Educação para as relações étnico-raciais no ensino de física e astronomia no Brasil : mapeamento da produção em mestrados profissionais (2003-2019)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Anderson Castro de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Alves-Brito, Alan, Massoni, Neusa Teresinha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/235063
Resumo: O presente estudo buscou identificar e analisar dissertações e produtos educacionais desenvolvidos no âmbito dos Mestrados Profissionais em Ensino de Física e Astronomia no Brasil, de 2003 até 2019, visando oferecer um panorama das práticas didáticas preocupadas com a Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) levando em conta as Lei 10.639/2003 e 11.645/2008. Usando metodologia qualitativo-interpretativa, encontramos que apenas 0,3% de um total de 1262 trabalhos têm se preocupado em levar para sala de aula e, especificamente, para as aulas de Física/Ciências, discussões inerentes à promoção de ERER. Embora, atualmente incipiente, concluímos que o Mestrado Profissional, ao promover o reconhecimento e a valorização da história, cultura e identidade de grupos historicamente discriminados no Brasil, pode ser um agente importante na efetivação da educação antirracista, por sua característica de capilaridade no território nacional e com potencial para disseminação de resultados da própria pesquisa produzida na área.
id UFRGS-2_f262be7a5a81779d849585d889162b2a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/235063
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Oliveira, Anderson Castro deAlves-Brito, AlanMassoni, Neusa Teresinha2022-02-11T04:42:20Z20211982-5153http://hdl.handle.net/10183/235063001133957O presente estudo buscou identificar e analisar dissertações e produtos educacionais desenvolvidos no âmbito dos Mestrados Profissionais em Ensino de Física e Astronomia no Brasil, de 2003 até 2019, visando oferecer um panorama das práticas didáticas preocupadas com a Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) levando em conta as Lei 10.639/2003 e 11.645/2008. Usando metodologia qualitativo-interpretativa, encontramos que apenas 0,3% de um total de 1262 trabalhos têm se preocupado em levar para sala de aula e, especificamente, para as aulas de Física/Ciências, discussões inerentes à promoção de ERER. Embora, atualmente incipiente, concluímos que o Mestrado Profissional, ao promover o reconhecimento e a valorização da história, cultura e identidade de grupos historicamente discriminados no Brasil, pode ser um agente importante na efetivação da educação antirracista, por sua característica de capilaridade no território nacional e com potencial para disseminação de resultados da própria pesquisa produzida na área.The present study sought to identify and analyse dissertations and educational products developed under the Professional Masters in Physics and Astronomy Teaching in Brazil, during 2003 to 2019, aiming to offer an overview of the didactic practices concerned with Education for Ethnic-Racial Relations (ERER) taking into acount the Laws 10.639/2003 and 11.645/2008. Using qualitative-interpretative methodologies, we found that only 0.3% of a total of 1262 papers have been concerned with taking discussions inherent to the promotion of ERER to the classroom and, specifically, to the Physics / Science classes. Although currently incipient, we conclude that the Professional Master's Degree, by promoting the recognition and appreciation of the history, culture and identity of historically discriminated groups in Brazil, can be an important agent in the realization of anti-racist education, due to its characteristic of capillarity in the national territory, and with the potential to disseminate the results of the research produced in the area.application/pdfporAlexandria : revista de educação em ciência e tecnologia. Florianópolis, SC. Vol. 14, n. 2 (nov. 2021), p. 305-330Relações étnicas e raciaisEducacão em ciênciasProdução científicaScience educationTeaching physics and astronomyNational professional master in physics teachingRacismLaws 10.639 and 11.645Educação para as relações étnico-raciais no ensino de física e astronomia no Brasil : mapeamento da produção em mestrados profissionais (2003-2019)Education for ethnic-racial relations in Brazil’s physics and astronomy teaching : mapping the professional master productions (2003-2019)info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001133957.pdf.txt001133957.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235063/2/001133957.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001133957.pdfTexto completoapplication/pdf8832909http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235063/1/001133957.pdfe8afc1bcf7e734844585f7dc20a49096MD5110183/2350632023-05-14 03:25:02.845402oai:www.lume.ufrgs.br:10183/235063Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-14T06:25:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação para as relações étnico-raciais no ensino de física e astronomia no Brasil : mapeamento da produção em mestrados profissionais (2003-2019)
