Loteria em sala de aula : a resolução de problemas no aprendizado de análise combinatória e probabilidade por meio da mega-sena
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/212859 |
Resumo: | Este trabalho analisa a forma como os alunos constroem seu raciocínio durante a resolução de problemas na aprendizagem de análise combinatória e probabilidade por meio da Mega-Sena. A pesquisa teve aporte teórico na Resolução de Problemas de George Polya, Lourdes de la Rosa Onuchic e Norma Suely Gomes Allevato. Apresenta-se a experiência prática realizada em uma escola privada de Canoas-RS com os estudantes do segundo ano do Ensino Médio. O experimento, de viés metodológico qualitativo, consistiu na construção, aplicacação e reflexão teórica de uma sequência de problemas sobre análise combinatória e probabilidade aplicadas na loteria da Mega-Sena. A partir da análise dos dados coletados na pesquisa, verificou-se a importância da resolução de problemas reais aplicada em grupos de alunos no âmbito da sala de aula e como isso influencia no processo de aprendizagem. |
id |
UFRGS-2_f20dc6bd0a604aa4743b2ec42e61ba82 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/212859 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santi, Guilherme AntonioSant'Ana, Marilaine de Fraga2020-08-12T03:35:58Z2019http://hdl.handle.net/10183/212859001116433Este trabalho analisa a forma como os alunos constroem seu raciocínio durante a resolução de problemas na aprendizagem de análise combinatória e probabilidade por meio da Mega-Sena. A pesquisa teve aporte teórico na Resolução de Problemas de George Polya, Lourdes de la Rosa Onuchic e Norma Suely Gomes Allevato. Apresenta-se a experiência prática realizada em uma escola privada de Canoas-RS com os estudantes do segundo ano do Ensino Médio. O experimento, de viés metodológico qualitativo, consistiu na construção, aplicacação e reflexão teórica de uma sequência de problemas sobre análise combinatória e probabilidade aplicadas na loteria da Mega-Sena. A partir da análise dos dados coletados na pesquisa, verificou-se a importância da resolução de problemas reais aplicada em grupos de alunos no âmbito da sala de aula e como isso influencia no processo de aprendizagem.This paper analyzes how students build their thinking during problem solving in combinatorial and probability learning through Mega-Sena. The research had theoretical support in the Problem Solving of George Polya, Lourdes de la Rosa Onuchic and Norma Suely Gomes Allevato. It presents the practical experience carried out in a private school in Canoas-RS with the students of the second year of high school. The experiment, with qualitative methodological bias, consisted of the construction, application and theoretical reflection of a sequence of problems on combinatorial analysis and probability applied to the Mega-Sena lottery. From the analysis of the data collected in the research, it was verified the importance of the real problem solving applied in groups of students within the classroom and how it influences the learning process.application/pdfporAnálise combinatóriaProbabilidadeResolução de problemasLoteria em sala de aula : a resolução de problemas no aprendizado de análise combinatória e probabilidade por meio da mega-senainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RSMatemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001116433.pdf.txt001116433.pdf.txtExtracted Texttext/plain74686http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212859/2/001116433.pdf.txt4378dcf8df31c5c4e17a0b7b30cb8dfbMD52ORIGINAL001116433.pdfTexto completoapplication/pdf2768282http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212859/1/001116433.pdffd2631ba28a2396538f9800342bbbcc3MD5110183/2128592020-08-13 03:35:53.618571oai:www.lume.ufrgs.br:10183/212859Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-08-13T06:35:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Loteria em sala de aula : a resolução de problemas no aprendizado de análise combinatória e probabilidade por meio da mega-sena |
title |
Loteria em sala de aula : a resolução de problemas no aprendizado de análise combinatória e probabilidade por meio da mega-sena |
spellingShingle |
Loteria em sala de aula : a resolução de problemas no aprendizado de análise combinatória e probabilidade por meio da mega-sena Santi, Guilherme Antonio Análise combinatória Probabilidade Resolução de problemas |
title_short |
Loteria em sala de aula : a resolução de problemas no aprendizado de análise combinatória e probabilidade por meio da mega-sena |
title_full |
Loteria em sala de aula : a resolução de problemas no aprendizado de análise combinatória e probabilidade por meio da mega-sena |
title_fullStr |
Loteria em sala de aula : a resolução de problemas no aprendizado de análise combinatória e probabilidade por meio da mega-sena |
title_full_unstemmed |
Loteria em sala de aula : a resolução de problemas no aprendizado de análise combinatória e probabilidade por meio da mega-sena |
title_sort |
Loteria em sala de aula : a resolução de problemas no aprendizado de análise combinatória e probabilidade por meio da mega-sena |
author |
Santi, Guilherme Antonio |
author_facet |
Santi, Guilherme Antonio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santi, Guilherme Antonio |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sant'Ana, Marilaine de Fraga |
contributor_str_mv |
Sant'Ana, Marilaine de Fraga |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise combinatória Probabilidade Resolução de problemas |
topic |
Análise combinatória Probabilidade Resolução de problemas |
description |
Este trabalho analisa a forma como os alunos constroem seu raciocínio durante a resolução de problemas na aprendizagem de análise combinatória e probabilidade por meio da Mega-Sena. A pesquisa teve aporte teórico na Resolução de Problemas de George Polya, Lourdes de la Rosa Onuchic e Norma Suely Gomes Allevato. Apresenta-se a experiência prática realizada em uma escola privada de Canoas-RS com os estudantes do segundo ano do Ensino Médio. O experimento, de viés metodológico qualitativo, consistiu na construção, aplicacação e reflexão teórica de uma sequência de problemas sobre análise combinatória e probabilidade aplicadas na loteria da Mega-Sena. A partir da análise dos dados coletados na pesquisa, verificou-se a importância da resolução de problemas reais aplicada em grupos de alunos no âmbito da sala de aula e como isso influencia no processo de aprendizagem. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-08-12T03:35:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/212859 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001116433 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/212859 |
identifier_str_mv |
001116433 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212859/2/001116433.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212859/1/001116433.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4378dcf8df31c5c4e17a0b7b30cb8dfb fd2631ba28a2396538f9800342bbbcc3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224597735997440 |