Avaliação de desempenho através da negociação coletiva no Campus Guarulhos da Universidade Federal de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Acedo, Silvia Teresa de Moura
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/40292
Resumo: Este artigo teve o objetivo de propor uma discussão sobre os aspectos a serem considerados em um modelo de sistema de avaliação de desempenho para os servidores técnicos administrativos em educação do campus Guarulhos da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), através da prática de atividade de negociação de forma que este modelo de sistema de avaliação de desempenho atenda aos critérios da atual legislação, propicie sintonia entre os objetivos institucionais e individuais e dê a possibilidade dos servidores a participarem da construção de um instrumento de avaliação. O estudo baseou-se na teoria dos métodos de avaliação de desempenho desenvolvidos ao logo da evolução da administração de empresas, na aplicação de sistemas de avaliação de desempenho com o sistema de avaliação de competências 360 graus e a aplicação este método na administração pública. O estudo foi desenvolvido pelo método de pesquisa-ação até a fase de diagnóstico, devido seu aspecto político de caráter prático e por proporcionar um tipo de pesquisa com base empírica o método foi explorado de forma qualitativa. A coleta de dados foi realizada por questionário e técnica de grupo focal. Os resultados da pesquisa mostram que o campus Guarulhos conta com uma equipe de servidores em início de carreira, dispostos a contribuírem para o desenvolvimento de uma proposta de método de avaliação de desempenho e de fazer parte da história política da instituição com representação em órgãos colegiados, mostram também que a atual avaliação por índice de absenteísmo aplicada em todos os servidores técnico-administrativos em educação na instituição não atende o órgão no que diz respeito a informações para desenvolvimento de ações futuras para metas institucionais ou individuais e não atende as expectativas dos servidores do campus Guarulhos no desenvolvimento de suas carreiras. A discussão proposta em torno do decreto 7.133/2010 que regulamenta os critérios e procedimentos gerais a serem observados para a realização das avaliações de desempenho individual e institucional e o pagamento de gratificações de desempenho em várias carreiras da administração pública federal proporcionou ao grupo de servidores, que participaram da pesquisa, conhecimento e evolução na interpretação dos critérios e procedimentos apontados pelo decreto, e através desta atividade de negociação o grupo identificou aspectos considerados fundamentais para um novo modelo de avaliação de desempenho, perceberam que entre os critérios mencionados no decreto a medição da produtividade individual é um ponto crítico para os atuais sistemas administrativos.
id UFRGS-2_f1e99ad657eaa2a976af3b117964feaa
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/40292
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Acedo, Silvia Teresa de MouraPinheiro, Ivan Antonio2012-05-05T01:24:35Z2010http://hdl.handle.net/10183/40292000827998Este artigo teve o objetivo de propor uma discussão sobre os aspectos a serem considerados em um modelo de sistema de avaliação de desempenho para os servidores técnicos administrativos em educação do campus Guarulhos da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), através da prática de atividade de negociação de forma que este modelo de sistema de avaliação de desempenho atenda aos critérios da atual legislação, propicie sintonia entre os objetivos institucionais e individuais e dê a possibilidade dos servidores a participarem da construção de um instrumento de avaliação. O estudo baseou-se na teoria dos métodos de avaliação de desempenho desenvolvidos ao logo da evolução da administração de empresas, na aplicação de sistemas de avaliação de desempenho com o sistema de avaliação de competências 360 graus e a aplicação este método na administração pública. O estudo foi desenvolvido pelo método de pesquisa-ação até a fase de diagnóstico, devido seu aspecto político de caráter prático e por proporcionar um tipo de pesquisa com base empírica o método foi explorado de forma qualitativa. A coleta de dados foi realizada por questionário e técnica de grupo focal. Os resultados da pesquisa mostram que o campus Guarulhos conta com uma equipe de servidores em início de carreira, dispostos a contribuírem para o desenvolvimento de uma proposta de método de avaliação de desempenho e de fazer parte da história política da instituição com representação em órgãos colegiados, mostram também que a atual avaliação por índice de absenteísmo aplicada em todos os servidores técnico-administrativos em educação na instituição não atende o órgão no que diz respeito a informações para desenvolvimento de ações futuras para metas institucionais ou individuais e não atende as expectativas dos servidores do campus Guarulhos no desenvolvimento de suas carreiras. A discussão proposta em torno do decreto 7.133/2010 que regulamenta os critérios e procedimentos gerais a serem observados para a realização das avaliações de desempenho individual e institucional e o pagamento de gratificações de desempenho em várias carreiras da administração pública federal proporcionou ao grupo de servidores, que participaram da pesquisa, conhecimento e evolução na interpretação dos critérios e procedimentos apontados pelo decreto, e através desta atividade de negociação o grupo identificou aspectos considerados fundamentais para um novo modelo de avaliação de desempenho, perceberam que entre os critérios mencionados no decreto a medição da produtividade individual é um ponto crítico para os atuais sistemas administrativos.application/pdfporNegociação coletivaAvaliação de desempenhoServiço públicoAvaliação de desempenho através da negociação coletiva no Campus Guarulhos da Universidade Federal de São Pauloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Negociação Coletiva a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000827998.pdf000827998.pdfTexto completoapplication/pdf205726http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/40292/1/000827998.pdf8cad7a834af1990978522a8fa110b1a8MD51TEXT000827998.pdf.txt000827998.pdf.txtExtracted Texttext/plain70177http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/40292/2/000827998.pdf.txt58daf3d2b143322dec7accae79fdcbc0MD52THUMBNAIL000827998.pdf.jpg000827998.