A percepção sobre o papel do design na construção de micromarcas de moda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Debora Idalgo Paim
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Linden, Júlio Carlos de Souza van der
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/157501
Resumo: O presente capítulo aborda a percepção de microempresários a respeito do papel do design na construção de micromarcas de moda. Para atingir o objetivo proposto foi realizado um levantamento de alguns modelos de construção de marca, seguido de uma pesquisa ancorada no interacionismo simbólico, como postura teórica, onde foram efetuadas entrevistas semiestruturadas com cinco microempresários de Porto Alegre a fim de coletar os dados, que posteriormente foram interpretados através de uma análise de conteúdo. Verificou-se a existência de uma sintonia visual entre os elementos de marca e a concepção estética imposta aos produtos de moda de cada marca. Isso corrobora a importância do design como requisito fundamental na construção de identidade de marca, quer seja através da criação de pontos de contato ou na própria conceituação de artefatos de moda carregados de significados. Outro dado percebido, na fala dos entrevistados, foi o equilíbrio na atenção destinada por eles, tanto aos itens relativos ao produto e/ou organização, quanto àqueles relacionados aos valores, ou seja, tanto em uma dimensão sensível, quanto inteligível da marca. Salienta-se que esta investigação apresenta uma abordagem qualitativa, na qual o objetivo não é a generalização dos achados, mas sim a tentativa de contribuir no entendimento e análise de dados concretos conforme suas variações locais e temporais.
id UFRGS-2_f20d4d754ca9be103e279c6040eb4fc0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157501
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Marques, Debora Idalgo PaimLinden, Júlio Carlos de Souza van der2017-05-06T02:41:11Z2017http://hdl.handle.net/10183/157501001020226O presente capítulo aborda a percepção de microempresários a respeito do papel do design na construção de micromarcas de moda. Para atingir o objetivo proposto foi realizado um levantamento de alguns modelos de construção de marca, seguido de uma pesquisa ancorada no interacionismo simbólico, como postura teórica, onde foram efetuadas entrevistas semiestruturadas com cinco microempresários de Porto Alegre a fim de coletar os dados, que posteriormente foram interpretados através de uma análise de conteúdo. Verificou-se a existência de uma sintonia visual entre os elementos de marca e a concepção estética imposta aos produtos de moda de cada marca. Isso corrobora a importância do design como requisito fundamental na construção de identidade de marca, quer seja através da criação de pontos de contato ou na própria conceituação de artefatos de moda carregados de significados. Outro dado percebido, na fala dos entrevistados, foi o equilíbrio na atenção destinada por eles, tanto aos itens relativos ao produto e/ou organização, quanto àqueles relacionados aos valores, ou seja, tanto em uma dimensão sensível, quanto inteligível da marca. Salienta-se que esta investigação apresenta uma abordagem qualitativa, na qual o objetivo não é a generalização dos achados, mas sim a tentativa de contribuir no entendimento e análise de dados concretos conforme suas variações locais e temporais.application/pdfporBernardes, Mauricio Moreira e Silva; Linden, Júlio Carlos de Souza van der (orgs.). Design em pesquisa : vol 1. Porto Alegre : Marcavisual, 2017. p. 91-109Design de modaMarcaA percepção sobre o papel do design na construção de micromarcas de modainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001020226.pdf001020226.pdfCapítuloapplication/pdf617081http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157501/1/001020226.pdf037a76caf6ef8a5439708abce181c46bMD51TEXT001020226.pdf.txt001020226.pdf.txtExtracted Texttext/plain37713http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157501/2/001020226.pdf.txt0bffd94599f08c5909cab4cbf647f670MD5210183/1575012023-01-05 06:06:07.100795oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157501Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-05T08:06:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A percepção sobre o papel do design na construção de micromarcas de moda
title A percepção sobre o papel do design na construção de micromarcas de moda
spellingShingle A percepção sobre o papel do design na construção de micromarcas de moda
Marques, Debora Idalgo Paim
Design de moda
Marca
title_short A percepção sobre o papel do design na construção de micromarcas de moda
title_full A percepção sobre o papel do design na construção de micromarcas de moda
title_fullStr A percepção sobre o papel do design na construção de micromarcas de moda
title_full_unstemmed A percepção sobre o papel do design na construção de micromarcas de moda
title_sort A percepção sobre o papel do design na construção de micromarcas de moda
author Marques, Debora Idalgo Paim
author_facet Marques, Debora Idalgo Paim
Linden, Júlio Carlos de Souza van der
author_role author
author2 Linden, Júlio Carlos de Souza van der
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Debora Idalgo Paim
Linden, Júlio Carlos de Souza van der
dc.subject.por.fl_str_mv Design de moda
Marca
topic Design de moda
Marca
description O presente capítulo aborda a percepção de microempresários a respeito do papel do design na construção de micromarcas de moda. Para atingir o objetivo proposto foi realizado um levantamento de alguns modelos de construção de marca, seguido de uma pesquisa ancorada no interacionismo simbólico, como postura teórica, onde foram efetuadas entrevistas semiestruturadas com cinco microempresários de Porto Alegre a fim de coletar os dados, que posteriormente foram interpretados através de uma análise de conteúdo. Verificou-se a existência de uma sintonia visual entre os elementos de marca e a concepção estética imposta aos produtos de moda de cada marca. Isso corrobora a importância do design como requisito fundamental na construção de identidade de marca, quer seja através da criação de pontos de contato ou na própria conceituação de artefatos de moda carregados de significados. Outro dado percebido, na fala dos entrevistados, foi o equilíbrio na atenção destinada por eles, tanto aos itens relativos ao produto e/ou organização, quanto àqueles relacionados aos valores, ou seja, tanto em uma dimensão sensível, quanto inteligível da marca. Salienta-se que esta investigação apresenta uma abordagem qualitativa, na qual o objetivo não é a generalização dos achados, mas sim a tentativa de contribuir no entendimento e análise de dados concretos conforme suas variações locais e temporais.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-05-06T02:41:11Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/157501
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001020226
url http://hdl.handle.net/10183/157501
identifier_str_mv 001020226
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Bernardes, Mauricio Moreira e Silva; Linden, Júlio Carlos de Souza van der (orgs.). Design em pesquisa : vol 1. Porto Alegre : Marcavisual, 2017. p. 91-109
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157501/1/001020226.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157501/2/001020226.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 037a76caf6ef8a5439708abce181c46b
0bffd94599f08c5909cab4cbf647f670
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224914911363072