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Education for ethnic-racial relations in Brazil’s physics and astronomy teaching : mapping the professional master productions (2003-2019)
title Educação para as relações étnico-raciais no ensino de física e astronomia no Brasil : mapeamento da produção em mestrados profissionais (2003-2019)
spellingShingle Educação para as relações étnico-raciais no ensino de física e astronomia no Brasil : mapeamento da produção em mestrados profissionais (2003-2019)
Oliveira, Anderson Castro de
Relações étnicas e raciais
Educacão em ciências
Produção científica
Science education
Teaching physics and astronomy
National professional master in physics teaching
Racism
Laws 10.639 and 11.645
title_short Educação para as relações étnico-raciais no ensino de física e astronomia no Brasil : mapeamento da produção em mestrados profissionais (2003-2019)
title_full Educação para as relações étnico-raciais no ensino de física e astronomia no Brasil : mapeamento da produção em mestrados profissionais (2003-2019)
title_fullStr Educação para as relações étnico-raciais no ensino de física e astronomia no Brasil : mapeamento da produção em mestrados profissionais (2003-2019)
title_full_unstemmed Educação para as relações étnico-raciais no ensino de física e astronomia no Brasil : mapeamento da produção em mestrados profissionais (2003-2019)
title_sort Educação para as relações étnico-raciais no ensino de física e astronomia no Brasil : mapeamento da produção em mestrados profissionais (2003-2019)
author Oliveira, Anderson Castro de
author_facet Oliveira, Anderson Castro de
Alves-Brito, Alan
Massoni, Neusa Teresinha
author_role author
author2 Alves-Brito, Alan
Massoni, Neusa Teresinha
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Anderson Castro de
Alves-Brito, Alan
Massoni, Neusa Teresinha
dc.subject.por.fl_str_mv Relações étnicas e raciais
Educacão em ciências
Produção científica
topic Relações étnicas e raciais
Educacão em ciências
Produção científica
Science education
Teaching physics and astronomy
National professional master in physics teaching
Racism
Laws 10.639 and 11.645
dc.subject.eng.fl_str_mv Science education
Teaching physics and astronomy
National professional master in physics teaching
Racism
Laws 10.639 and 11.645
description O presente estudo buscou identificar e analisar dissertações e produtos educacionais desenvolvidos no âmbito dos Mestrados Profissionais em Ensino de Física e Astronomia no Brasil, de 2003 até 2019, visando oferecer um panorama das práticas didáticas preocupadas com a Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) levando em conta as Lei 10.639/2003 e 11.645/2008. Usando metodologia qualitativo-interpretativa, encontramos que apenas 0,3% de um total de 1262 trabalhos têm se preocupado em levar para sala de aula e, especificamente, para as aulas de Física/Ciências, discussões inerentes à promoção de ERER. Embora, atualmente incipiente, concluímos que o Mestrado Profissional, ao promover o reconhecimento e a valorização da história, cultura e identidade de grupos historicamente discriminados no Brasil, pode ser um agente importante na efetivação da educação antirracista, por sua característica de capilaridade no território nacional e com potencial para disseminação de resultados da própria pesquisa produzida na área.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-11T04:42:20Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/235063
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1982-5153
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001133957
identifier_str_mv 1982-5153
001133957
url http://hdl.handle.net/10183/235063
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Alexandria : revista de educação em ciência e tecnologia. Florianópolis, SC. Vol. 14, n. 2 (nov. 2021), p. 305-330
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235063/2/001133957.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235063/1/001133957.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
e8afc1bcf7e734844585f7dc20a49096
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225050179764224