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1650http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/40292/3/000827998.pdf.jpgff4f51db1b6af14878bd3d87b3b73f37MD5310183/402922018-10-11 08:57:24.296oai:www.lume.ufrgs.br:10183/40292Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T11:57:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação de desempenho através da negociação coletiva no Campus Guarulhos da Universidade Federal de São Paulo
title Avaliação de desempenho através da negociação coletiva no Campus Guarulhos da Universidade Federal de São Paulo
spellingShingle Avaliação de desempenho através da negociação coletiva no Campus Guarulhos da Universidade Federal de São Paulo
Acedo, Silvia Teresa de Moura
Negociação coletiva
Avaliação de desempenho
Serviço público
title_short Avaliação de desempenho através da negociação coletiva no Campus Guarulhos da Universidade Federal de São Paulo
title_full Avaliação de desempenho através da negociação coletiva no Campus Guarulhos da Universidade Federal de São Paulo
title_fullStr Avaliação de desempenho através da negociação coletiva no Campus Guarulhos da Universidade Federal de São Paulo
title_full_unstemmed Avaliação de desempenho através da negociação coletiva no Campus Guarulhos da Universidade Federal de São Paulo
title_sort Avaliação de desempenho através da negociação coletiva no Campus Guarulhos da Universidade Federal de São Paulo
author Acedo, Silvia Teresa de Moura
author_facet Acedo, Silvia Teresa de Moura
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Acedo, Silvia Teresa de Moura
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pinheiro, Ivan Antonio
contributor_str_mv Pinheiro, Ivan Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Negociação coletiva
Avaliação de desempenho
Serviço público
topic Negociação coletiva
Avaliação de desempenho
Serviço público
description Este artigo teve o objetivo de propor uma discussão sobre os aspectos a serem considerados em um modelo de sistema de avaliação de desempenho para os servidores técnicos administrativos em educação do campus Guarulhos da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), através da prática de atividade de negociação de forma que este modelo de sistema de avaliação de desempenho atenda aos critérios da atual legislação, propicie sintonia entre os objetivos institucionais e individuais e dê a possibilidade dos servidores a participarem da construção de um instrumento de avaliação. O estudo baseou-se na teoria dos métodos de avaliação de desempenho desenvolvidos ao logo da evolução da administração de empresas, na aplicação de sistemas de avaliação de desempenho com o sistema de avaliação de competências 360 graus e a aplicação este método na administração pública. O estudo foi desenvolvido pelo método de pesquisa-ação até a fase de diagnóstico, devido seu aspecto político de caráter prático e por proporcionar um tipo de pesquisa com base empírica o método foi explorado de forma qualitativa. A coleta de dados foi realizada por questionário e técnica de grupo focal. Os resultados da pesquisa mostram que o campus Guarulhos conta com uma equipe de servidores em início de carreira, dispostos a contribuírem para o desenvolvimento de uma proposta de método de avaliação de desempenho e de fazer parte da história política da instituição com representação em órgãos colegiados, mostram também que a atual avaliação por índice de absenteísmo aplicada em todos os servidores técnico-administrativos em educação na instituição não atende o órgão no que diz respeito a informações para desenvolvimento de ações futuras para metas institucionais ou individuais e não atende as expectativas dos servidores do campus Guarulhos no desenvolvimento de suas carreiras. A discussão proposta em torno do decreto 7.133/2010 que regulamenta os critérios e procedimentos gerais a serem observados para a realização das avaliações de desempenho individual e institucional e o pagamento de gratificações de desempenho em várias carreiras da administração pública federal proporcionou ao grupo de servidores, que participaram da pesquisa, conhecimento e evolução na interpretação dos critérios e procedimentos apontados pelo decreto, e através desta atividade de negociação o grupo identificou aspectos considerados fundamentais para um novo modelo de avaliação de desempenho, perceberam que entre os critérios mencionados no decreto a medição da produtividade individual é um ponto crítico para os atuais sistemas administrativos.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-05-05T01:24:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/40292
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000827998
url http://hdl.handle.net/10183/40292
identifier_str_mv 000827998
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/40292/1/000827998.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/40292/2/000827998.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/40292/3/000827998.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8cad7a834af1990978522a8fa110b1a8
58daf3d2b143322dec7accae79fdcbc0
ff4f51db1b6af14878bd3d87b3b73f37
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224428424527872