Educação inclusiva : estão os educadores preparados
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/16984 |
Resumo: | O presente trabalho tem como principal objetivo analisar se professoras de educação infantil do ensino regular da rede municipal de Porto Alegre, estão preparadas para receber os alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) nas salas de aula. Além disso, procurou investigar se a formação no curso de Pedagogia é suficiente para que as professoras atuem em salas de aula com alunos incluídos, se existe a necessidade de uma formação continuada para a inclusão e se há apoio pedagógico nas escolas para o professorado que atua em classes inclusivas. Foi adotado o Estudo de Caso como método de investigação e a problemática foi identificada a partir da realização de Estágio de Docência 4 - 7 anos da autora em uma sala de aula, de uma escola de educação infantil da rede municipal de Porto Alegre, em que estavam dois alunos com NEE. A busca de dados para responder às questões de investigação ocorreu em forma de entrevistas com três professoras que atuam na escola. A investigação teve como suporte teórico os estudos de Hugo Otto Beyer, que aborda a educação inclusiva, de António Nóvoa e de Philippe Perrenoud que tratam da temática de Formação de Professores. Foi colaborativa a dissertação de mestrado de Ana Maira Zórtea, que realizou uma análise do processo de inclusão nas escolas de educação infantil da rede municipal de Porto Alegre. Também foram consultadas as leis que tratam da temática inclusão. As primeiras análises apontam que as professoras não se sentem preparadas para a inclusão e consideram importante a formação continuada. Ainda, foi possível constatar que são poucas as orientações feitas no âmbito da escola para as professoras melhor atuarem com alunos com NEE. |
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