A superação das limitações na criação da página pessoal para internet : um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/129226 |
Resumo: | Este trabalho apresenta a criação da página pessoal para internet por uma professora/aluna com limitação visual, participante do Programa Nacional de Informática na Educação Especial (PROINESP), da Secretaria de Educação Especial, do Ministério da Educação (SEEsp/ MEC) ministrado pela equipe do Núcleo de Informática na Educação Especial (NIEE), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), coordenado pela Prof. Drª Lucila Maria Costi Santarosa. Observa-se, a partir da atividade proposta, a superação das suas limitações, através do Ambiente Virtual de Aprendizagem. Buscaram-se várias alternativas, formas de comunicação, tecnologias adequadas para a realização da atividade proposta, onde se constatou uma postura de compartilhamento onde cada um tem muito para cooperar, para doar-se na busca de uma construção coletiva e na superação das limitações, sejam estas físicas e/ou tecnológicas. Através da educação e do uso das Tecnologias de Informação e de Comunicação (TICs) passa a ser uma realidade a inclusão social e digital das PNEEs com limitação visual. |
id |
UFRGS-2_f215579ba6d501e394b75522332af623 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129226 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Estabel, Lizandra BrasilMoro, Eliane Lourdes da SilvaSantarosa, Lucila Maria Costi2015-11-09T16:30:38Z20061516-084Xhttp://hdl.handle.net/10183/129226000610316Este trabalho apresenta a criação da página pessoal para internet por uma professora/aluna com limitação visual, participante do Programa Nacional de Informática na Educação Especial (PROINESP), da Secretaria de Educação Especial, do Ministério da Educação (SEEsp/ MEC) ministrado pela equipe do Núcleo de Informática na Educação Especial (NIEE), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), coordenado pela Prof. Drª Lucila Maria Costi Santarosa. Observa-se, a partir da atividade proposta, a superação das suas limitações, através do Ambiente Virtual de Aprendizagem. Buscaram-se várias alternativas, formas de comunicação, tecnologias adequadas para a realização da atividade proposta, onde se constatou uma postura de compartilhamento onde cada um tem muito para cooperar, para doar-se na busca de uma construção coletiva e na superação das limitações, sejam estas físicas e/ou tecnológicas. Através da educação e do uso das Tecnologias de Informação e de Comunicação (TICs) passa a ser uma realidade a inclusão social e digital das PNEEs com limitação visual.This work presents a personal page created for the internet by a teacher/student with visual impairment who participates in the National Computer Program on Special Education (PROINESP in Brazil) sponsored by the Special Education Secretary of the Education Minister Bureau (SEEsp / MEC in Brazil). The program is managed by the Computer Core on Special Education (NIEE in Brazil) from the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS in Brazil) and coordinated by the Professor and Doctor Mrs. Lucila Maria Costi Santarosa. It has been observed on that proposed activity an overcoming situation on the challenges faced by the individual through a Virtual Learning Environment. It has sought some alternatives, communication ways and technological tools which fit appropriately to accomplish that task. It is realized a sharing posture by each member of the group to seek a collective accomplishment on overcoming their limitations, being physical or even technological. Therefore, it can be possible a social and digital inclusion of visual impaired PSENs through education and Communication and Digital Technologies programs.application/pdfporInformática na educação : teoria & prática. Porto Alegre. Vol. 9, n. 1 (jan./jun. 2006), p. 39-51Informática na educaçãoInclusão digitalInclusão socialAmbiente de aprendizagemInternetPessoas com deficiênciaComputer science in the special educationVirtual learning environmentCooperationCollaborationA superação das limitações na criação da página pessoal para internet : um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000610316.pdf.txt000610316.pdf.txtExtracted Texttext/plain40428http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129226/2/000610316.pdf.txtea4b6c2f39d71d2cfdcf7d88b09391a1MD52ORIGINAL000610316.pdf000610316.pdfTexto completoapplication/pdf76905http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129226/1/000610316.pdf988af929cd1c778eb9c11d2f34af0f31MD51THUMBNAIL000610316.pdf.jpg000610316.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1261http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129226/3/000610316.pdf.jpg2e99883bbdff66506645ed2773866f26MD5310183/1292262018-10-24 09:12:30.129oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129226Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-24T12:12:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A superação das limitações na criação da página pessoal para internet : um estudo de caso |
title |
A superação das limitações na criação da página pessoal para internet : um estudo de caso |
spellingShingle |
A superação das limitações na criação da página pessoal para internet : um estudo de caso Estabel, Lizandra Brasil Informática na educação Inclusão digital Inclusão social Ambiente de aprendizagem Internet Pessoas com deficiência Computer science in the special education Virtual learning environment Cooperation Collaboration |
title_short |
A superação das limitações na criação da página pessoal para internet : um estudo de caso |
title_full |
A superação das limitações na criação da página pessoal para internet : um estudo de caso |
title_fullStr |
A superação das limitações na criação da página pessoal para internet : um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
A superação das limitações na criação da página pessoal para internet : um estudo de caso |
title_sort |
A superação das limitações na criação da página pessoal para internet : um estudo de caso |
author |
Estabel, Lizandra Brasil |
author_facet |
Estabel, Lizandra Brasil Moro, Eliane Lourdes da Silva Santarosa, Lucila Maria Costi |
author_role |
author |
author2 |
Moro, Eliane Lourdes da Silva Santarosa, Lucila Maria Costi |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Estabel, Lizandra Brasil Moro, Eliane Lourdes da Silva Santarosa, Lucila Maria Costi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Informática na educação Inclusão digital Inclusão social Ambiente de aprendizagem Internet Pessoas com deficiência |
topic |
Informática na educação Inclusão digital Inclusão social Ambiente de aprendizagem Internet Pessoas com deficiência Computer science in the special education Virtual learning environment Cooperation Collaboration |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Computer science in the special education Virtual learning environment Cooperation Collaboration |
description |
Este trabalho apresenta a criação da página pessoal para internet por uma professora/aluna com limitação visual, participante do Programa Nacional de Informática na Educação Especial (PROINESP), da Secretaria de Educação Especial, do Ministério da Educação (SEEsp/ MEC) ministrado pela equipe do Núcleo de Informática na Educação Especial (NIEE), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), coordenado pela Prof. Drª Lucila Maria Costi Santarosa. Observa-se, a partir da atividade proposta, a superação das suas limitações, através do Ambiente Virtual de Aprendizagem. Buscaram-se várias alternativas, formas de comunicação, tecnologias adequadas para a realização da atividade proposta, onde se constatou uma postura de compartilhamento onde cada um tem muito para cooperar, para doar-se na busca de uma construção coletiva e na superação das limitações, sejam estas físicas e/ou tecnológicas. Através da educação e do uso das Tecnologias de Informação e de Comunicação (TICs) passa a ser uma realidade a inclusão social e digital das PNEEs com limitação visual. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-11-09T16:30:38Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/129226 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1516-084X |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000610316 |
identifier_str_mv |
1516-084X 000610316 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/129226 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Informática na educação : teoria & prática. Porto Alegre. Vol. 9, n. 1 (jan./jun. 2006), p. 39-51 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129226/2/000610316.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129226/1/000610316.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129226/3/000610316.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ea4b6c2f39d71d2cfdcf7d88b09391a1 988af929cd1c778eb9c11d2f34af0f31 2e99883bbdff66506645ed2773866f26 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224889019924480 |