Desvendando as estratégias comunicacionais no segmento funerário: o Grupo Mathias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prado, Nathalia Nunes do
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/88865
Resumo: A vida é composta de etapas, sendo uma delas a morte. No entanto, falar deste último momento, que para muitos é considerado uma despedida definitiva do mundo dos vivos sem possibilidade de retorno, ainda é um assunto difícil de ser debatido, embora faça parte do destino de todos. As funerárias são as instituições responsáveis por todos os trâmites que envolvem o adeus aos indivíduos, fazendo uso de uma comunicação estratégica para que o diálogo com os públicos possa ser efetivo. O Grupo Mathias, rede de assistência funeral localizado na cidade de Porto Alegre é uma destas organizações, que há 48 anos, presta este serviço à sociedade, através dos seus quatro empreendimentos funerários, as empresas Perez, Nossa Senhora Aparecida, Passo da Areia e Jardim da Paz. Tendo em vista este panorama, o presente trabalho tem como objetivo detectar quais são as estratégias comunicacionais do Grupo Mathias e dos seus estabelecimentos. Para tal, será utilizada a metodologia de Estudo de Caso, sendo desenvolvida Análise Interpretativa nos materiais de comunicação que compõe o corpus desta monografia. Com base nas análises desenvolvidas, pode-se concluir que a principal estratégia diz respeito à forma como o Grupo pretende ser visto, considerando que é a partir do posicionamento assumido ora enquanto rede, ora como uma de suas funerárias, que as práticas comunicacionais são desenvolvidas.
id UFRGS-2_f1f9219350d3499e7d55fd15f517b8a7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88865
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Prado, Nathalia Nunes doMuller, Karla Maria2014-03-25T01:50:14Z2013http://hdl.handle.net/10183/88865000912836A vida é composta de etapas, sendo uma delas a morte. No entanto, falar deste último momento, que para muitos é considerado uma despedida definitiva do mundo dos vivos sem possibilidade de retorno, ainda é um assunto difícil de ser debatido, embora faça parte do destino de todos. As funerárias são as instituições responsáveis por todos os trâmites que envolvem o adeus aos indivíduos, fazendo uso de uma comunicação estratégica para que o diálogo com os públicos possa ser efetivo. O Grupo Mathias, rede de assistência funeral localizado na cidade de Porto Alegre é uma destas organizações, que há 48 anos, presta este serviço à sociedade, através dos seus quatro empreendimentos funerários, as empresas Perez, Nossa Senhora Aparecida, Passo da Areia e Jardim da Paz. Tendo em vista este panorama, o presente trabalho tem como objetivo detectar quais são as estratégias comunicacionais do Grupo Mathias e dos seus estabelecimentos. Para tal, será utilizada a metodologia de Estudo de Caso, sendo desenvolvida Análise Interpretativa nos materiais de comunicação que compõe o corpus desta monografia. Com base nas análises desenvolvidas, pode-se concluir que a principal estratégia diz respeito à forma como o Grupo pretende ser visto, considerando que é a partir do posicionamento assumido ora enquanto rede, ora como uma de suas funerárias, que as práticas comunicacionais são desenvolvidas.Life is made up of stages, one of them being death. However, when speaking of this stage, which for many is considered a final farewell to the world of living with no possibility of return, is still a difficult issue to be discussed, although it is part of everyone’s destiny. Funeral homes are the institutions responsible for all procedures involving farewell to individuals, making use of strategic communication to make the dialogue with the public effective. Mathias Group, a network of funeral care in the city of Porto Alegre is one of these organizations, which for 48 years, provides this service to society through its four funeral ventures firms Perez, Nossa Senhora Aparecida, Passo da Areia and Jardim da Paz. Given this background, this paper aims to detect the communicative strategies of the Group Mathias and its establishments. To do this, the case study methodology will be used; an Analysis Interpretative communication material will be developed to make up the corpus of this monograph. Based on the analysis undertaken, it can be concluded that the main strategy relates to how the Group intends to be seen, considering that it is from the position taken herein as a network, or as one of its funeral houses, the communication practices are developed .application/pdfporEstratégia de comunicaçãoEmpresa funeráriaCommunicationCommunicative strategiesFunenary segmentMathias groupDesvendando as estratégias comunicacionais no segmento funerário: o Grupo Mathiasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2013Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000912836.pdf000912836.pdfTexto completoapplication/pdf2130647http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88865/1/000912836.pdfe987418952b6cb598246d3424a015375MD51TEXT000912836.pdf.txt000912836.pdf.txtExtracted Texttext/plain150356http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88865/2/000912836.pdf.txte70efae5537929fde16f0debbd4e4346MD52THUMBNAIL000912836.pdf.jpg000912836.