Publicidade e arte: uma relação de interesses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Pedro Balestreri Nunes dos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/211934
Resumo: Este trabalho acadêmico busca identificar as relações existentes entre os campos artístico e publicitário, analisando-as após expor o que é considerado Arte e o que é considerado Publicidade. Com o objetivo de realizar uma análise mais profunda, foi feita uma análise de filmes publicitários que utilizaram a Arte para construir a narrativa, considerando que, naturalmente, no processo criativo publicitário, já existe uma apropriação de formas de Arte. Como métodos de pesquisa foram utilizados a pesquisa bibliográfica, a análise documental, a análise de imagens em movimento, a pesquisa em fontes da internet, além de uma estética autoral de escrita, com o intuito de deixar o mais claro possível a leitura para o grande público. Esse Trabalho de Conclusão de Curso é uma grande reflexão sobre a relação desses dos dois mundos: publicitário e artístico, que busca fazer com que o leitor também reflita. Além disso, há outra questão em jogo, podem não ser dois mundos, já que a Publicidade é a manifestação artística da sociedade de massa.
id UFRGS-2_50991c7ab531b35e70c8f41611c0cb69
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/211934
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Pedro Balestreri Nunes dosKowarick, Adriana Coelho Borges2020-07-16T03:38:18Z2019http://hdl.handle.net/10183/211934001116134Este trabalho acadêmico busca identificar as relações existentes entre os campos artístico e publicitário, analisando-as após expor o que é considerado Arte e o que é considerado Publicidade. Com o objetivo de realizar uma análise mais profunda, foi feita uma análise de filmes publicitários que utilizaram a Arte para construir a narrativa, considerando que, naturalmente, no processo criativo publicitário, já existe uma apropriação de formas de Arte. Como métodos de pesquisa foram utilizados a pesquisa bibliográfica, a análise documental, a análise de imagens em movimento, a pesquisa em fontes da internet, além de uma estética autoral de escrita, com o intuito de deixar o mais claro possível a leitura para o grande público. Esse Trabalho de Conclusão de Curso é uma grande reflexão sobre a relação desses dos dois mundos: publicitário e artístico, que busca fazer com que o leitor também reflita. Além disso, há outra questão em jogo, podem não ser dois mundos, já que a Publicidade é a manifestação artística da sociedade de massa.This academic work seeks to identify the relationships between the artistic and advertising fields, analyzing them after exposing what is considered Art and what is considered Advertising. In order to perform a deeper analysis, I analyzed Advertising films that used Art to build the narrative, considering that, naturally, in the creative processes of Advertising, there is already an appropriation of different forms of Art. The research methods used were bibliographic research, documentary analysis, analysis of moving images, research in internet sources, as well as authorial aesthetics of writing, in order to make the reading as clear as possible. This Course Conclusion Paper is a great reflection on the relationship of these two worlds: Advertising world and artistic world, which seeks to also bring the reflection to the reader. Besides all that, there‟s another question at stake, they may not be two worlds, since Advertising is the artistic manifestation of mass society.application/pdfporCampanha publicitáriaComunicationAdvertisingArtOfficial artsNon-official artsPublicidade e arte: uma relação de interessesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2019Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001116134.pdf.txt001116134.pdf.txtExtracted Texttext/plain220127http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211934/2/001116134.pdf.txtce0565b04a1d93f6cd3033c1a07e1b82MD52ORIGINAL001116134.pdfTexto completoapplication/pdf685597http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211934/1/001116134.pdfd8f0c5fc659889a2161b7145d9a4fcb7MD5110183/2119342020-07-17 03:42:59.112911oai:www.lume.ufrgs.br:10183/211934Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-07-17T06:42:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Publicidade e arte: uma relação de interesses
title Publicidade e arte: uma relação de interesses
spellingShingle Publicidade e arte: uma relação de interesses
Santos, Pedro Balestreri Nunes dos
Campanha publicitária
Comunication
Advertising
Art
Official arts
Non-official arts
title_short Publicidade e arte: uma relação de interesses
title_full Publicidade e arte: uma relação de interesses
title_fullStr Publicidade e arte: uma relação de interesses
title_full_unstemmed Publicidade e arte: uma relação de interesses
title_sort Publicidade e arte: uma relação de interesses
author Santos, Pedro Balestreri Nunes dos
author_facet Santos, Pedro Balestreri Nunes dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Pedro Balestreri Nunes dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kowarick, Adriana Coelho Borges
contributor_str_mv Kowarick, Adriana Coelho Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Campanha publicitária
topic Campanha publicitária
Comunication
Advertising
Art
Official arts
Non-official arts
dc.subject.eng.fl_str_mv Comunication
Advertising
Art
Official arts
Non-official arts
description Este trabalho acadêmico busca identificar as relações existentes entre os campos artístico e publicitário, analisando-as após expor o que é considerado Arte e o que é considerado Publicidade. Com o objetivo de realizar uma análise mais profunda, foi feita uma análise de filmes publicitários que utilizaram a Arte para construir a narrativa, considerando que, naturalmente, no processo criativo publicitário, já existe uma apropriação de formas de Arte. Como métodos de pesquisa foram utilizados a pesquisa bibliográfica, a análise documental, a análise de imagens em movimento, a pesquisa em fontes da internet, além de uma estética autoral de escrita, com o intuito de deixar o mais claro possível a leitura para o grande público. Esse Trabalho de Conclusão de Curso é uma grande reflexão sobre a relação desses dos dois mundos: publicitário e artístico, que busca fazer com que o leitor também reflita. Além disso, há outra questão em jogo, podem não ser dois mundos, já que a Publicidade é a manifestação artística da sociedade de massa.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-07-16T03:38:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/211934
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001116134
url http://hdl.handle.net/10183/211934
identifier_str_mv 001116134
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211934/2/001116134.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211934/1/001116134.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ce0565b04a1d93f6cd3033c1a07e1b82
d8f0c5fc659889a2161b7145d9a4fcb7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447265685274624