Design instrucional e design universal para a aprendizagem : uma relação que visa obter melhorias na aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/110356 |
Resumo: | Busca-se mediante este artigo investigar as possibilidades de relacionamento entre os princípios do Design Universal, no que diz respeito à Aprendizagem (DUA), empregando para isso os fundamentos do Design Instrucional (DI). Com esse objetivo foi realizada uma pesquisa bibliográfica, acerca do DUA e do DI, sendo constatado que a maior ênfase entre esses conceitos ocorre na fase de design do DI. Concluiu-se que o DUA e o DI podem ser utilizados em paralelo, tendo em vista o desenvolvimento de currículos que visam promover o acesso à aprendizagem. |
id |
UFRGS-2_f21aec50bc49b61fc98fd7cd71ed4797 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/110356 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Calegari, Eliana PaulaSilva, Roseane Santos daSilva, Regio Pierre da2015-02-25T01:57:55Z20132177-4870http://hdl.handle.net/10183/110356000948864Busca-se mediante este artigo investigar as possibilidades de relacionamento entre os princípios do Design Universal, no que diz respeito à Aprendizagem (DUA), empregando para isso os fundamentos do Design Instrucional (DI). Com esse objetivo foi realizada uma pesquisa bibliográfica, acerca do DUA e do DI, sendo constatado que a maior ênfase entre esses conceitos ocorre na fase de design do DI. Concluiu-se que o DUA e o DI podem ser utilizados em paralelo, tendo em vista o desenvolvimento de currículos que visam promover o acesso à aprendizagem.This article aims to investigate the possibilities of relationship between the principles of Universal Design for Learning (DUA) with the fundamentals of Instructional Design (ID). We performed a literature search on the DUA and DI, in which it was found that the greater relationship between these concepts occurs in the design phase of DI. We conclude that the DUA and DI can be used in parallel in the development of curricula to promote access to learning.application/pdfporRevista D : design, educação, sociedade e sustentabilidade [recurso eletrônico]. [Porto Alegre]. Vol. 1, n. 5 (2013), p. 29-48Design instrucionalEnsino por computadorInstructional designUniversal designUniversal design for learningDesign instrucional e design universal para a aprendizagem : uma relação que visa obter melhorias na aprendizageminfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000948864.pdf000948864.pdfTexto completoapplication/pdf1308797http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110356/1/000948864.pdf123ed790dae922c633ffbdc4f0377cbeMD51TEXT000948864.pdf.txt000948864.pdf.txtExtracted Texttext/plain30838http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110356/2/000948864.pdf.txt95e076f49bdcede2de7778fb0d5bd392MD52THUMBNAIL000948864.pdf.jpg000948864.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1442http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110356/3/000948864.pdf.jpga7ed26cd45f785717580c8120a816daaMD5310183/1103562018-10-23 09:29:41.948oai:www.lume.ufrgs.br:10183/110356Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:29:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Design instrucional e design universal para a aprendizagem : uma relação que visa obter melhorias na aprendizagem |
title |
Design instrucional e design universal para a aprendizagem : uma relação que visa obter melhorias na aprendizagem |
spellingShingle |
Design instrucional e design universal para a aprendizagem : uma relação que visa obter melhorias na aprendizagem Calegari, Eliana Paula Design instrucional Ensino por computador Instructional design Universal design Universal design for learning |
title_short |
Design instrucional e design universal para a aprendizagem : uma relação que visa obter melhorias na aprendizagem |
title_full |
Design instrucional e design universal para a aprendizagem : uma relação que visa obter melhorias na aprendizagem |
title_fullStr |
Design instrucional e design universal para a aprendizagem : uma relação que visa obter melhorias na aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Design instrucional e design universal para a aprendizagem : uma relação que visa obter melhorias na aprendizagem |
title_sort |
Design instrucional e design universal para a aprendizagem : uma relação que visa obter melhorias na aprendizagem |
author |
Calegari, Eliana Paula |
author_facet |
Calegari, Eliana Paula Silva, Roseane Santos da Silva, Regio Pierre da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Roseane Santos da Silva, Regio Pierre da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Calegari, Eliana Paula Silva, Roseane Santos da Silva, Regio Pierre da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design instrucional Ensino por computador |
topic |
Design instrucional Ensino por computador Instructional design Universal design Universal design for learning |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Instructional design Universal design Universal design for learning |
description |
Busca-se mediante este artigo investigar as possibilidades de relacionamento entre os princípios do Design Universal, no que diz respeito à Aprendizagem (DUA), empregando para isso os fundamentos do Design Instrucional (DI). Com esse objetivo foi realizada uma pesquisa bibliográfica, acerca do DUA e do DI, sendo constatado que a maior ênfase entre esses conceitos ocorre na fase de design do DI. Concluiu-se que o DUA e o DI podem ser utilizados em paralelo, tendo em vista o desenvolvimento de currículos que visam promover o acesso à aprendizagem. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-02-25T01:57:55Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/110356 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2177-4870 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000948864 |
identifier_str_mv |
2177-4870 000948864 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/110356 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista D : design, educação, sociedade e sustentabilidade [recurso eletrônico]. [Porto Alegre]. Vol. 1, n. 5 (2013), p. 29-48 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110356/1/000948864.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110356/2/000948864.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110356/3/000948864.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
123ed790dae922c633ffbdc4f0377cbe 95e076f49bdcede2de7778fb0d5bd392 a7ed26cd45f785717580c8120a816daa |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224866115878912 |