Introdução ao estudo das funções de 1º grau com o uso do software GeoGebra
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/134091 |
Resumo: | Este trabalho é um estudo sobre as possíveis contribuições do uso de um recurso tecnológico para introduzir o conceito de Função Afim. Foi realizado com 37 alunos de duas turmas do 1° ano do Ensino Médio, em um Colégio Estadual situado no centro de Porto Alegre e surgiu das inquietações da professora/pesquisadora sobre sua prática pedagógica, bem como pelo grande contato dos alunos com as tecnologias. O trabalho defende a ideia de que o uso das novas tecnologias nas aulas de Matemática beneficiam e auxiliam a aprendizagem apoiado no estudo da professora Gravina (2015), que afirma que as tecnologias influenciam nas formas de pensar, de aprender e produzir.Teve como objetivo investigar o uso do GeoGebra para introduzir o conceito de funções de 1° grau . Concluímos que a aplicação da sequência didática ajudou na aprendizagem dos alunos, pelas contribuições obtidas pelo uso do software, pois tornou as aulas mais interessantes e dinâmicas e possibilitou a construção inicial do conceito de função de 1° grau, e que será utilizado para a sequência de aulas desta disciplina. |
id |
UFRGS-2_f28ad69021edb2dfd982f0f23693c883 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134091 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Reis, Fernanda Pacheco dosSoares, Débora da Silva2016-03-24T02:06:21Z2015http://hdl.handle.net/10183/134091000983950Este trabalho é um estudo sobre as possíveis contribuições do uso de um recurso tecnológico para introduzir o conceito de Função Afim. Foi realizado com 37 alunos de duas turmas do 1° ano do Ensino Médio, em um Colégio Estadual situado no centro de Porto Alegre e surgiu das inquietações da professora/pesquisadora sobre sua prática pedagógica, bem como pelo grande contato dos alunos com as tecnologias. O trabalho defende a ideia de que o uso das novas tecnologias nas aulas de Matemática beneficiam e auxiliam a aprendizagem apoiado no estudo da professora Gravina (2015), que afirma que as tecnologias influenciam nas formas de pensar, de aprender e produzir.Teve como objetivo investigar o uso do GeoGebra para introduzir o conceito de funções de 1° grau . Concluímos que a aplicação da sequência didática ajudou na aprendizagem dos alunos, pelas contribuições obtidas pelo uso do software, pois tornou as aulas mais interessantes e dinâmicas e possibilitou a construção inicial do conceito de função de 1° grau, e que será utilizado para a sequência de aulas desta disciplina.application/pdfporGeoGebra : SoftwareMídias digitaisIntrodução ao estudo das funções de 1º grau com o uso do software GeoGebrainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000983950.pdf000983950.pdfTexto completoapplication/pdf5119115http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134091/1/000983950.pdf161d698636fb1f3cd4db099ecc43a3a8MD51TEXT000983950.pdf.txt000983950.pdf.txtExtracted Texttext/plain56403http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134091/2/000983950.pdf.txt4a6ae6160d67582a8943fff9a278d3f1MD52THUMBNAIL000983950.pdf.jpg000983950.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1545http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134091/3/000983950.pdf.jpgb3150dabede478b7a68d4a1e6f9685a4MD5310183/1340912023-12-25 04:25:11.381136oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134091Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2023-12-25T06:25:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Introdução ao estudo das funções de 1º grau com o uso do software GeoGebra |
title |
Introdução ao estudo das funções de 1º grau com o uso do software GeoGebra |
spellingShingle |
Introdução ao estudo das funções de 1º grau com o uso do software GeoGebra Reis, Fernanda Pacheco dos GeoGebra : Software Mídias digitais |
title_short |
Introdução ao estudo das funções de 1º grau com o uso do software GeoGebra |
title_full |
Introdução ao estudo das funções de 1º grau com o uso do software GeoGebra |
title_fullStr |
Introdução ao estudo das funções de 1º grau com o uso do software GeoGebra |
title_full_unstemmed |
Introdução ao estudo das funções de 1º grau com o uso do software GeoGebra |
title_sort |
Introdução ao estudo das funções de 1º grau com o uso do software GeoGebra |
author |
Reis, Fernanda Pacheco dos |
author_facet |
Reis, Fernanda Pacheco dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Fernanda Pacheco dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Soares, Débora da Silva |
contributor_str_mv |
Soares, Débora da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
GeoGebra : Software Mídias digitais |
topic |
GeoGebra : Software Mídias digitais |
description |
Este trabalho é um estudo sobre as possíveis contribuições do uso de um recurso tecnológico para introduzir o conceito de Função Afim. Foi realizado com 37 alunos de duas turmas do 1° ano do Ensino Médio, em um Colégio Estadual situado no centro de Porto Alegre e surgiu das inquietações da professora/pesquisadora sobre sua prática pedagógica, bem como pelo grande contato dos alunos com as tecnologias. O trabalho defende a ideia de que o uso das novas tecnologias nas aulas de Matemática beneficiam e auxiliam a aprendizagem apoiado no estudo da professora Gravina (2015), que afirma que as tecnologias influenciam nas formas de pensar, de aprender e produzir.Teve como objetivo investigar o uso do GeoGebra para introduzir o conceito de funções de 1° grau . Concluímos que a aplicação da sequência didática ajudou na aprendizagem dos alunos, pelas contribuições obtidas pelo uso do software, pois tornou as aulas mais interessantes e dinâmicas e possibilitou a construção inicial do conceito de função de 1° grau, e que será utilizado para a sequência de aulas desta disciplina. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-24T02:06:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/134091 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000983950 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/134091 |
identifier_str_mv |
000983950 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134091/1/000983950.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134091/2/000983950.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134091/3/000983950.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
161d698636fb1f3cd4db099ecc43a3a8 4a6ae6160d67582a8943fff9a278d3f1 b3150dabede478b7a68d4a1e6f9685a4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724596299759616 |