Loteria em sala de aula : a resolução de problemas no aprendizado de análise combinatória e probabilidade por meio da mega-sena

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santi, Guilherme Antonio
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/212859
Resumo: Este trabalho analisa a forma como os alunos constroem seu raciocínio durante a resolução de problemas na aprendizagem de análise combinatória e probabilidade por meio da Mega-Sena. A pesquisa teve aporte teórico na Resolução de Problemas de George Polya, Lourdes de la Rosa Onuchic e Norma Suely Gomes Allevato. Apresenta-se a experiência prática realizada em uma escola privada de Canoas-RS com os estudantes do segundo ano do Ensino Médio. O experimento, de viés metodológico qualitativo, consistiu na construção, aplicacação e reflexão teórica de uma sequência de problemas sobre análise combinatória e probabilidade aplicadas na loteria da Mega-Sena. A partir da análise dos dados coletados na pesquisa, verificou-se a importância da resolução de problemas reais aplicada em grupos de alunos no âmbito da sala de aula e como isso influencia no processo de aprendizagem.
id UFRGS-2_f20dc6bd0a604aa4743b2ec42e61ba82
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/212859
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santi, Guilherme AntonioSant'Ana, Marilaine de Fraga2020-08-12T03:35:58Z2019http://hdl.handle.net/10183/212859001116433Este trabalho analisa a forma como os alunos constroem seu raciocínio durante a resolução de problemas na aprendizagem de análise combinatória e probabilidade por meio da Mega-Sena. A pesquisa teve aporte teórico na Resolução de Problemas de George Polya, Lourdes de la Rosa Onuchic e Norma Suely Gomes Allevato. Apresenta-se a experiência prática realizada em uma escola privada de Canoas-RS com os estudantes do segundo ano do Ensino Médio. O experimento, de viés metodológico qualitativo, consistiu na construção, aplicacação e reflexão teórica de uma sequência de problemas sobre análise combinatória e probabilidade aplicadas na loteria da Mega-Sena. A partir da análise dos dados coletados na pesquisa, verificou-se a importância da resolução de problemas reais aplicada em grupos de alunos no âmbito da sala de aula e como isso influencia no processo de aprendizagem.This paper analyzes how students build their thinking during problem solving in combinatorial and probability learning through Mega-Sena. The research had theoretical support in the Problem Solving of George Polya, Lourdes de la Rosa Onuchic and Norma Suely Gomes Allevato. It presents the practical experience carried out in a private school in Canoas-RS with the students of the second year of high school. The experiment, with qualitative methodological bias, consisted of the construction, application and theoretical reflection of a sequence of problems on combinatorial analysis and probability applied to the Mega-Sena lottery. From the analysis of the data collected in the research, it was verified the importance of the real problem solving applied in groups of students within the classroom and how it influences the learning process.application/pdfporAnálise combinatóriaProbabilidadeResolução de problemasLoteria em sala de aula : a resolução de problemas no aprendizado de análise combinatória e probabilidade por meio da mega-senainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RSMatemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001116433.pdf.txt001116433.pdf.txtExtracted Texttext/plain74686http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212859/2/001116433.pdf.txt4378dcf8df31c5c4e17a0b7b30cb8dfbMD52ORIGINAL001116433.pdfTexto completoapplication/pdf2768282http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212859/1/001116433.pdffd2631ba28a2396538f9800342bbbcc3MD5110183/2128592020-08-13 03:35:53.618571oai:www.lume.ufrgs.br:10183/212859Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-08-13T06:35:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Loteria em sala de aula : a resolução de problemas no aprendizado de análise combinatória e probabilidade por meio da mega-sena
title Loteria em sala de aula : a resolução de problemas no aprendizado de análise combinatória e probabilidade por meio da mega-sena
spellingShingle Loteria em sala de aula : a resolução de problemas no aprendizado de análise combinatória e probabilidade por meio da mega-sena
Santi, Guilherme Antonio
Análise combinatória
Probabilidade
Resolução de problemas
title_short Loteria em sala de aula : a resolução de problemas no aprendizado de análise combinatória e probabilidade por meio da mega-sena
title_full Loteria em sala de aula : a resolução de problemas no aprendizado de análise combinatória e probabilidade por meio da mega-sena
title_fullStr Loteria em sala de aula : a resolução de problemas no aprendizado de análise combinatória e probabilidade por meio da mega-sena
title_full_unstemmed Loteria em sala de aula : a resolução de problemas no aprendizado de análise combinatória e probabilidade por meio da mega-sena
title_sort Loteria em sala de aula : a resolução de problemas no aprendizado de análise combinatória e probabilidade por meio da mega-sena
author Santi, Guilherme Antonio
author_facet Santi, Guilherme Antonio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santi, Guilherme Antonio
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sant'Ana, Marilaine de Fraga
contributor_str_mv Sant'Ana, Marilaine de Fraga
dc.subject.por.fl_str_mv Análise combinatória
Probabilidade
Resolução de problemas
topic Análise combinatória
Probabilidade
Resolução de problemas
description Este trabalho analisa a forma como os alunos constroem seu raciocínio durante a resolução de problemas na aprendizagem de análise combinatória e probabilidade por meio da Mega-Sena. A pesquisa teve aporte teórico na Resolução de Problemas de George Polya, Lourdes de la Rosa Onuchic e Norma Suely Gomes Allevato. Apresenta-se a experiência prática realizada em uma escola privada de Canoas-RS com os estudantes do segundo ano do Ensino Médio. O experimento, de viés metodológico qualitativo, consistiu na construção, aplicacação e reflexão teórica de uma sequência de problemas sobre análise combinatória e probabilidade aplicadas na loteria da Mega-Sena. A partir da análise dos dados coletados na pesquisa, verificou-se a importância da resolução de problemas reais aplicada em grupos de alunos no âmbito da sala de aula e como isso influencia no processo de aprendizagem.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-08-12T03:35:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/212859
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001116433
url http://hdl.handle.net/10183/212859
identifier_str_mv 001116433
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212859/2/001116433.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212859/1/001116433.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4378dcf8df31c5c4e17a0b7b30cb8dfb
fd2631ba28a2396538f9800342bbbcc3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224597735997440