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1008http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88865/3/000912836.pdf.jpg903c6e87389e80f1e2121da0482fa473MD5310183/888652018-10-18 08:56:48.484oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88865Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:56:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desvendando as estratégias comunicacionais no segmento funerário: o Grupo Mathias
title Desvendando as estratégias comunicacionais no segmento funerário: o Grupo Mathias
spellingShingle Desvendando as estratégias comunicacionais no segmento funerário: o Grupo Mathias
Prado, Nathalia Nunes do
Estratégia de comunicação
Empresa funerária
Communication
Communicative strategies
Funenary segment
Mathias group
title_short Desvendando as estratégias comunicacionais no segmento funerário: o Grupo Mathias
title_full Desvendando as estratégias comunicacionais no segmento funerário: o Grupo Mathias
title_fullStr Desvendando as estratégias comunicacionais no segmento funerário: o Grupo Mathias
title_full_unstemmed Desvendando as estratégias comunicacionais no segmento funerário: o Grupo Mathias
title_sort Desvendando as estratégias comunicacionais no segmento funerário: o Grupo Mathias
author Prado, Nathalia Nunes do
author_facet Prado, Nathalia Nunes do
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Prado, Nathalia Nunes do
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Muller, Karla Maria
contributor_str_mv Muller, Karla Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia de comunicação
Empresa funerária
topic Estratégia de comunicação
Empresa funerária
Communication
Communicative strategies
Funenary segment
Mathias group
dc.subject.eng.fl_str_mv Communication
Communicative strategies
Funenary segment
Mathias group
description A vida é composta de etapas, sendo uma delas a morte. No entanto, falar deste último momento, que para muitos é considerado uma despedida definitiva do mundo dos vivos sem possibilidade de retorno, ainda é um assunto difícil de ser debatido, embora faça parte do destino de todos. As funerárias são as instituições responsáveis por todos os trâmites que envolvem o adeus aos indivíduos, fazendo uso de uma comunicação estratégica para que o diálogo com os públicos possa ser efetivo. O Grupo Mathias, rede de assistência funeral localizado na cidade de Porto Alegre é uma destas organizações, que há 48 anos, presta este serviço à sociedade, através dos seus quatro empreendimentos funerários, as empresas Perez, Nossa Senhora Aparecida, Passo da Areia e Jardim da Paz. Tendo em vista este panorama, o presente trabalho tem como objetivo detectar quais são as estratégias comunicacionais do Grupo Mathias e dos seus estabelecimentos. Para tal, será utilizada a metodologia de Estudo de Caso, sendo desenvolvida Análise Interpretativa nos materiais de comunicação que compõe o corpus desta monografia. Com base nas análises desenvolvidas, pode-se concluir que a principal estratégia diz respeito à forma como o Grupo pretende ser visto, considerando que é a partir do posicionamento assumido ora enquanto rede, ora como uma de suas funerárias, que as práticas comunicacionais são desenvolvidas.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-03-25T01:50:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/88865
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000912836
url http://hdl.handle.net/10183/88865
identifier_str_mv 000912836
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88865/1/000912836.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88865/2/000912836.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88865/3/000912836.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e987418952b6cb598246d3424a015375
e70efae5537929fde16f0debbd4e4346
903c6e87389e80f1e2121da0482fa473
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224462024048640