
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Nesse estudo optou-se por um método de pesquisa de natureza qualitativa e exploratória, realizado através de entrevistas em profundidade em formato estruturado. Para tal, foram entrevistados 11 servidores públicos do poder executivo estadual em que se constatou, através dos resultados analisados sob o ótica da análise de conteúdo, que a percepção da liderança feminina é positiva, tanto na visão masculina quanto na feminina. O estilo predominante de liderança existente é o colaborativo e participativo e não há preferências de liderança conforme o gênero. Foi possível identificar as competências necessárias para um líder dentro do poder público, tal como os desafios enfrentados no exercício do cargo. No que se refere aos fenômenos discriminatórios de gênero foi perceptível que há a existência do fenômeno Teto de Vidro e a Síndrome Queen Bee, mesmo os liderados afirmando não possuírem preferência por gênero na liderança. Os critérios de escolha de liderança no poder executivo estadual, mesmo esse desenvolvendo novas formas de ingresso, ainda são vistos de forma negativa, ou seja, ainda é percebida a escolha de lideranças por indicação ou politicagem, poucos são os escolhidos pela meritocracia. Em relação às contribuições teóricas, este estudo colaborou para a área de estudos organizacionais e gestão de pessoas, como forma de incentivo ao desenvolvimento de projetos voltados à valorização da diversidade de gênero e a igualdade de oportunidades dentro das instituições públicas.In recent years, studies have sought to analyze leadership associated with gender. This study aims to understand the perception of female leadership in the State Executive Power. This study analyzes the context of female participation in the executive branch, through the results of scientific research, relevant legislation and statistical data. It is possible to understand concepts related to leadership through the lens of function and style, the skills needed for a strategic leadership profile, as well as several characteristics linked to the female and male profile of leading. Gender discriminatory phenomenon, such as Glass Ceiling and Queen Bee, are also conceptualized, aiming to verify if they are present in the state public sphere. In this study, a qualitative and exploratory research method was chosen, conducted through in-depth interviews in a semi-structured format. To this end, 11 public servants from the state executive power were interviewed, where it was found, through the results analyzed from the perspective of content analysis, that the perception of female leadership is positive, both in the male and female view. The predominant leadership style that exists is collaborative and participatory and there are no leadership preferences according to gender. It was possible to identify the necessary competences for a leader within the public power, as well as the challenges faced in the exercise of the position. With regard to gender discriminatory phenomenon, it was noticeable that there is the existence of the Glass Ceiling phenomenon and the Queen Bee Syndrome, even if the followers affirmed that they do not have a preference for gender in the leadership. The criteria for choosing leadership in the state executive power, even if developing new forms of entry, are still viewed in a negative way, that is, the choice of leaders is still perceived by indication or politicization, few are chosen by meritocracy. Regarding theoretical contributions, this study collaborated in the area of organizational studies and people management, as a way of encouraging the development of projects aimed at valuing gender diversity and equal opportunities within public institutions.application/pdfporAdministração públicaMulheresPoder executivoCargos de liderançaDiscriminaçãoFemale leadershipGender discriminationState executive powerPercepções acerca mulheres em cargos de liderança no poder executivo do estado do Rio Grande do Sul : um estudo exploratórioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2020Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001129816.pdf.txt001129816.pdf.txtExtracted Texttext/plain122650http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225532/2/001129816.pdf.txtb07fa93ebd9e349493a1ddef829ce9a3MD52ORIGINAL001129816.pdfTexto completoapplication/pdf477247http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225532/1/001129816.pdf173e749bc1a322ea6000be97241d083cMD5110183/2255322023-04-29 03:50:17.251076oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225532Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-29T06:50:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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