“Deixa o amor te surpreender”: o papel da comunicação na promoção da adoção tardia no Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Laurindo, Natalia Vieira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/211986
Resumo: Esta pesquisa tem o objetivo de compreender o papel da comunicação campanha de interesse público “Deixa o amor te surpreender”, desenvolvida no Rio Grande do Sul desde 2016, que visa promover a adoção tardia de crianças e adolescentes. Especificamente se objetiva: relacionar os temas da adoção tardia, campanhas de interesse público e comunicação; contextualizar a questão da adoção tardia no RS contemporâneo; explorar a produção e promoção da campanha, seus produtos de comunicação e a repercussão dessas iniciativas na vida das pessoas envolvidas. A revisão bibliográfica abrange a contextualização sobre adoção tardia, as barreiras na hora da escolha dos perfis, dados sobre adoção no Brasil e Rio Grande do Sul; bem como conceitos sobre interesse público, comunicação e convergência midiática. A metodologia adotada é exploratória e qualitativa, através das técnicas de pesquisa bibliográfica, análise documental e entrevista semiestruturada. Os principais resultados apontam que após o início da campanha o número de adoções de crianças e adolescentes em grupo de irmãos, com deficiência e acima de seis anos, aumentou no Rio Grande do Sul, sendo: 24 adoções, 28 guardas em andamento e 8 aproximações. O papel da comunicação nesta campanha é fundamental para sensibilizar a população sobre a temática, assim como estimular a reflexão para considerar esses perfis para adoção.
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