Os professores e a educação inclusiva: identificação dos fatores necessários à sua implementação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia USP (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642015000300453 |
Resumo: | Resumo: A pesquisa objetivou identificar fatores considerados necessários para a implementação da educação inclusiva ligados aos professores e sua atuação. Realizou-se um levantamento bibliográfico de textos acadêmicos sobre o tema; posteriormente, foram entrevistadas três professoras com experiência em educação inclusiva. A pesquisa bibliográfica identificou 20 fatores, que foram separados em três categorias: I - fatores relativos ao professor, II - fatores intraescolares e III - fatores sociais. Para as entrevistadas, a centralidade da educação inclusiva recai sobre os fatores relativos ao professor, em especial às suas características de personalidade, tais como afetividade e persistência, sem nenhuma menção aos fatores sociais. Tais respostas indicam concepções de escola e de inclusão em que o desempenho individual do professor é visto como independente do clima social e das políticas de implementação da educação inclusiva. |
id |
USP-26_e8b07d5308b491dad20639e67eaf2ce2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-65642015000300453 |
network_acronym_str |
USP-26 |
network_name_str |
Psicologia USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Os professores e a educação inclusiva: identificação dos fatores necessários à sua implementaçãoeducação inclusivaformação de professoresinclusão escolarResumo: A pesquisa objetivou identificar fatores considerados necessários para a implementação da educação inclusiva ligados aos professores e sua atuação. Realizou-se um levantamento bibliográfico de textos acadêmicos sobre o tema; posteriormente, foram entrevistadas três professoras com experiência em educação inclusiva. A pesquisa bibliográfica identificou 20 fatores, que foram separados em três categorias: I - fatores relativos ao professor, II - fatores intraescolares e III - fatores sociais. Para as entrevistadas, a centralidade da educação inclusiva recai sobre os fatores relativos ao professor, em especial às suas características de personalidade, tais como afetividade e persistência, sem nenhuma menção aos fatores sociais. Tais respostas indicam concepções de escola e de inclusão em que o desempenho individual do professor é visto como independente do clima social e das políticas de implementação da educação inclusiva.Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642015000300453Psicologia USP v.26 n.3 2015reponame:Psicologia USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/0103-656420140017info:eu-repo/semantics/openAccessDias,Marian Ávila de Lima eRosa,Simone ConceiçãoAndrade,Patrícia Ferreirapor2016-01-07T00:00:00Zoai:scielo:S0103-65642015000300453Revistahttps://www.scielo.br/j/pusp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsico@usp.br1678-51770103-6564opendoar:2016-01-07T00:00Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os professores e a educação inclusiva: identificação dos fatores necessários à sua implementação |
title |
Os professores e a educação inclusiva: identificação dos fatores necessários à sua implementação |
spellingShingle |
Os professores e a educação inclusiva: identificação dos fatores necessários à sua implementação Dias,Marian Ávila de Lima e educação inclusiva formação de professores inclusão escolar |
title_short |
Os professores e a educação inclusiva: identificação dos fatores necessários à sua implementação |
title_full |
Os professores e a educação inclusiva: identificação dos fatores necessários à sua implementação |
title_fullStr |
Os professores e a educação inclusiva: identificação dos fatores necessários à sua implementação |
title_full_unstemmed |
Os professores e a educação inclusiva: identificação dos fatores necessários à sua implementação |
title_sort |
Os professores e a educação inclusiva: identificação dos fatores necessários à sua implementação |
author |
Dias,Marian Ávila de Lima e |
author_facet |
Dias,Marian Ávila de Lima e Rosa,Simone Conceição Andrade,Patrícia Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Rosa,Simone Conceição Andrade,Patrícia Ferreira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias,Marian Ávila de Lima e Rosa,Simone Conceição Andrade,Patrícia Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação inclusiva formação de professores inclusão escolar |
topic |
educação inclusiva formação de professores inclusão escolar |
description |
Resumo: A pesquisa objetivou identificar fatores considerados necessários para a implementação da educação inclusiva ligados aos professores e sua atuação. Realizou-se um levantamento bibliográfico de textos acadêmicos sobre o tema; posteriormente, foram entrevistadas três professoras com experiência em educação inclusiva. A pesquisa bibliográfica identificou 20 fatores, que foram separados em três categorias: I - fatores relativos ao professor, II - fatores intraescolares e III - fatores sociais. Para as entrevistadas, a centralidade da educação inclusiva recai sobre os fatores relativos ao professor, em especial às suas características de personalidade, tais como afetividade e persistência, sem nenhuma menção aos fatores sociais. Tais respostas indicam concepções de escola e de inclusão em que o desempenho individual do professor é visto como independente do clima social e das políticas de implementação da educação inclusiva. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642015000300453 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642015000300453 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/0103-656420140017 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia USP v.26 n.3 2015 reponame:Psicologia USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Psicologia USP (Online) |
collection |
Psicologia USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revpsico@usp.br |
_version_ |
1748936708184866816 |