Publicidade e arte: uma relação de interesses
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/211934 |
Resumo: | Este trabalho acadêmico busca identificar as relações existentes entre os campos artístico e publicitário, analisando-as após expor o que é considerado Arte e o que é considerado Publicidade. Com o objetivo de realizar uma análise mais profunda, foi feita uma análise de filmes publicitários que utilizaram a Arte para construir a narrativa, considerando que, naturalmente, no processo criativo publicitário, já existe uma apropriação de formas de Arte. Como métodos de pesquisa foram utilizados a pesquisa bibliográfica, a análise documental, a análise de imagens em movimento, a pesquisa em fontes da internet, além de uma estética autoral de escrita, com o intuito de deixar o mais claro possível a leitura para o grande público. Esse Trabalho de Conclusão de Curso é uma grande reflexão sobre a relação desses dos dois mundos: publicitário e artístico, que busca fazer com que o leitor também reflita. Além disso, há outra questão em jogo, podem não ser dois mundos, já que a Publicidade é a manifestação artística da sociedade de massa. |
id |
UFRGS-2_50991c7ab531b35e70c8f41611c0cb69 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/211934 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Pedro Balestreri Nunes dosKowarick, Adriana Coelho Borges2020-07-16T03:38:18Z2019http://hdl.handle.net/10183/211934001116134Este trabalho acadêmico busca identificar as relações existentes entre os campos artístico e publicitário, analisando-as após expor o que é considerado Arte e o que é considerado Publicidade. Com o objetivo de realizar uma análise mais profunda, foi feita uma análise de filmes publicitários que utilizaram a Arte para construir a narrativa, considerando que, naturalmente, no processo criativo publicitário, já existe uma apropriação de formas de Arte. Como métodos de pesquisa foram utilizados a pesquisa bibliográfica, a análise documental, a análise de imagens em movimento, a pesquisa em fontes da internet, além de uma estética autoral de escrita, com o intuito de deixar o mais claro possível a leitura para o grande público. Esse Trabalho de Conclusão de Curso é uma grande reflexão sobre a relação desses dos dois mundos: publicitário e artístico, que busca fazer com que o leitor também reflita. Além disso, há outra questão em jogo, podem não ser dois mundos, já que a Publicidade é a manifestação artística da sociedade de massa.This academic work seeks to identify the relationships between the artistic and advertising fields, analyzing them after exposing what is considered Art and what is considered Advertising. In order to perform a deeper analysis, I analyzed Advertising films that used Art to build the narrative, considering that, naturally, in the creative processes of Advertising, there is already an appropriation of different forms of Art. The research methods used were bibliographic research, documentary analysis, analysis of moving images, research in internet sources, as well as authorial aesthetics of writing, in order to make the reading as clear as possible. This Course Conclusion Paper is a great reflection on the relationship of these two worlds: Advertising world and artistic world, which seeks to also bring the reflection to the reader. Besides all that, there‟s another question at stake, they may not be two worlds, since Advertising is the artistic manifestation of mass society.application/pdfporCampanha publicitáriaComunicationAdvertisingArtOfficial artsNon-official artsPublicidade e arte: uma relação de interessesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2019Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001116134.pdf.txt001116134.pdf.txtExtracted Texttext/plain220127http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211934/2/001116134.pdf.txtce0565b04a1d93f6cd3033c1a07e1b82MD52ORIGINAL001116134.pdfTexto completoapplication/pdf685597http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211934/1/001116134.pdfd8f0c5fc659889a2161b7145d9a4fcb7MD5110183/2119342020-07-17 03:42:59.112911oai:www.lume.ufrgs.br:10183/211934Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-07-17T06:42:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Publicidade e arte: uma relação de interesses |
title |
Publicidade e arte: uma relação de interesses |
spellingShingle |
Publicidade e arte: uma relação de interesses Santos, Pedro Balestreri Nunes dos Campanha publicitária Comunication Advertising Art Official arts Non-official arts |
title_short |
Publicidade e arte: uma relação de interesses |
title_full |
Publicidade e arte: uma relação de interesses |
title_fullStr |
Publicidade e arte: uma relação de interesses |
title_full_unstemmed |
Publicidade e arte: uma relação de interesses |
title_sort |
Publicidade e arte: uma relação de interesses |
author |
Santos, Pedro Balestreri Nunes dos |
author_facet |
Santos, Pedro Balestreri Nunes dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Pedro Balestreri Nunes dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Kowarick, Adriana Coelho Borges |
contributor_str_mv |
Kowarick, Adriana Coelho Borges |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Campanha publicitária |
topic |
Campanha publicitária Comunication Advertising Art Official arts Non-official arts |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Comunication Advertising Art Official arts Non-official arts |
description |
Este trabalho acadêmico busca identificar as relações existentes entre os campos artístico e publicitário, analisando-as após expor o que é considerado Arte e o que é considerado Publicidade. Com o objetivo de realizar uma análise mais profunda, foi feita uma análise de filmes publicitários que utilizaram a Arte para construir a narrativa, considerando que, naturalmente, no processo criativo publicitário, já existe uma apropriação de formas de Arte. Como métodos de pesquisa foram utilizados a pesquisa bibliográfica, a análise documental, a análise de imagens em movimento, a pesquisa em fontes da internet, além de uma estética autoral de escrita, com o intuito de deixar o mais claro possível a leitura para o grande público. Esse Trabalho de Conclusão de Curso é uma grande reflexão sobre a relação desses dos dois mundos: publicitário e artístico, que busca fazer com que o leitor também reflita. Além disso, há outra questão em jogo, podem não ser dois mundos, já que a Publicidade é a manifestação artística da sociedade de massa. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-07-16T03:38:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/211934 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001116134 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/211934 |
identifier_str_mv |
001116134 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211934/2/001116134.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211934/1/001116134.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ce0565b04a1d93f6cd3033c1a07e1b82 d8f0c5fc659889a2161b7145d9a4fcb7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447265685274624 |