Equação da política provisória: a comunicação na disputa de afetos e votos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Weber, Maria Helena
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Luz, Ana Javes Andrade da, Barreras, Sandra Eliane Olivera Bitencourt de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/254630
Resumo: O texto analisa as condições políticas e dispositivos comunicacionais que incidiram na disputa entre os candidatos a governador do estado do Rio Grande do Sul (RS) no segundo turno das eleições de 2014: o candidato eleito, José Ivo Sartori (PMDB), e seu adversário, Tarso Genro (PT), que pretendia a reeleição. A premissa é de que, em períodos eleitorais, a política se submete a quaisquer estratégias de marketing e de propaganda, desde que sem danos à imagem pública dos candidatos e capazes de capturar e fidelizar o eleitor até a urna. Trata-se de um exercício sobre o processo de construção do candidato ideal, do inimigo e do projeto político, a partir das competências do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE). O objetivo é experimentar a seguinte hipótese: o tempo da propaganda, delimitado por lei e pela urgência de mecanismos de persuasão, constituem a Equação da Política Provisória, constituída pela combinação entre a síntese política, a síntese afetiva e a síntese comunicacional que traduzem o projeto político e o candidato, com relevância para este. Foram analisados 28 programas de televisão, veiculados no período de 6 a 26 de outubro de 2014.
id UFRGS-2_f26c2339b7ec0671fd4903998c88ff66
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254630
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Weber, Maria HelenaLuz, Ana Javes Andrade daBarreras, Sandra Eliane Olivera Bitencourt de2023-02-10T04:57:37Z20182236-4781http://hdl.handle.net/10183/254630001087259O texto analisa as condições políticas e dispositivos comunicacionais que incidiram na disputa entre os candidatos a governador do estado do Rio Grande do Sul (RS) no segundo turno das eleições de 2014: o candidato eleito, José Ivo Sartori (PMDB), e seu adversário, Tarso Genro (PT), que pretendia a reeleição. A premissa é de que, em períodos eleitorais, a política se submete a quaisquer estratégias de marketing e de propaganda, desde que sem danos à imagem pública dos candidatos e capazes de capturar e fidelizar o eleitor até a urna. Trata-se de um exercício sobre o processo de construção do candidato ideal, do inimigo e do projeto político, a partir das competências do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE). O objetivo é experimentar a seguinte hipótese: o tempo da propaganda, delimitado por lei e pela urgência de mecanismos de persuasão, constituem a Equação da Política Provisória, constituída pela combinação entre a síntese política, a síntese afetiva e a síntese comunicacional que traduzem o projeto político e o candidato, com relevância para este. Foram analisados 28 programas de televisão, veiculados no período de 6 a 26 de outubro de 2014.The text analyzes the political circumstances and communication devices which influenced the dispute on the 2nd round of 2014 elections for Rio Grande do Sul governance, between the then elected José Ivo Sartori (PMDB) and his opponent Tarso Genro (PT), who was seeking re-election. The assumption is that during election periods, politicians submit themselves to any marketing and advertising strategies, as far as they will not present any damage to the candidate’s public image and may also be able of capturing and retaining the voter’s loyalty. This article is an exercise about the processes of building the ideal candidate, the enemy, and the political project based on the candidates’ skills during the Free TV Electoral Advertising. The purpose is to follow this hypothesis: the delimited time of the legal propaganda and the urgency of persuasion mechanisms constitute the Equation of Provisory Politics, established by the combination of three synthesis: political, affective and the communicational syntheses, which present both candidate and his project with relevance for themselves. A total of 28 television programs broadcast from October 6th to 26th of 2014 were analyzed.application/pdfporRevista Compolítica. Salvador, BA : Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política. Vol. 8, n. 2, (2018), p. 41-68Comunicação políticaRegional elections 2014.Transitory politicsFree Television Political AdvertisingEquação da política provisória: a comunicação na disputa de afetos e votosThe equation of the provisory politics: the communication in the dispute of affections and votesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001087259.pdf.txt001087259.pdf.txtExtracted Texttext/plain65278http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254630/2/001087259.pdf.txt5bf8f11190d85be3cb44249ada62a7d6MD52ORIGINAL001087259.pdfTexto completoapplication/pdf275151http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254630/1/001087259.pdf208a328a3b23ebf4f4174d66a3b0ef51MD5110183/2546302023-02-11 06:06:56.289844oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254630Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-02-11T08:06:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Equação da política provisória: a comunicação na disputa de afetos e votos
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The equation of the provisory politics: the communication in the dispute of affections and votes
title Equação da política provisória: a comunicação na disputa de afetos e votos
spellingShingle Equação da política provisória: a comunicação na disputa de afetos e votos
Weber, Maria Helena
Comunicação política
Regional elections 2014.
Transitory politics
Free Television Political Advertising
title_short Equação da política provisória: a comunicação na disputa de afetos e votos
title_full Equação da política provisória: a comunicação na disputa de afetos e votos
title_fullStr Equação da política provisória: a comunicação na disputa de afetos e votos
title_full_unstemmed Equação da política provisória: a comunicação na disputa de afetos e votos
title_sort Equação da política provisória: a comunicação na disputa de afetos e votos
author Weber, Maria Helena
author_facet Weber, Maria Helena
Luz, Ana Javes Andrade da
Barreras, Sandra Eliane Olivera Bitencourt de
author_role author
author2 Luz, Ana Javes Andrade da
Barreras, Sandra Eliane Olivera Bitencourt de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Weber, Maria Helena
Luz, Ana Javes Andrade da
Barreras, Sandra Eliane Olivera Bitencourt de
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação política
topic Comunicação política
Regional elections 2014.
Transitory politics
Free Television Political Advertising
dc.subject.eng.fl_str_mv Regional elections 2014.
Transitory politics
Free Television Political Advertising
description O texto analisa as condições políticas e dispositivos comunicacionais que incidiram na disputa entre os candidatos a governador do estado do Rio Grande do Sul (RS) no segundo turno das eleições de 2014: o candidato eleito, José Ivo Sartori (PMDB), e seu adversário, Tarso Genro (PT), que pretendia a reeleição. A premissa é de que, em períodos eleitorais, a política se submete a quaisquer estratégias de marketing e de propaganda, desde que sem danos à imagem pública dos candidatos e capazes de capturar e fidelizar o eleitor até a urna. Trata-se de um exercício sobre o processo de construção do candidato ideal, do inimigo e do projeto político, a partir das competências do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE). O objetivo é experimentar a seguinte hipótese: o tempo da propaganda, delimitado por lei e pela urgência de mecanismos de persuasão, constituem a Equação da Política Provisória, constituída pela combinação entre a síntese política, a síntese afetiva e a síntese comunicacional que traduzem o projeto político e o candidato, com relevância para este. Foram analisados 28 programas de televisão, veiculados no período de 6 a 26 de outubro de 2014.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-10T04:57:37Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/254630
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2236-4781
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001087259
identifier_str_mv 2236-4781
001087259
url http://hdl.handle.net/10183/254630
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Compolítica. Salvador, BA : Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política. Vol. 8, n. 2, (2018), p. 41-68
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254630/2/001087259.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254630/1/001087259.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5bf8f11190d85be3cb44249ada62a7d6
208a328a3b23ebf4f4174d66a3b0ef51
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225080834883584