Sistemas de transporte público urbano : análise comparativa entre modais de alta capacidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/79758 |
Resumo: | O crescente aumento da frota de veículos privados no País e suas consequentes externalidades, traduzidas por meio de congestionamentos e emissões de poluentes, justificam a necessidade da adoção de políticas para o incentivo ao transporte em massa, como, por exemplo, a Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU). Tendo isso em vista, este trabalho versa sobre sistemas de transporte público urbano de alta capacidade, abordando os seguintes modais: metrô, VLT (veículo leve sobre trilhos) e BRT (bus rapid transit). Seu principal foco é a elaboração de uma comparação entre os sistemas com a qual se possa determinar faixas em que cada um deles opera através do uso do benchmarking e da utilização de KPI (key performance indicators). Para a realização disso, dez sistemas de cada modal foram selecionados, tendo como critério o seu carregamento diário (passageiros/dia útil) e sua integração ao meio urbano. Através da revisão da literatura e da disponibilidade da informação foram definidos os indicadores a serem coletados para a mensuração do desempenho de cada sistema. Esses parâmetros foram classificados em dois grupos distintos: características gerais da região metropolitana e características gerais do sistema. Tendo isso definido e estando de posse dos dados, foram elaborados diversos gráficos combinando os diferentes indicadores coletados, a fim de se obter as faixas de performance. Dessa forma, pôde-se observar, por exemplo, a forte influência de parâmetros, como a densidade populacional e o índice de rede sobre a produtividade dos sistemas (pax/dia/km). Além disso, foi constatada a formação de nítidos clusters ao se correlacionar as variáveis produtividade e velocidade média comercial, análise esta que mereceu destaque no estudo e que permitiu inferir diversas considerações sobre o desempenho dos modais de transporte público urbano e em que faixas cada um opera. |
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Petzhold, Guillermo Sant'AnnaLindau, Luis Antonio2013-10-31T01:54:53Z2013http://hdl.handle.net/10183/79758000896874O crescente aumento da frota de veículos privados no País e suas consequentes externalidades, traduzidas por meio de congestionamentos e emissões de poluentes, justificam a necessidade da adoção de políticas para o incentivo ao transporte em massa, como, por exemplo, a Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU). Tendo isso em vista, este trabalho versa sobre sistemas de transporte público urbano de alta capacidade, abordando os seguintes modais: metrô, VLT (veículo leve sobre trilhos) e BRT (bus rapid transit). Seu principal foco é a elaboração de uma comparação entre os sistemas com a qual se possa determinar faixas em que cada um deles opera através do uso do benchmarking e da utilização de KPI (key performance indicators). Para a realização disso, dez sistemas de cada modal foram selecionados, tendo como critério o seu carregamento diário (passageiros/dia útil) e sua integração ao meio urbano. Através da revisão da literatura e da disponibilidade da informação foram definidos os indicadores a serem coletados para a mensuração do desempenho de cada sistema. Esses parâmetros foram classificados em dois grupos distintos: características gerais da região metropolitana e características gerais do sistema. Tendo isso definido e estando de posse dos dados, foram elaborados diversos gráficos combinando os diferentes indicadores coletados, a fim de se obter as faixas de performance. Dessa forma, pôde-se observar, por exemplo, a forte influência de parâmetros, como a densidade populacional e o índice de rede sobre a produtividade dos sistemas (pax/dia/km). Além disso, foi constatada a formação de nítidos clusters ao se correlacionar as variáveis produtividade e velocidade média comercial, análise esta que mereceu destaque no estudo e que permitiu inferir diversas considerações sobre o desempenho dos modais de transporte público urbano e em que faixas cada um opera.The growth of the private vehicles fleet in the country and its consequent externalities, expressed by jamming and emissions, justify the need for the adoption of policies encouraging mass transit, for example, the National Policy for Urban Mobility (PNMU). With this in mind, this work speech about high-capacity urban public transit systems, covering the following modes: subway, LRT (light rail transit) and BRT (bus rapid transit). Its primary focus is the development of a comparison with which it will be possible to determine bands where each modal operates through the use of benchmarking and KPI (key performance indicators). To achieve this, ten systems of each transport mode were selected, with the criteria of their daily demand (passengers/workday) and their integration into the urban areas. Through literature review and the availability of information, indicators were defined to be collected to measure the performance of each system. These parameters were classified into two distinct groups: general characteristics of the metropolitan region and general characteristics of the system. With this defined, and being in possession of the data, graphics were elaborated by combining different indicators collected in order to obtain the bands of performance. Thus, it could be observed, for example, the strong influence of parameters such as population density and network index on the productivity of systems (pax/day/km). Furthermore, the clear formation of clusters was noticed when productivity and average commercial speed were correlated, analysis highlighted in this study. This comparison also allowed several considerations on the performance of transit systems and in which bands each one operates.application/pdfporEngenharia civilMetroLight rail transitBus rapid transitPerformance bands of transit systemsSistemas de transporte público urbano : análise comparativa entre modais de alta capacidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2012Engenharia Civilgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000896874.pdf000896874.pdfTexto completoapplication/pdf2642609http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79758/1/000896874.pdf5511f56ae8d0e982f61eeb7fcdf8ac72MD51TEXT000896874.pdf.txt000896874.pdf.txtExtracted Texttext/plain125053http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79758/2/000896874.pdf.txt1434934aa55f14b8b0b86aca597e1b10MD52THUMBNAIL000896874.pdf.jpg000896874.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1124http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79758/3/000896874.pdf.jpga36534e296d089135c29f590aa398b32MD5310183/797582018-10-17 09:00:24.438oai:www.lume.ufrgs.br:10183/79758Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T12:00:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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