“Deixa o amor te surpreender”: o papel da comunicação na promoção da adoção tardia no Rio Grande do Sul
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/211986 |
Resumo: | Esta pesquisa tem o objetivo de compreender o papel da comunicação campanha de interesse público “Deixa o amor te surpreender”, desenvolvida no Rio Grande do Sul desde 2016, que visa promover a adoção tardia de crianças e adolescentes. Especificamente se objetiva: relacionar os temas da adoção tardia, campanhas de interesse público e comunicação; contextualizar a questão da adoção tardia no RS contemporâneo; explorar a produção e promoção da campanha, seus produtos de comunicação e a repercussão dessas iniciativas na vida das pessoas envolvidas. A revisão bibliográfica abrange a contextualização sobre adoção tardia, as barreiras na hora da escolha dos perfis, dados sobre adoção no Brasil e Rio Grande do Sul; bem como conceitos sobre interesse público, comunicação e convergência midiática. A metodologia adotada é exploratória e qualitativa, através das técnicas de pesquisa bibliográfica, análise documental e entrevista semiestruturada. Os principais resultados apontam que após o início da campanha o número de adoções de crianças e adolescentes em grupo de irmãos, com deficiência e acima de seis anos, aumentou no Rio Grande do Sul, sendo: 24 adoções, 28 guardas em andamento e 8 aproximações. O papel da comunicação nesta campanha é fundamental para sensibilizar a população sobre a temática, assim como estimular a reflexão para considerar esses perfis para adoção. |
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Laurindo, Natalia VieiraPiedras, Elisa ReinhardtTondo, Rômulo Oliveira2020-07-16T03:39:00Z2019http://hdl.handle.net/10183/211986001116133Esta pesquisa tem o objetivo de compreender o papel da comunicação campanha de interesse público “Deixa o amor te surpreender”, desenvolvida no Rio Grande do Sul desde 2016, que visa promover a adoção tardia de crianças e adolescentes. Especificamente se objetiva: relacionar os temas da adoção tardia, campanhas de interesse público e comunicação; contextualizar a questão da adoção tardia no RS contemporâneo; explorar a produção e promoção da campanha, seus produtos de comunicação e a repercussão dessas iniciativas na vida das pessoas envolvidas. A revisão bibliográfica abrange a contextualização sobre adoção tardia, as barreiras na hora da escolha dos perfis, dados sobre adoção no Brasil e Rio Grande do Sul; bem como conceitos sobre interesse público, comunicação e convergência midiática. A metodologia adotada é exploratória e qualitativa, através das técnicas de pesquisa bibliográfica, análise documental e entrevista semiestruturada. Os principais resultados apontam que após o início da campanha o número de adoções de crianças e adolescentes em grupo de irmãos, com deficiência e acima de seis anos, aumentou no Rio Grande do Sul, sendo: 24 adoções, 28 guardas em andamento e 8 aproximações. O papel da comunicação nesta campanha é fundamental para sensibilizar a população sobre a temática, assim como estimular a reflexão para considerar esses perfis para adoção.The objective of this research is to comprehend the role of communication in the campaign of public interest “Deixa o amor te surpreender” (Let the love surprise you), developed in Rio Grande do Sul since 2016, that intends to promote the late adoption of children and teenagers. Specifically aims to: relate the themes of late adoption, public interest campaigns and communication; contextualize the issue of late adoption in contemporary RS; explore the production and promotion of the campaign, its communication products and the impact of these initiatives on the lives of those involved. The bibliographic review embraces the contextualization about late adoption, the barrers in choosing the profiles, data about adoption in Brazil and Rio Grande do Sul; as well as the concepts of public interest, comunication and midiatic convergence. The metodology used is exploratory and qualitative, through the techniques of bibliographic research, documental analisys and semistructured interviews. The main results indicate that after the beginning of the campaign the number of adoptions of children and adolescents in a group of brothers, with disabilities and over six years old, increased in Rio Grande do Sul, being: 24 adoptions, 28 guards in progress and 8 approaches. The role of the communication in this campain is fundamental to sensitize the population about the subject, as well as estimulate the thoughts to consider this profiles fit for adoption.application/pdfporCampanha publicitáriaComunicationAdoption campainAdvertisingLate adoption“Deixa o amor te surpreender”: o papel da comunicação na promoção da adoção tardia no Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2019Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001116133.pdf.txt001116133.pdf.txtExtracted Texttext/plain235347http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211986/2/001116133.pdf.txtc473116fad2d052e36b7fd99e8767f34MD52ORIGINAL001116133.pdfTexto completoapplication/pdf2137280http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211986/1/001116133.pdfce6379d1209aef9678079d41f590e95cMD5110183/2119862020-07-17 03:42:58.79728oai:www.lume.ufrgs.br:10183/211986Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-07-17T06:42:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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