Plano de qualificação institucional : instrumento de Negociação Coletiva de Desempenho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Gabriel Antônio da
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/61815
Resumo: Os avanços da negociação coletiva no setor público, a exemplo da ratificação da Convenção nº 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) de 1978, aprovada no Congresso Nacional em abril de 2010, desencadearam a necessidade de obtenção de subsídios para sua efetiva implementação. Nesse sentido, o presente artigo representa um estudo alicerçado nos resultados de uma pesquisa para a elaboração do Plano de Qualificação Institucional (PQI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) cuja questão primordial consiste em apurar se os Técnico-Administrativos em Educação podem alcançar seus objetivos simultaneamente com os da instituição. Para tanto, tomou-se como referencial teórico a avaliação de desempenho individual e institucional, em conformidade com as respectivas exigências legais e em consonância com a situação na instituição pesquisada, tendo por norte a negociação coletiva como forma de resolução de conflitos. Através da análise do capital humano, da percepção dos técnico-administrativos e dos dirigentes, aprofundou-se a discussão dos resultados, os quais acabaram por revelar um considerável desconhecimento por parte dos técnicos pesquisados no que diz respeito aos assuntos ligados às relações trabalhistas, além da ausência de normas institucionais contendo critérios relacionados à capacitação e desenvolvimento. O estudo mostrou-se eficaz para contribuir na construção democrática do PQI. Todas essas considerações convergem para a importância do acesso à informação, que é um dos princípios da negociação coletiva. Finalmente, evidenciou-se que a falta de informações é capaz de frustrar ou desviar o rumo de uma negociação coletiva, o que pode ser ocasionado tanto pela sonegação da instituição quanto por parte do servidor.
id UFRGS-2_436c4408819be20b9ee302e3ad412b31
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/61815
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Costa, Gabriel Antônio daNão disponível2012-12-11T01:38:12Z2010http://hdl.handle.net/10183/61815000866676Os avanços da negociação coletiva no setor público, a exemplo da ratificação da Convenção nº 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) de 1978, aprovada no Congresso Nacional em abril de 2010, desencadearam a necessidade de obtenção de subsídios para sua efetiva implementação. Nesse sentido, o presente artigo representa um estudo alicerçado nos resultados de uma pesquisa para a elaboração do Plano de Qualificação Institucional (PQI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) cuja questão primordial consiste em apurar se os Técnico-Administrativos em Educação podem alcançar seus objetivos simultaneamente com os da instituição. Para tanto, tomou-se como referencial teórico a avaliação de desempenho individual e institucional, em conformidade com as respectivas exigências legais e em consonância com a situação na instituição pesquisada, tendo por norte a negociação coletiva como forma de resolução de conflitos. Através da análise do capital humano, da percepção dos técnico-administrativos e dos dirigentes, aprofundou-se a discussão dos resultados, os quais acabaram por revelar um considerável desconhecimento por parte dos técnicos pesquisados no que diz respeito aos assuntos ligados às relações trabalhistas, além da ausência de normas institucionais contendo critérios relacionados à capacitação e desenvolvimento. O estudo mostrou-se eficaz para contribuir na construção democrática do PQI. Todas essas considerações convergem para a importância do acesso à informação, que é um dos princípios da negociação coletiva. Finalmente, evidenciou-se que a falta de informações é capaz de frustrar ou desviar o rumo de uma negociação coletiva, o que pode ser ocasionado tanto pela sonegação da instituição quanto por parte do servidor.application/pdfporNegociação coletivaAvaliação de desempenhoAvaliação institucionalPlano de qualificação institucional : instrumento de Negociação Coletiva de Desempenhoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Negociação Coletiva a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000866676.pdf000866676.pdfTexto completoapplication/pdf405716http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61815/1/000866676.pdfb14f93d6b362ef1d5a37a002ded08cb6MD51TEXT000866676.pdf.txt000866676.pdf.txtExtracted Texttext/plain154564http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61815/2/000866676.pdf.txt05f076cceb4139a6c1abb6287c080ffeMD52THUMBNAIL000866676.pdf.jpg000866676.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1530http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61815/3/000866676.pdf.jpge93d8d74f7b4d7ddc882dc4b2ea160bcMD5310183/618152023-01-05 06:08:12.358889oai:www.lume.ufrgs.br:10183/61815Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-05T08:08:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Plano de qualificação institucional : instrumento de Negociação Coletiva de Desempenho
title Plano de qualificação institucional : instrumento de Negociação Coletiva de Desempenho
spellingShingle Plano de qualificação institucional : instrumento de Negociação Coletiva de Desempenho
Costa, Gabriel Antônio da
Negociação coletiva
Avaliação de desempenho
Avaliação institucional
title_short Plano de qualificação institucional : instrumento de Negociação Coletiva de Desempenho
title_full Plano de qualificação institucional : instrumento de Negociação Coletiva de Desempenho
title_fullStr Plano de qualificação institucional : instrumento de Negociação Coletiva de Desempenho
title_full_unstemmed Plano de qualificação institucional : instrumento de Negociação Coletiva de Desempenho
title_sort Plano de qualificação institucional : instrumento de Negociação Coletiva de Desempenho
author Costa, Gabriel Antônio da
author_facet Costa, Gabriel Antônio da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Gabriel Antônio da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Não disponível
contributor_str_mv Não disponível
dc.subject.por.fl_str_mv Negociação coletiva
Avaliação de desempenho
Avaliação institucional
topic Negociação coletiva
Avaliação de desempenho
Avaliação institucional
description Os avanços da negociação coletiva no setor público, a exemplo da ratificação da Convenção nº 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) de 1978, aprovada no Congresso Nacional em abril de 2010, desencadearam a necessidade de obtenção de subsídios para sua efetiva implementação. Nesse sentido, o presente artigo representa um estudo alicerçado nos resultados de uma pesquisa para a elaboração do Plano de Qualificação Institucional (PQI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) cuja questão primordial consiste em apurar se os Técnico-Administrativos em Educação podem alcançar seus objetivos simultaneamente com os da instituição. Para tanto, tomou-se como referencial teórico a avaliação de desempenho individual e institucional, em conformidade com as respectivas exigências legais e em consonância com a situação na instituição pesquisada, tendo por norte a negociação coletiva como forma de resolução de conflitos. Através da análise do capital humano, da percepção dos técnico-administrativos e dos dirigentes, aprofundou-se a discussão dos resultados, os quais acabaram por revelar um considerável desconhecimento por parte dos técnicos pesquisados no que diz respeito aos assuntos ligados às relações trabalhistas, além da ausência de normas institucionais contendo critérios relacionados à capacitação e desenvolvimento. O estudo mostrou-se eficaz para contribuir na construção democrática do PQI. Todas essas considerações convergem para a importância do acesso à informação, que é um dos princípios da negociação coletiva. Finalmente, evidenciou-se que a falta de informações é capaz de frustrar ou desviar o rumo de uma negociação coletiva, o que pode ser ocasionado tanto pela sonegação da instituição quanto por parte do servidor.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-12-11T01:38:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/61815
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000866676
url http://hdl.handle.net/10183/61815
identifier_str_mv 000866676
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61815/1/000866676.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61815/2/000866676.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61815/3/000866676.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b14f93d6b362ef1d5a37a002ded08cb6
05f076cceb4139a6c1abb6287c080ffe
e93d8d74f7b4d7ddc882dc4b2ea160bc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447095725785088