Design instrucional e design universal para a aprendizagem : uma relação que visa obter melhorias na aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calegari, Eliana Paula
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Silva, Roseane Santos da, Silva, Regio Pierre da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/110356
Resumo: Busca-se mediante este artigo investigar as possibilidades de relacionamento entre os princípios do Design Universal, no que diz respeito à Aprendizagem (DUA), empregando para isso os fundamentos do Design Instrucional (DI). Com esse objetivo foi realizada uma pesquisa bibliográfica, acerca do DUA e do DI, sendo constatado que a maior ênfase entre esses conceitos ocorre na fase de design do DI. Concluiu-se que o DUA e o DI podem ser utilizados em paralelo, tendo em vista o desenvolvimento de currículos que visam promover o acesso à aprendizagem.
id UFRGS-2_f21aec50bc49b61fc98fd7cd71ed4797
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/110356
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Calegari, Eliana PaulaSilva, Roseane Santos daSilva, Regio Pierre da2015-02-25T01:57:55Z20132177-4870http://hdl.handle.net/10183/110356000948864Busca-se mediante este artigo investigar as possibilidades de relacionamento entre os princípios do Design Universal, no que diz respeito à Aprendizagem (DUA), empregando para isso os fundamentos do Design Instrucional (DI). Com esse objetivo foi realizada uma pesquisa bibliográfica, acerca do DUA e do DI, sendo constatado que a maior ênfase entre esses conceitos ocorre na fase de design do DI. Concluiu-se que o DUA e o DI podem ser utilizados em paralelo, tendo em vista o desenvolvimento de currículos que visam promover o acesso à aprendizagem.This article aims to investigate the possibilities of relationship between the principles of Universal Design for Learning (DUA) with the fundamentals of Instructional Design (ID). We performed a literature search on the DUA and DI, in which it was found that the greater relationship between these concepts occurs in the design phase of DI. We conclude that the DUA and DI can be used in parallel in the development of curricula to promote access to learning.application/pdfporRevista D : design, educação, sociedade e sustentabilidade [recurso eletrônico]. [Porto Alegre]. Vol. 1, n. 5 (2013), p. 29-48Design instrucionalEnsino por computadorInstructional designUniversal designUniversal design for learningDesign instrucional e design universal para a aprendizagem : uma relação que visa obter melhorias na aprendizageminfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000948864.pdf000948864.pdfTexto completoapplication/pdf1308797http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110356/1/000948864.pdf123ed790dae922c633ffbdc4f0377cbeMD51TEXT000948864.pdf.txt000948864.pdf.txtExtracted Texttext/plain30838http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110356/2/000948864.pdf.txt95e076f49bdcede2de7778fb0d5bd392MD52THUMBNAIL000948864.pdf.jpg000948864.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1442http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110356/3/000948864.pdf.jpga7ed26cd45f785717580c8120a816daaMD5310183/1103562018-10-23 09:29:41.948oai:www.lume.ufrgs.br:10183/110356Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:29:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Design instrucional e design universal para a aprendizagem : uma relação que visa obter melhorias na aprendizagem
title Design instrucional e design universal para a aprendizagem : uma relação que visa obter melhorias na aprendizagem
spellingShingle Design instrucional e design universal para a aprendizagem : uma relação que visa obter melhorias na aprendizagem
Calegari, Eliana Paula
Design instrucional
Ensino por computador
Instructional design
Universal design
Universal design for learning
title_short Design instrucional e design universal para a aprendizagem : uma relação que visa obter melhorias na aprendizagem
title_full Design instrucional e design universal para a aprendizagem : uma relação que visa obter melhorias na aprendizagem
title_fullStr Design instrucional e design universal para a aprendizagem : uma relação que visa obter melhorias na aprendizagem
title_full_unstemmed Design instrucional e design universal para a aprendizagem : uma relação que visa obter melhorias na aprendizagem
title_sort Design instrucional e design universal para a aprendizagem : uma relação que visa obter melhorias na aprendizagem
author Calegari, Eliana Paula
author_facet Calegari, Eliana Paula
Silva, Roseane Santos da
Silva, Regio Pierre da
author_role author
author2 Silva, Roseane Santos da
Silva, Regio Pierre da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Calegari, Eliana Paula
Silva, Roseane Santos da
Silva, Regio Pierre da
dc.subject.por.fl_str_mv Design instrucional
Ensino por computador
topic Design instrucional
Ensino por computador
Instructional design
Universal design
Universal design for learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Instructional design
Universal design
Universal design for learning
description Busca-se mediante este artigo investigar as possibilidades de relacionamento entre os princípios do Design Universal, no que diz respeito à Aprendizagem (DUA), empregando para isso os fundamentos do Design Instrucional (DI). Com esse objetivo foi realizada uma pesquisa bibliográfica, acerca do DUA e do DI, sendo constatado que a maior ênfase entre esses conceitos ocorre na fase de design do DI. Concluiu-se que o DUA e o DI podem ser utilizados em paralelo, tendo em vista o desenvolvimento de currículos que visam promover o acesso à aprendizagem.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-02-25T01:57:55Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/110356
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2177-4870
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000948864
identifier_str_mv 2177-4870
000948864
url http://hdl.handle.net/10183/110356
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista D : design, educação, sociedade e sustentabilidade [recurso eletrônico]. [Porto Alegre]. Vol. 1, n. 5 (2013), p. 29-48
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110356/1/000948864.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110356/2/000948864.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110356/3/000948864.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 123ed790dae922c633ffbdc4f0377cbe
95e076f49bdcede2de7778fb0d5bd392
a7ed26cd45f785717580c8120a816daa
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224866115878912